NOVA AURORA

PARANÁ

Operação preventiva integra forças de segurança no Litoral do Estado

Publicado em

Forças policiais da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP) iniciam no final da tarde desta quinta-feira (21) a Operação Integrada Verão Maior Paraná Seguro II. As abordagens ocorrerão de forma simultânea nos postos do Batalhão de Polícia Rodoviária de Coroados, Alexandra, Pontal do Paraná e Estrada da Graciosa.

O objetivo é atuar de forma preventiva com abordagens policiais, fiscalizações de veículos e pessoas, já nos dias que antecedem o grande movimento no Litoral. Mais de 70 policiais civis, militares e penais, além de equipes táticas, cães e helicópteros, vão atuar de forma integrada no reforço da segurança dos moradores e veranistas. O intuito é combater o tráfico de drogas e outros ilícitos correlatos, além da abordagem de ônibus de viagem para fiscalização.

“A Operação Integrada Verão Maior Paraná Seguro reflete o compromisso em proporcionar um ambiente seguro e agradável para as famílias que vêm até o Litoral do Estado. Estamos adotando muitas estratégias neste ano, assim como a implementação de operações preventivas, buscando construir um verão seguro”, explicou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

Leia Também:  Caravana de Crédito vai percorrer 31 cidades para levar recursos ao setor de turismo

A Polícia Militar disponibilizou 500 militares para atuarem nos municípios litorâneos e na Costa Noroeste durante toda a temporada. A Polícia Civil também reforçou o quadro com 230 servidores, equipados com novos armamentos. Os profissionais contarão com o reforço aéreo dos helicópteros do Grupamento de Operações Aéreas (GOA). 

A Polícia Penal terá 100 agentes específicos para este verão. Neste ano, também utilizará uma van, a primeira unidade móvel de monitoração eletrônica do país, que prestará atendimentos fiscalizatórios e assistenciais a pessoas privadas de liberdade em regime de monitoração eletrônica. O foco serão monitorados de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Leia Também:  No Noroeste do Paraná, IAT organiza primeiro mutirão para regularização do CAR

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Fazenda orienta órgãos estaduais sobre o Projeto de Lei Orçamentária Anual 2025

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA