NOVA AURORA

PARANÁ

No Show Rural, Sistema de Agricultura do Estado apresenta diretrizes a lideranças do Oeste

Publicado em

As diretrizes que vão orientar os trabalhos do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) nos próximos anos foram apresentadas nesta quinta-feira (9) a prefeitos e secretários municipais de Agricultura dos 52 municípios da região Oeste do Paraná, durante o Show Rural, em Cascavel. O plano do Governo do Estado tem como eixos as seguranças hídrica, energética, tecnológica, sanitária, alimentar e de informação.

Eles vão balizar as ações da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná) e Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa) – que formam o Seagri.

Na área hídrica, a determinação é por reforçar projetos que privilegiem produção, guarda e uso de água por meio das diversas formas de irrigação. “É um insumo cada vez mais importante e, por isso, desafiador para todos”, disse o secretário Norberto Ortigara, que presidiu o encontro. “A questão hídrica é desafio de agora para o resto da vida das gerações futuras”.

Nesta quarta, o governador Carlos Massa Ratinho Junior já tinha adiantado que a ideia é formatar um grande plano interssetorial para poder definir as bacias prioritárias para o uso na irrigação, sedentação animal, produção industrial e diluição de afluente, entre outros.

A segurança energética merece a mesma atenção. “Vamos continuar trifaseando, vamos continuar incentivando a produção de energia no meio rural, a ajudar para colocação de placas solares, mas seremos mais incisivos no biogás, biometano e no hidrogênio verde, que é um caminho importante como negócio”, afirmou Ortigara. “Precisamos ser inteligentes nas formas de gerar energia”.

Leia Também:  Linhas e subestações: Copel investe R$ 252 milhões para fortalecer conexões do Noroeste

O Banco do Agricultor Paranaense, por exemplo, já possibilitou o financiamento de R$ 301,7 milhões desde abril de 2021, quando começou a apoiar os produtores rurais do Estado com equalização da taxa de juros. Os recursos foram utilizados para viabilizar 2.075 projetos em diversas atividades do setor agropecuário, principalmente para instalação de painéis solares.

Na área de tecnologia, o Seagri vai trabalhar para uma agricultura cada vez mais sustentável e natural. “Precisamos abraçar bem a nova genética, o jeito correto de enfrentar pragas e doenças”, destacou Ortigara. “Vamos investir mais no biológico, no bioinsumo”. Além disso, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento reforçou a necessidade de avançar nos projetos digitais, em máquinas autômatas, inteligência artificial, uso de algoritmos e outros processos modernos.

O plano destaca também a importância e a necessidade de implementar, cada vez com mais rigor, os protocolos sanitários para a defesa animal e vegetal. “Sem a segurança sanitária não se vende, o que se produz fica encalhado”, salientou o secretário.

A segurança alimentar também receberá um olhar ainda mais forte. “Precisamos fazer chegar comida na mesa de quem precisa. Vamos aproximar a agricultura familiar de entidades que cuidam de vulneráveis”, disse o secretário. Entre os desafios na área está oferecer 100% de alimentação escolar com produtos orgânicos até 2030.

Leia Também:  Governo do Estado entrega segunda remessa de alimentos não perecíveis da merenda escolar

Por fim, segurança de informação também faz parte da ação do Seagri. “Temos de refinar nossos métodos de coleta e difusão de informações, porque isso faz parte da transparência para o mercado”, afirmou. Segundo Ortigara, a informação mais qualificada e completa ajuda o produtor a encontrar o preço mais adequado.

“O Governo do Estado está fazendo, vamos fazer e vamos ampliar o que já está sendo feito”, disse o secretário. “Nesta missão, reafirmamos o compromisso do próprio governador de sermos bastante parceiros dos municípios”.

SEAGRI – A mesma mensagem foi deixada pelo presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza. “Apoiamos o desenvolvimento rural e fazemos isso em parceria com os municípios, parceria é a palavra de ordem”.

O presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, reforçou a meta. “Queremos contar com a colaboração dos municípios para manter o status sanitário do Paraná”.

AGENDA – O secretário também participou do lançamento do escritório Compras Públicas do Agro, projeto do Sindicato Rural de Cascavel para fazer a mediação entre fornecedores e compradores, proporcionando o abastecimento de alimentos, além de promover a inclusão econômica e social da agricultura familiar.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Histórica ponte centenária entre a Lapa e Campo do Tenente é revitalizada

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Ação de Cidadania ofertou vagas de emprego e documentos a moradores do Cajuru

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA