NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná leva ouro e prata em duas categorias no 2º Prêmio Anvisa

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (CVIS), se destacou na noite desta quinta-feira (5), em Brasília, na cerimônia de entrega do 2º Prêmio Anvisa. O Paraná conquistou o 1º lugar na categoria “Destaque do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS)” com a iniciativa “Residência Técnica como Ferramenta de Inovação na Divisão de Vigilância Sanitária de Alimentos” e o 2º lugar com o projeto “Estratégias para aperfeiçoar o monitoramento da qualidade do leite fornecido pelo Programa Leite das Crianças (PLC)”.

As propostas paranaenses foram reconhecidas por sua relevância, impacto e inovação na subcategoria “Conjunto Mínimo de Dados de Vigilância Sanitária (CMD-Visa)”. 

Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, destacou a importância dessas premiações. “Essas conquistas são resultado de um trabalho colaborativo e dedicado, que demonstra o empenho do Governo do Estado em oferecer soluções inovadoras e eficientes para proteger a saúde da população. O reconhecimento de nossas ações no cenário nacional reforça nosso compromisso com a excelência na vigilância sanitária e na promoção da saúde”, afirma.

Leia Também:  Crescimento de 40%: porto espera carregar 7 milhões de toneladas de grãos e farelos no 1º trimestre

“Essa conquista reflete o trabalho conjunto e o compromisso da equipe em promover a inovação e garantir a segurança alimentar da população paranaense. Estamos orgulhosos de ter nossos esforços reconhecidos em nível nacional, o que demonstra que estamos no caminho certo para melhorar cada vez mais a saúde e a qualidade de vida dos nossos cidadãos”, diz Luciane Otaviano, coordenadora de Vigilância Sanitária da Sesa.

A primeira iniciativa tem como foco inovação, transformação digital e aprimoramento da gestão pública. As Residências Multiprofissional em Área Profissional da Saúde são uma ação voltada para educação em serviço, orientadas pelos princípios e diretrizes do SUS, a partir das necessidades e realidades locais e regionais e contribuem significativamente para a inovação e desenvolvimento das ações de saúde

Já a segunda, voltada ao monitoramento da qualidade do leite do programa estadual desenvolvido pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, apresenta as estratégias utilizadas pela Sesa para otimizar a eficácia dos processos envolvidos.

Leia Também:  Copel investirá quase R$ 1 bilhão na Grande Curitiba e Litoral até 2025

O evento, que nesta edição celebra os 25 anos da Anvisa, tem como objetivo reconhecer e valorizar projetos que impulsionam a inovação, melhoram o ambiente de trabalho e fortalecem a promoção e a proteção da saúde da população, destacando ações realizadas por instituições do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Governo convoca paranaenses para expandir cobertura vacinal

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  TV Paraná Turismo vai transmitir a 2ª divisão do Campeonato Paranaense 2023

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA