NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná certifica mais uma sala de apoio à amamentação na região dos Campos Gerais

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da 3ª Regional de Saúde, inaugurou em Ponta Grossa mais uma Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta. Esta é a 23ª sala inaugurada no Paraná e a segunda na região dos Campos Gerais. O espaço, situado na empresa Tetra Pak (multinacional que fabrica embalagens para alimentos e bebidas), recebeu o apoio dos tutores estaduais, que orientam e regulamentam a iniciativa e a certificação do Ministério da Saúde. 

A certificação atesta que a sala está dentro dos padrões exigidos, tanto para o atendimento das mulheres como para o armazenamento do leite materno. Isso permite que o leite coletado possa inclusive ser doado a um Banco de Leite, contribuindo para a amamentação exclusiva até seis meses de idade de mais crianças, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).  

Esta estratégia preconiza a existência de um espaço nas empresas para que as trabalhadoras possam utilizar para extrair e armazenar o leite materno, de forma segura, em sua jornada de trabalho.

Leia Também:  Ratinho Junior é diplomado, agradece paranaenses e prevê nova gestão com grandes resultados

Melina Lopes Lima, tutora da estratégia Mulher Trabalhadora que Amamenta, da 3ª RS, diz que o trabalho iniciou em fevereiro de 2024 e que essa iniciativa traz inúmeros benefícios para mãe, bebê, empresas e sociedade.  “A extração regular do leite, no local de trabalho, é de fundamental importância para que a lactante continue produzindo leite e consiga continuar amamentando seu filho até 2 anos de idade ou mais, conforme recomendação do Ministério da Saúde”.

No Paraná existem 23 salas de amamentação com este perfil. Para a instalação de uma sala de apoio à amamentação nos locais de trabalho, uma sala com 1,5 metro quadrado por cadeira de coleta; instalação de um ponto de água fria e lavatório; um freezer ou refrigerador com congelador e termômetro, para monitoramento diário da temperatura.

“Por ser uma estratégia relativamente simples de ser implantada espero que mais esta sala inspire outras empresas do Estado a criarem um espaço semelhante”, acrescentou.

Leia Também:  Paraná se prepara para receber milhares de turistas em temporada de cruzeiros

Em 2023, o Governo do Paraná inaugurou a primeira Sala de Apoio à Amamentação do Estado, no Palácio Iguaçu, da administração estadual. A Sala de Apoio à Amamentação é uma das medidas do pacote 10 Ações de Valorização da Mulher na Administração Pública Estadual – Mulheres Por um Paraná Sem Violência, com objetivo de promover maior igualdade e respeito no ambiente de trabalho. 

A iniciativa coloca o Paraná como pioneiro entre as administrações estaduais a disponibilizar esse espaço em suas dependências, conforme a Secretaria da Saúde. 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Com 3 mil vagas, inscrições para a Corrida do Porto estão na reta final

Published

on

By

Com o intuito de estreitar os laços com a comunidade local e celebrar o aniversário de 90 anos do Porto de Paranaguá, a 3ª Edição da Corrida do Porto já está movimentando os meios esportivos, turísticos e de ação social. Em menos de 20 dias desde a abertura das inscrições, 2.000 vagas já foram preenchidas. Atualmente, 80% das inscrições foram ocupadas, restando apenas o último lote disponível.

Entre os atletas que irão participar este ano está o parnanguara Tiago Hamilton Rodrigues Teodoro, que irá correr no dia do aniversário de seu pai. “Eu tenho muito orgulho de meu pai ter sido um portuário, de como ele tratou o porto como uma casa. Essa corrida será uma homenagem a ele; vou correr com todo o coração, do início ao fim”, afirmou.

Além do aumento no número de vagas, que passou de 2.000 para 3.000, este ano o evento também contará com um percurso ampliado. Os competidores poderão escolher entre três trajetos: 5,5 km (caminhada e corrida), 10 km (corrida) e 15 km (corrida). Na edição de 2024, a maioria dos competidores eram de outras cidades e estados, o que movimentou o turismo e o comércio da região.

“Com 55% dos atletas vindos de fora de Paranaguá, temos um impacto positivo na rede hoteleira, na gastronomia e no comércio em geral. Além disso, eventos como esse reforçam a identidade cultural e histórica da cidade, valorizando nosso patrimônio e estimulando novas oportunidades para o turismo esportivo e de experiência”, afirmou a secretária de Turismo de Paranaguá, Paula Patrícia Torres Teixeira.

Leia Também:  Ratinho Junior é diplomado, agradece paranaenses e prevê nova gestão com grandes resultados

Além de movimentar a economia e fortalecer a relação porto-cidade, a Corrida apoia ações sociais. As inscrições são revertidas em doações para comunidades vulneráveis. Em 2024, por exemplo, R$ 75 mil foram doados para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, e outra parte da arrecadação foi convertida em 20 toneladas de alimentos, distribuídas para comunidades em Paranaguá.

Neste ano, o valor total arrecadado será revertido para melhorias na infraestrutura do Lar dos Idosos Perseverança e do Asilo São Vicente de Paula, ambos localizados em Paranaguá.

Os atletas podem se inscrever até o dia 13 de maio pelo site Ticket Sports. Cada participante receberá um kit contendo uma mochila, viseira e camiseta personalizadas, que serão entregues em Curitiba, no dia 15 de maio (horário e local a confirmar), e em Paranaguá, nos dias 16 e 17 de maio, no Palácio Taguaré — sexta-feira, das 14h às 18h, e sábado, das 10h às 19h.

Os patrocinadores do evento este ano são as empresas Engine e Cattalini. Após a corrida, os atletas poderão utilizar o espaço de massagem, o espaço Kids e os painéis interativos para fotos dos atletas.

Leia Também:  DER/PR alerta para riscos do descarte irregular de lixo em rodovias estaduais

CORRIDA DO PORTO – O evento é pioneiro no Brasil e no mundo, sendo a primeira competição atlética dentro de um cais portuário e entrou no calendário oficial de eventos do município. Para a realização da corrida, as operações portuárias são suspensas durante o evento, e a segurança é reforçada.

A iniciativa também alcançou reconhecimento internacional ao ser premiada na Exposição e Convenção Anual da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), realizada nos Estados Unidos em 2023, na categoria “Eventos Especiais”, destacando-se por sua contribuição ao fortalecimento dos vínculos com a comunidade.

Serviço:

Venda de inscrições online – Corrida do Porto 2025

Valor:  3º lote – R$ 159,00

Site: Ticket Sports

Inscrições até: 13 de maio, às 12h

Data da corrida: 18 de maio

Horário da Corrida: 08h

Local: Porto de Paranaguá

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA