NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná envia mais de 190 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul

Publicado em

O Paraná enviou na manhã desta segunda-feira (6) mais de 190 toneladas de donativos às vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul. São alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza, água e telhas arrecadados por meio da campanha SOS RS, liderada pela primeira-dama Luciana Saito Massa e operacionalizada pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.

Além das doações das pessoas e empresas participantes da campanha, o Estado também encaminhou 800 colchões e kits com cobertores e travesseiros cedidos pela Defesa Civil do Paraná e 1,5 mil caixas de copos de água doadas pela Sanepar.

“Tivemos uma arrecadação recorde desde o início da campanha, o que mostra a solidariedade, compaixão e empatia do povo paranaense com nossos irmãos gaúchos. Esta campanha seguirá por mais alguns dias, enquanto for necessário manter essa corrente positiva em prol destas pessoas que tanto precisam da nossa ajuda”, afirmou a primeira-dama.

AJUDA – Ao todo, 15 caminhões partem de Curitiba, Londrina, Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Loanda com os donativos durante esta segunda-feira.

Leia Também:  Confira todos os detalhes sobre os primeiros lotes de concessão dos pedágios do Paraná

Além de um caminhão carregado de colchões e kits dormitórios e outro com água, uma carreta leva exclusivamente cerca de 30 toneladas de telhas, que vão ajudar na reconstrução das casas destruídas pelas tempestades nas regiões mais críticas do Rio Grande do Sul.

Os outros 12 caminhões, com cerca de 160 toneladas no total, levam itens diversos, entre alimentos, produtos de limpeza e itens de higiene. Os caminhões têm como destino as bases logísticas da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul, que farão a distribuição dos materiais e alimentos para as cidades que mais precisam.

“É importante que a população siga se mobilizando. Continuamos fazendo o recolhimento das doações em todo o Estado e faremos novas remessas ao longo dos próximos dias”, afirmou o coordenador estadual da Defesa Civil, o tenente-coronel Fernando Raimundo Schünig.

As doações da campanha SOS RS podem ser feitas nos quartéis do Corpo de Bombeiros e nas sedes das Brigadas Comunitárias.

Leia Também:  Regiões metropolitanas do Paraná cresceram acima da média nacional, aponta Censo 2022

A estimativa da Defesa Civil é que cerca de 300 toneladas de doações estão em fase de separação para que sejam enviadas ao Rio Grande do Sul ao longo da semana.

Além disso, a Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa-PR) está se mobilizando junto ao Sindicato dos Permissionários (Sindaruc) para doar alimentos secos e água.

MOBILIZAÇÃO – A ajuda do Governo do Paraná à população afetada pelos desastres climáticos no Rio Grande do Sul acontece em várias frentes. Na quarta-feira (1), uma equipe com 32 integrantes do Corpo de Bombeiros do Paraná foi enviada para ajudar nos resgates às vítimas ilhadas pelas enchentes. Uma aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas também foi mobilizada para auxiliar nesse trabalho.

No domingo (5), um avião da Casa Militar do Governo do Paraná levou bolsas de nutrição parental (NPT) a crianças internadas em hospitais de Santa Maria e Santiago, no Rio Grande do Sul.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Carreta da Inovação chega a Cambé e Mauá da Serra com atividades gratuitas

Published

on

By

A Carreta da Inovação segue seu roteiro pelo Paraná e agora leva suas atividades aos municípios de Mauá da Serra e Cambé, na região Norte do Estado. O projeto oferece programação gratuita e aberta ao público, com foco em inovação, tecnologia, lazer e serviços ao cidadão.

As atividades nas duas cidades ocorrem de terça-feira (08) a sábado (12). O atendimento funciona de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h, e no sábado, das 9h às 12h.

Em Mauá da Serra, a carreta ficará na Avenida Ponta Grossa, 480, Centro, em frente à prefeitura. Em Cambé, as ações acontecem na Rua Otto Gaertner, no Centro Cultural de Cambé.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Senai, Sesc, Senac e Unicentro. Entre as atrações estão demonstrações de impressora 3D, experiências com óculos de realidade virtual, palestras, cursos e workshops sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo.

Leia Também:  Confira todos os detalhes sobre os primeiros lotes de concessão dos pedágios do Paraná

O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, ressalta que o objetivo é estimular o interesse de crianças e jovens pela ciência e tecnologia. “Temos observado grande participação de estudantes e da população idosa nas cidades por onde a carreta passou. Esse é nosso objetivo: popularizar a cultura da inovação no interior”, afirma.

Desde janeiro, a Carreta da Inovação já visitou 16 municípios, incluindo Cândido de Abreu e Jandaia do Sul, onde encerrou suas atividades no sábado (5).

Com duas unidades itinerantes equipadas com sala de aula, computadores, internet via satélite e estrutura multimídia, a carreta continuará percorrendo o Estado em 2025, oferecendo capacitação em robótica, inteligência artificial e transformação digital.

Para acompanhar a programação completa e os próximos destinos da Carreta da Inovação, os interessados podem consultar o site ou o perfil no Instagram da SEIA.

Serviço:

Mauá da Serra – Avenida Ponta Grossa, 480, Centro (em frente à prefeitura)

Cambé – Rua Otto Gaertner, no Centro Cultural de Cambé

Leia Também:  Evento do Tecpar vai debater soluções energéticas com agentes públicos e privados

Data: 08 a 12 de abril

Horário: terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h; sábado, das 9h às 12h

Entrada gratuita

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA