NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná definem campeãs da ginástica artística para os Jogos Escolares Brasileiros

Publicado em

Cinco estudantes dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio do Paraná se classificaram para as competições escolares nacionais de ginástica artística que ocorrerão no segundo semestre de 2024. Elas foram as primeiras colocadas dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), que ocorreram no sábado (27) no Centro de Excelência em Ginástica do Paraná (Cegin), no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba.

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES) em parceria com a Federação Paranaense de Ginástica (FPRG). A competição da modalidade ocorreu separada das finais das outras disputas dos Jeps que aconteceram em Campo Mourão, na categoria infantil, e que seguirão em Pato Branco, na categoria juvenil.

Na infantil, que engloba meninas de 12 a 14 anos, o Paraná será representado pelas estudantes Letícia Caminha, Brenda Faria e Nicole dos Santos, que foram respectivamente a primeira, segunda e terceira colocadas na competição estadual.

O resultado foi definido pela pontuação das competidoras na trave de equilíbrio, solo, salto sobre a mesa e barras assimétricas. As quatro provas são as mesmas que elas deverão executar nos Jogos Escolares Brasileiros, na cidade de Recife, em Pernambuco, entre os dias 20 de setembro e 3 de outubro deste ano.

Leia Também:  Ratinho Junior autoriza novo concurso público para policiais e bombeiros militares

Entre as meninas de 15 a 17 anos, que compõem a categoria juvenil, as classificadas foram a campeã Giovana Martins e a vice-campeã Laura Cecilia de Souza. O desempenho de ambas garantiu vaga nos Jogos da Juventude do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), cujas disputas estão marcadas para 13 a 28 de novembro em João Pessoa, na Paraíba.

Giovana Martins representa o Paraná nos Jogos da Juventude pelo segundo ano consecutivo. Em 2023, em Ribeirão Preto, São Paulo, ela conquistou quatro medalhas – faturou o ouro na trave de equilíbrio, a prata no solo e o bronze no salto, além do bronze no individual geral – ao lado do treinador Johnnie Lima.

JEPS – A edição 2024 dos Jogos Escolares do Paraná comemora os 70 anos de existência da competição. Um dos mais tradicionais eventos esportivos promovido pelo Governo do Estado, os JEPS reúnem atletas de 12 a 17 anos de escolas estaduais, municipais e particulares, contando com cerca de 64,5 mil participantes neste ano.

Leia Também:  Operação da PCPR e PMPR cumpre 25 mandados de prisão contra o tráfico

Realizados pela SEES em parceria com a Secretaria da Educação (Seed), municípios e a Federação Paranaense do Desporto Escolar, os JEPS crescem a cada edição em número de participantes, qualidade dos atletas e interesse da comunidade. Atualmente, quase todos os municípios enviam delegações para as disputas, movimentando as regiões que recebem as fases municipal, regional, macrorregional e final da competição.

Confira a classificação e a pontuação das atletas classificadas na etapa final da Ginástica Artística nos Jeps:

Modalidade Infantil (12 a 14 anos)

1ª Letícia Caminha (50.05)

2ª Brenda Faria (49.95)

3ª Nicole dos Santos (45.10)

Modalidade Juvenil (15 a 17 anos)

1ª Giovana Martins (46.25)

2ª Laura Cecilia de Souza (43.70)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Luta contra a Aids: Ceasa Curitiba sedia ações do Dezembro Vermelho

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Sanepar suspende corte de água por falta de pagamento e prorroga adesão ao programa de renegociação

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA