NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná inicia nova etapa de qualificação para fortalecer políticas de assistência social

Publicado em

O Governo do Estado realizou nesta quarta-feira (19) a aula inaugural da terceira etapa do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSuas), no Paraná. A iniciativa tem como objetivo promover formação continuada para técnicos e gestores públicos que atuam na rede socioassistencial com foco no aprimoramento de políticas públicas e na melhoria dos serviços socioassistenciais disponibilizados.

Nesta edição são 4 mil vagas disponibilizadas aos gestores, trabalhadores, usuários, membros dos Conselhos Municipais, de acordo com as realidades municipais e contempla três módulos de ensino, cada um com carga horária de 40 horas.

O primeiro tema, cujas aulas começam nesta quinta-feira (20), é voltado para a temática Atualização de Planos Municipais de Assistência Social. Ao todo, para essa temática, são 1.092 inscritos, 97 a mais que o previsto, oriundos de 373 municípios paranaenses.

Essa expressiva adesão no Paraná reflete o crescente engajamento dos profissionais em busca de uma assistência social mais eficiente e humanizada. A expectativa é que os participantes estejam mais preparados para os desafios do dia a dia, contribuindo de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida da população.

A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Universidade Estadual de Maringá (UEM). A instituição de ensino superior está responsável pela coordenação das atividades do programa de capacitação, que também envolve as universidades estaduais de Londrina (UEL), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro) e do Paraná (Unespar).

Para o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, a formação contínua é essencial para que se alcance os resultados esperados na área da Assistência Social. “Temos muitos municípios com recursos disponíveis e que estão com dificuldade na execução nos valores já disponibilizados pelo Governo Estadual. Queremos com essas capacitações contínuas, estimular que todos aqueles que estão ligados direta ou indiretamente ligados ao Sistema Único da Assistência Social”, declarou.

Leia Também:  Guindaste do DER/PR chega à BR-277 para obra emergencial, na Serra do Mar

O CapacitaSUAS vai ao encontro do objetivo do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

Segundo o diretor-geral da Seti, Jamil Abdanur Júnior, o governo estadual reforça o compromisso com a capacitação e o desenvolvimento contínuo dos profissionais que atuam na rede socioassistencial. “Investir na qualificação desses profissionais é essencial para assegurar a excelência dos serviços prestados à sociedade, promovendo uma assistência social mais eficiente, humanizada e alinhada às necessidades da população paranaense, além de fortalecer o Sistema Único de Assistência Social no Paraná”, destaca.

CONTEÚDO – Em abril está prevista a abertura para o segundo módulo, que abordará as especificidades e interfaces da proteção social básica no Sistema Único de Assistência Social (Suas). O terceiro tema, sobre a organização e oferta dos serviços da proteção social especial, está previsto para agosto deste ano. As inscrições para cada fase formativa serão abertas no decorrer dos módulos anteriores, com previsão de 1.771 vagas e 1.234 vagas, respectivamente.

Leia Também:  Governo lança chamada pública de R$ 30 milhões para produção científica e tecnológica

Todo o conteúdo será disponibilizado em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), assegurando flexibilidade e acesso amplo para os participantes. As aulas serão aplicadas pela plataforma da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), um programa coordenado pela Seti, que reúne os centros de ensino a distância das instituições estaduais de ensino superior.

PALESTRA – Durante a aula inaugural, a professora Luciana Silvestre ministrou uma palestra sobre Educação Permanente e Agendas Estratégicas para o Sistema Único de Assistência Social (Suas), reforçando a relevância do programa para o fortalecimento das políticas públicas de assistência social. Ela destacou a importância da formação continuada como ferramenta essencial para a qualificação dos profissionais e a melhoria dos serviços ofertados para a população.

A professora também abordou estratégias para alinhar as práticas locais às diretrizes nacionais do sistema, promovendo a integração e a eficiência das políticas de assistência social em todo o território. Além disso, a UEM apresentou os objetivos do programa e as ações que serão desenvolvidas ao longo do ano, com ênfase na capacitação contínua dos profissionais que atuam na rede socioassistencial.

PRESENÇAS – A aula inaugural contou com a presença do reitor da UEM, Leandro Vanalli; do presidente do Conselho Estadual de Assistência Social do Paraná (Ceas), Edson Aparecido Alencar; da assessora da Secretaria Nacional de Assistência Social, Gisselle Carraro; da coordenadora pedagógica do CapacitaSuas na UEM, professora Vanessa Rombola Machado; e da assessora da Seti, Marta Clediane Rodrigues Anciutti.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Prova Paraná Mais será um dos instrumentos para ingresso nas universidades estaduais

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Projeto de esporte apoiado pelo BRDE beneficia 2 mil alunos de famílias vulneráveis

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA