PARANÁ
Na volta da Olimpíada, ginasta Barbara Domingos recebe carinho das crianças em treino
Publicado em
29 de agosto de 2024por
Itajuba Tadeu
Dezenas de pequenas atletas receberam nesta quarta-feira (28) a atleta Barbara Domingos, que conquistou o melhor resultado do Brasil na história da ginástica rítmica em Jogos Olímpicos, com o 10º lugar em Paris-2024. Com flores e cartazes, a volta ao ginásio da Secretaria de Estado do Esporte (Sees), em Curitiba, local onde Barbara realiza seus treinos, foi repleta de emoção e homenagens.
“É muito gratificante ter esse reconhecimento. Elas sabem, estão aqui comigo todos os dias no treino, viram o quanto foi difícil, mas a gente conseguiu. Ter esse carinho delas agora no retorno é algo inexplicável, muito bom”, destaca Babi, sobre a surpresa preparada pelas atletas mirins.
Após conquistar a vaga inédita para uma final do individual geral de ginástica rítmica, a atleta mobilizou o público brasileiro, encantado pelas apresentações e que chamou a atenção, inclusive, de veículos de imprensa internacionais. “Trabalhamos muito, acreditamos no processo e deu tudo certo. Ainda estou tentando entender o que aconteceu aqui. A gente não tinha essa dimensão quando estávamos em Paris do que tinha acontecido, dessa reviravolta no Brasil. Eu só pude entender e perceber o que eu tinha feito quando cheguei”, explica a atleta, que retornou ao Brasil na última segunda-feira (26).
“Eu vi que o nosso esporte tem um olhar diferente agora. Muitas pessoas reconhecem o que é ginástica rítmica. Antigamente havia uma confusão entre o que era artística e rítmica e hoje não, todo mundo já entende o que é cada uma. Isso para gente é muito importante”, complementa.
De volta ao Brasil, Babi retorna aos treinos para cumprir mais um desafio. No final de setembro, ela disputa o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica, última competição deste ciclo de 2024. Depois, férias para, segundo ela, “colocar a cabeça no lugar” e pensar nos próximos objetivos.
CARREIRA – Babi começou no esporte ainda criança, aos 5 anos, na ginástica artística, tendo como modelo Daiane dos Santos. Mas pouco tempo depois, devido ao seu perfil, logo mudou para a rítmica, sob os cuidados da técnica Márcia Naves, que a acompanha há 18 anos e esteve ao lado dela em Paris.
“Foi uma emoção única, uma coisa inexplicável. Estar na Olimpíada é o topo, não tem lugar mais alto do que esse. É algo muito significativo, um sonho realizado por qualquer treinador, por qualquer atleta, por qualquer pessoa que vive o esporte”, afirma Marcia. “É o sonho de todos nós.”
Em meio a tantas atletas de diversas partes do mundo, a brasileira se destacou não só pelo resultado, mas também pela personalidade. “Ela tem uma coisa que as outras ginastas não têm. Ela é expressiva, é graciosa, ela faz os pelos do corpo arrepiarem, e isso faz toda a diferença. Isso contamina quem está assistindo, e foi o que fez com que ela fosse uma finalista olímpica e estar no top 10 do mundo”, complementa a técnica.
Na classificação para a final em Paris, Barbara conquistou a somatória de 129.750 nos quatro aparelhos (bola, arco, maças e fita), ficando em oitavo lugar, sendo que apenas as dez melhores, dentre 24 atletas, passaram para a segunda etapa. O melhor resultado brasileiro até então havia sido o 23º lugar de Natália Gaudio, na Rio-2016. Já na fase final, somou 123.100 nos quatro aparelhos.

APOIO – Babi não estava sozinha em Paris. Além da presença da técnica e da delegação brasileira de ginástica rítmica, um apoio foi fundamental para chegar até a final: a família.
Aristides Lopes Domingos é pai da Babi e conta que todo o esforço para assistir a filha pessoalmente valeu a pena. “Ela disse ‘pai, eu estou indo para a Olimpíada, fiz de tudo para conquistar essa vaga e agora vocês não vão?’. Ficaria uma parte dela para trás e disse para gente que não seria a mesma em quadra se não estivéssemos lá. Então nos reunimos e pudemos estar juntos com ela nesse momento histórico”, lembra.
“Sinceramente, foi um teste para cardíaco, porque não sei como eu aguentei essa. Em outros campeonatos aqui eu já passei mal. Lá fiquei uns três dias sem dormir, comer, nem nada.”
A comitiva Domingos foi formada pelo pai, irmão, namorado, cunhada e a mãe, Roseli. Para ela, foi o reconhecimento a todo o trabalho feito por eles desde a infância de Babi, quando ela iniciou no esporte. “A gente se preparou junto com ela por tantos anos. Não foi um sonho só dela, era um sonho de todo mundo. Então foi espetacular estar lá, ter participado, vivido aquela energia do ginásio. Foi muito bom”, recorda a mãe.
“A gente sabia que seria difícil, porque as meninas que estavam na competição eram europeias, têm tradição. Para uma brasileira chegar e ser a décima do mundo, tinha que trabalhar, e ela trabalha muito”, salienta Roseli. “Acho que quando você trabalha, vem o resultado, e veio.”
REFERÊNCIA – Babi também serve de referência para as crianças que treinam junto com ela. Letícia Lisboa Machado, de 13 anos, vem seguindo os passos da atleta e começou na ginástica tendo ela como inspiração.
“Eu treino aqui há quatro anos e achava bem legal porque a Babi também treinava aqui, ela sempre foi uma inspiração para mim”, lembra Letícia, que já participou de campeonatos Sul-Americanos, entre eles o de 2021, quando ganhou oito medalhas de ouro. Também fez três estágios com a Seleção Brasileira, em Aracaju.
“Desde pequena eu fazia balé e na minha escola comecei na escolinha de ginástica rítmica, quando me convidaram para participar”, complementa.
GOP – É justamente o apoio ao esporte um dos focos do programa estadual Geração Olímpica e Paralímpica (GOP), o qual tanto Babi quanto Marcia são bolsistas. Neste ano, por participarem dos Jogos Olímpicos, elas receberam uma bolsa maior, de R$ 3 mil mensais.
O diretor de Fomento, Incentivo e Promoção do Esporte da Sees, Clésio Prado, afirma que o apoio, ainda na base, contribui para a formação de atletas de alto rendimento, um dos objetivos do GOP. “Um orgulho, uma emoção recebê-las. É toda a construção de uma história de vida. Só a Babi tem desde 2012 o incentivo do Governo do Estado pelo Geração Olímpica, e a Márcia também”, comenta.
“Aqui a estrutura é toda adequada para prática da ginástica rítmica. Fizemos uma reforma no ginásio, na estrutura e é nesse ambiente, através das escolinhas, onde nasce o esporte, na base.”
Babi credita os seus resultados também ao apoio do GOP. “Foi fundamental porque desde o início da minha carreira eu pude ter esse apoio. Desde os meus 12 anos estou no projeto. Tem muitos atletas que estiveram na Olimpíada e que também fazem parte do projeto”, destaca. “Eu vejo que mudou muito a nossa vida, a gente pode investir mais no nosso esporte, modificar, mudar, trabalhar mais também. E com isso o resultado vem.”
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Paraná lança canal de WhatsApp para emissão da Carteira da Pessoa com Autismo
Published
11 minutos agoon
11 de abril de 2025By

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), criou um número de WhatsApp para facilitar os atendimentos para a confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Os interessados agora podem entrar em contato pelo número (41) 3210-2457, pelo qual também poderão solicitar informações adicionais ou tirar dúvidas. O atendimento é realizado das 9h às 16h. A emissão da carteirinha é gratuita, feita 100% online, e garante comodidade e segurança para as pessoas autistas e suas famílias.
Para a confecção da Ciptea, são necessários alguns documentos, como RG e CPF do autista e do responsável, uma fotografia recente do autista, um laudo médico digitalizado e um exame de tipo sanguíneo. Todas as orientações para a solicitação da carteirinha estão disponíveis no site www.carteiradoautista.pr.gov.br. A Ciptea é um documento que garante atendimento prioritário em espaços públicos e privados, além de oferecer uma identificação formal para as pessoas com transtorno do espectro autista.
Desde a sua implementação, em 2020, o Paraná se destaca como um dos pioneiros na emissão da Ciptea, atendendo, até o momento, 36.601 pessoas. Neste ano, até o momento, 4.458 pessoas já receberam a carteirinha.
O Estado também está promovendo ações de forma regionalizada nas instâncias avançadas da Sedef para confecção do documento. Elas estão programadas para ocorrer entre 14 a 16 de abril em Paranavaí e Maringá; entre 22 a 25 de abril em Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Umuarama, Cianorte e Cornélio Procópio; e entre 28 e 30 de abril em Jacarezinho, Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Londrina, Apucarana e Ivaiporã.
- Bons Olhos Paraná: Estado inicia exames oftalmológicos para crianças e adolescentes
- Lei que moderniza licenciamento ambiental começa a valer no Paraná; confira o que muda
O trabalho ocorre nos escritórios regionais e nas instâncias de atuação da Sedef nestes municípios. A Secretaria é responsável pela elaboração de políticas públicas e pela garantia de direitos das pessoas com deficiência.
O secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, destaca a relevância da carteirinha. “Além de suas diversas funções, a Ciptea é fundamental para a coleta de dados e informações na área. Sem números precisos, a formulação de políticas públicas fica prejudicada, e é isso que buscamos: maneiras de sermos mais eficazes em nossas ações”, afirma.
A técnica da Coordenação de Política Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Carla Cristina Felicio Vieira Lourenço, explica que as instituições que atendem pessoas com deficiência no Estado, além da comunidade em geral, podem entrar em contato pelo número para pedir informações e solicitar a carteira de modo rápido e fácil.
“Após a aprovação, a carteira ficará disponível digitalmente para impressão ou para uso no celular. Este é um documento importante para identificar, priorizar o atendimento em estabelecimentos públicos e privados, e facilitar o contato com a família em eventual necessidade”, diz.
Aos 18 anos, Luan Henrique Lucca, funcionário terceirizado da Sedef que trabalha na equipe responsável pela emissão da Cipetea, comemora a existência do documento. “Gosto muito desta ideia. Ela é muito importante, pois o autismo não é visível. Então a carteira nos ajuda muito”, diz.
Fonte: Governo PR

Paraná lança canal de WhatsApp para emissão da Carteira da Pessoa com Autismo

Líder nacional em produção de feijão, Paraná ganha aplicativo para monitorar pragas

Estado entrega Medalha de Mérito Cultural a Fernando Velloso, referência da arte

De Marquinho a Curitiba: Nota Paraná entrega prêmios de R$ 1.000 a moradores de 41 cidades

Agenda Legislativa discute doenças raras, classificação do tabaco e controle de contas municipais
PARANÁ


Paraná lança canal de WhatsApp para emissão da Carteira da Pessoa com Autismo
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), criou um número de WhatsApp para facilitar...


De Marquinho a Curitiba: Nota Paraná entrega prêmios de R$ 1.000 a moradores de 41 cidades
O Nota Paraná segue premiando consumidores que pedem o CPF em suas notas fiscais. Moradores de 41 municípios do Estado...


Estado entrega Medalha de Mérito Cultural a Fernando Velloso, referência da arte
A noite de quinta-feira (10) no Museu de Arte Contemporânea do Paraná foi marcada por uma homenagem especial a uma...
POLÍCIA


PCPR prende homem investigado por homicídio ocorrido em Tibagi
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem, de 18 anos, investigado pelo homicídio que vitimou José Maletz, de...


PCPR prende homem por tráfico de drogas e apreende mais de R$ 13 mil em Cascavel
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 31 anos, por tráfico de drogas e apreendeu...


PCPR prende homem por descumprimento de medidas protetivas em Andirá
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 45 anos, por descumprimento de medidas protetivas de urgência....
ENTRETENIMENTO


Carolina Dieckmann ostenta barriga chapada em clique de top: ‘Trincada’
Carolina Dieckmann exibiu seu tanquinho shapado em um clique em seu Instagram, nesta quinta-feira (10), arrasando com sua bora forma....


Virginia presenteia amiga com bolsa e óculos de luxo: ‘Quase R$ 15 mil’
Virginia Fonseca, de 26 anos, presenteou a amiga Duda Freire, nesta quinta-feira (10), com uma bolsa e um óculos de...


Viih Tube exibe álbum de cliques da festa de 2 anos de Lua: ‘Te amo tanto minha Barbie!’
Lua, filha de Viih Tube, de 24 anos, e Eliezer, de 35, celebrou seu aniversário de 2 aninhos, na última...
ESPORTES


Dourado empata com Avaí na Arena Pantanal
Em uma partida emocionante e cheia de reviravoltas, Cuiabá e Avaí empataram em 2 a 2 na noite de ontem,...


Internacional atropela Atlético Nacional com hat-trick de Alan Patrick na Libertadores
Em noite inspirada de Alan Patrick, o Internacional goleou o Atlético Nacional por 3 a 0 nesta quinta-feira, em partida...


Fluminense atropela o San José no Maracanã com goleada de 5 a 0 pela Sul-Americana
Em uma noite de gala no Maracanã, o Fluminense não tomou conhecimento do San José, da Bolívia, e aplicou uma...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
ExpoLondrina espera público recorde e R$ 1,5 bilhão em negócios
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Leis e projetos em tramitação na Assembleia visam prevenir e combater a prática de bullying e cyberbullying
-
PARANÁ7 dias ago
Ratinho Junior autoriza promoções e progressões para 51 mil servidores estaduais
-
AGRONEGÓCIO4 dias ago
Expogrande segue até dia 13 e espera comercializar R$ 600 milhões