13 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Naninhas feitas por custodiados ajudam no tratamento de crianças hospitalizadas

    Publicado em

    Um projeto executado por pessoas privadas de liberdade (PPLs) sob custódia da Polícia Penal do Paraná (PPPR) e financiado pelo Conselho da Comunidade de Cascavel tem ajudado na recuperação e no tratamento de saúde de crianças em internamento no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). 

    O ‘Naninhas do Bem’ é desenvolvido no setor de costura da Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro Unidade de Progressão (PIMP UP). Nesta segunda-feira (17), 80 naninhas foram entregues pela PPPR e pelo Conselho da Comunidade ao Hospital Universitário de Cascavel. 

    O diretor-adjunto da Polícia Penal, Maurício Ferracini, diz que ações como esta sensibilizam e trazem benefícios não só para quem recebe as naninhas mas também para quem as produz.

    “A Polícia Penal administra atualmente nove regionais em todo o estado. Muitas possuem trabalhos penais humanizados, voltados ao público encarcerado, que promovem a reinserção social. Vários custodiados estão conseguindo sair do cárcere e retornar ao meio social com uma estrutura econômica mais adequada, uma estrutura familiar reestabelecida e, dentre todos estes trabalhos, há aqueles voltados à comunidade”, disse Ferracini. “Este projeto desenvolvido em Cascavel é muito importante pois leva conforto às crianças e sensibiliza não só os policiais que participam das entregas, mas também os detentos que trabalham diretamente na produção destes materiais”, acrescentou.

    Leia Também:  Verão Maior Paraná recebe etapa do Mundial de Beach Tennis disputada por 700 atletas

    Para a enfermeira Fabiane Ribeiro da Silva, que atua na ala pediátrica do Hospital, o projeto é extremamente importante e auxilia no tratamento de saúde dos pacientes. 

    “Essas naninhas acabam alegrando e fazendo os dias desses pequenos pacientes mais felizes. Elas também nos auxiliam nos trabalhos terapêuticos. Usamos para o conforto das crianças, para a acomodação no leito hospitalar, para trazer o carinho que muitas vezes o abraço não pode suprir por conta das restrições”, conta. 

    O coordenador regional em exercício da PPPR, em Cascavel, Sérgio Renato Sarquis, conta que atualmente 12 PPLs participam da confecção das naninhas. 

    “A pessoa privada de liberdade, além do benefício da qualificação, por aprender a costurar e fazer a naninha, também recebe a remição da pena. A cada três dias de trabalho um é descontado do tempo total da pena”, explica. 

    O pedagogo do Conselho da Comunidade de Cascavel, Márcio Issler, conta que a iniciativa faz parte do Projeto Educar para o Futuro, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), responsável pelo HUOP, em parceria com a PPPR e custeada pelo Conselho da Comunidade. 

    Leia Também:  Governo do Estado autoriza licitação de novo Ambulatório de Especialidades em Jacarezinho

    “O projeto já é desenvolvido há algum tempo e o principal objetivo é entregar esse material para a comunidade. Temos muitos relatos, por parte do Hospital Universitário, de crianças que quando no leito de internamento passam a ter melhoras significativas em relação à doença ou ao tratamento pelo qual estão passando”, afirma. 

    A entrega das naninhas na ala pediátrica do hospital trouxe mais alegria para o pequeno Luiz Otávio, de seis anos, internado em decorrência de uma fratura na perna. 

    “Achei legal. É uma menina e um menino, vou brincar bastante. Antes eu brincava com as pecinhas [lego] agora tenho as naninhas”, diz. 

    Já para Patrícia Silvino de Lima, mãe que acompanha o filho Arthur, de seis meses, internado por causa de problemas respiratórios, o presente é um incentivo para a recuperação do bebê. 

    “É muito bom, faz a felicidade das crianças que estão em internamento e das mães também. Se os filhos estão felizes, as mães também estão”, afirma.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

    Published

    on

    By

    A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

    O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

    Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

    Leia Também:  Perimetral Leste de Foz chega a 48,64% e terá terceiro turno para intensificar trabalho

    Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

    ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

    CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

    Leia Também:  Detran-PR lança novo sistema para dar mais segurança ao comércio de veículos usados

    Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

    Serviço:

    Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

    Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

    Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

    Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

    Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

    Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

    Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA