NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná integra programa nacional para transformação digital da administração pública

Publicado em

O Governo do Paraná agora faz parte da construção colaborativa da Estratégia Nacional de Governo Digital do Brasil. A iniciativa foi lançada nesta quarta-feira (2), em Brasília, pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O objetivo é criar um conjunto de recomendações estratégicas para que a transformação digital da administração pública resulte na boa qualidade da prestação dos serviços públicos do País. O Paraná foi representado pela Secretaria da Administração e da Previdência.

“A ideia de ter um governo cada vez mais digital, acessível e que potencializa os serviços que chegam até a população tem sido a missão do Governo do Paraná”, disse o secretário estadual da Administração e da Previdência, Elisandro Frigo. “Dessa forma, o Estado tem muito a contribuir com esse projeto nacional ao compartilhar estratégias aqui adotadas e que já estão gerando resultados”.

Entre as iniciativas do Paraná, o secretário cita a adoção do sistema eletrônico de tramitação de processos, o E-Protocolo, que nos últimos anos fez com que o Estado deixasse de circular os documentos na forma física, gerando economia com espaço, manutenção e preservação dos documentos. Isso trouxe agilidade e transparência para os atos públicos, e alguns projetos que antes levavam meses para serem finalizados hoje podem ser resolvidos em poucos dias.

Leia Também:  Detecção de drogas, armas e até explosivos: núcleo de cães da PCPR completa 13 anos

“Além disso, o Paraná tem uma variedade de sistemas de gestão, monitoramento e controle, em sua maioria desenvolvidos com tecnologia do Estado, por meio da Celepar, que foram implementados e evoluindo conforme a necessidade. Isso certamente poderá ser usado como referência para ajudar na transformação digital do Brasil”, salientou Frigo.

A robustez dos sistemas digitais adotados pelo Paraná foi testada recentemente quando o Estado precisou integrar seu portal de Compras Públicas com o Portal Nacional de Contratações Públicas, uma prerrogativa da Nova Lei das Licitações (14.133/2021). Considerado uma etapa complexa do novo regramento, como o sistema do Paraná foi evoluindo ao longo dos anos, o Estado foi o primeiro a concluir a etapa em março, enquanto o prazo final é dezembro deste ano.

CAPACITAÇÃO – Um ponto importante tratado em Brasília foi a necessidade de investir também no letramento digital, com capacitações dos servidores públicos acerca dos recursos digitais. De acordo com a diretora-geral da Seap, Luiza Cabel Corteletti, que também participou do evento e das oficinas do evento, essa é uma preocupação que já está sendo considerada pelo Paraná.

Leia Também:  Com nova área de escape para caminhões, obras da Curva da Ferradura estão perto do fim

“Neste sentido, temos contado com a Escola de Gestão do Paraná para ofertar capacitações e formações continuadas para os servidores do Estado, para que a inovação comece com as pessoas que atuam no Poder Público. Os temas são pensados conforme as demandas das secretarias e autarquias, mas, principalmente, olhando para o mercado e para as novidades”, explicou.

De janeiro a junho de 2023, mais de 28 mil servidores paranaenses foram certificados em cursos ofertados pela Seap, via Escola de Gestão do Paraná.

PRÓXIMOS PASSOS – A partir deste lançamento, o governo federal vai promover oficinas regionalizadas para escutar os entes federativos para dar continuidade à criação e implementação da Estratégia Nacional.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Equipe do Corpo de Bombeiros de Cascavel vence desafio estadual de salvamento veicular

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Governo do Paraná publica novo edital do ferry boat de Guaratuba

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA