NOVA AURORA

PARANÁ

Orquestra Sinfônica do Paraná abre temporada 2025 celebrando os 150 anos de Maurice Ravel

Publicado em

A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) dá início à temporada de 2025 com o primeiro concerto da Série Ouro, celebrando os 150 anos de nascimento do compositor francês Maurice Ravel. As apresentações acontecem no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) nos dias 20 de março (quinta-feira), às 20h30, e 23 de março (domingo), às 10h30, sob a regência do maestro titular e diretor musical Roberto Tibiriçá.

Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro e no site Deu Balada. O concerto do dia 20 terá lugares numerados e classificação indicativa de 12 anos. No dia 23, os lugares serão livres e a classificação indicativa será de 7 anos. O evento conta com o apoio do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (Iaosp).

Programa homenageia um dos grandes nomes do impressionismo musical, Maurice Ravel (1875-1937), considerado um dos maiores orquestradores da história. Entre suas composições mais conhecidas está o icônico “Bolero”, criado em 1928. No programa do concerto, além de “Bolero”, outras obras emblemáticas do compositor estarão presentes, como “La Valse”, a suíte “Daphnis et Chloé” e o “Concerto para Piano em Sol Maior”, que contará com a participação especial do pianista Fábio Martino, solista convidado para a apresentação desta obra.

Leia Também:  Luta contra o mosquito: Paraná lança campanha para reforçar cuidados contra a dengue

SOLISTA – Nascido em São Paulo em 1988, Martino iniciou seus estudos musicais aos cinco anos e, em 2008, mudou-se para a Alemanha para estudar na Universidade de Música de Karlsruhe. Reconhecido internacionalmente, ele já se apresentou em diversos países e é um dos principais pianistas brasileiros da atualidade.

Martino já se apresentou com a Orquestra Sinfônica do Paraná em outras três ocasiões, mas esta será a primeira sob a regência de Roberto Tibiriçá. “Há algum tempo já queríamos trabalhar juntos, e certamente fazer a abertura da temporada será muito especial. E tocar com a Orquestra Sinfônica do Paraná é sempre muito gratificante, com músicos que tocam com garra e energia e fazem a música ganhar vida”, afirmou Martino.

O concerto de abertura em homenagem a Ravel também faz parte das comemorações dos 40 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná. “Este é um ano de comemorações tanto para a Orquestra Sinfônica quanto para a música de concerto, com a celebração dos 150 anos de Maurice Ravel. Essa será certamente uma temporada memorável”, afirma Roberto Tibiriçá.

Leia Também:  Típico das festas juninas, amendoim tem maior área plantada no Paraná em 12 anos

ORQUESTRA – Fundada em 28 de maio de 1985, a OSP é a primeira e maior orquestra pública do Estado do Paraná. Com mais de 1.000 apresentações em seu histórico, já colaborou com diversos corpos artísticos do Teatro Guaíra em montagens de balés como “O Quebra-Nozes” e “O Lago dos Cisnes”, além de óperas como “Tosca”, “Carmen” e “Aída”. Seu repertório abrange aproximadamente 900 obras de 250 compositores, consolidando-se como uma das principais instituições culturais do país.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Paraná recebe 12 mil smartphones para iniciar projeto de inovação em escolas públicas

Published

on

By

O Governo do Paraná recebeu nesta sexta-feira (11) a doação de 12 mil smartphones da Receita Federal. Avaliados a preço de mercado em cerca de R$ 30 milhões, os equipamentos serão utilizados nas oficinas de programação e robótica do Programa CrIAção, que será lançado ainda no primeiro semestre de 2025 pela Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial (SEIA). A cerimônia de assinatura do termo de destinação aconteceu no Pavilhão Smart Agro da ExpoLondrina e contou com a participação da deputada federal Luisa Canziani.

A doação marca o primeiro passo para a implantação do programa, que tem como objetivo democratizar o acesso à tecnologia e fomentar a inovação em todos os 399 municípios do Estado. Os celulares serão utilizados por estudantes da rede pública em atividades pedagógicas ligadas à cultura digital, com foco na formação em programação, robótica educacional e inovação.

“Essa doação representa uma economia de R$ 30 milhões para os cofres públicos e um investimento direto no futuro dos nossos jovens. São equipamentos que vão permitir o início das atividades do CrIAção já nos próximos meses, ampliando o acesso à tecnologia em todo o Paraná”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

Leia Também:  Policial paranaense descobre compatibilidade e faz doação de medula óssea a desconhecido

Dos 12 mil aparelhos doados, 9 mil foram destinados pela unidade da Receita Federal em Maringá e outros 3 mil pela unidade de Londrina. Todos possuem o sistema operacional Android. A ação foi articulada pela SEIA com apoio da Superintendência da Receita Federal na 9ª Região Fiscal.

“São smartphones que entram no país de forma irregular, sem pagamentos de tributos. Esses celulares iriam competir no mercado com comerciantes que pagam seus impostos em dia. Nós buscamos não apenas apreender, mas buscar um destino nobre para as apreensões”, afirma o auditor-fiscal e delegado da Receita Federal em Maringá, Marcos Wanderley de Souza.

O projeto CrIAção faz parte do Pacto pela Inovação, política estadual que integra ações de fomento à ciência, tecnologia e empreendedorismo em todas as regiões do Estado. A iniciativa prevê a criação de Centros Municipais de Inovação com infraestrutura física e tecnológica, além da capacitação de professores em parceria com universidades e instituições técnicas.

A expectativa é de que mais de 35 mil alunos sejam capacitados até 2026, com a implementação de trilhas formativas em todos os níveis da educação básica. O projeto também deve estimular o surgimento de projetos estudantis voltados à solução de problemas locais, promovendo a inclusão digital e o fortalecimento da rede estadual de inovação.

Leia Também:  Com policiamento reforçado, PM atendeu 2.231 ocorrências durante a Operação Páscoa

O CrIAção será desenvolvido pela SEIA, em parceria com as secretarias da Educação (Seed), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), além da Fundação Araucária. Ele será implantado em três etapas, conforme o nível de ensino.

Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental terão contato com programação por meio de plataformas como Scratch e OctoStudio. No Ensino Fundamental II, as escolas vão oferecer oficinas de robótica com kits de Arduino e Micro:bit. Já no Ensino Médio, os estudantes contarão com laboratórios maker, com impressoras 3D, cortadoras a laser e projetos integrados ao currículo.

Cada município vai contar com um Agente Municipal de Inovação, que será capacitado e responsável por promover a implementação do programa localmente. Além disso, será estruturado um Centro de Inovação em cada cidade, com equipamentos voltados à aprendizagem tecnológica. Serão distribuídos 2 mil kits de robótica, 12 mil celulares para uso nas aulas de programação, impressoras 3D e outros equipamentos de fabricação digital.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA