NOVA AURORA

PARANÁ

Musical premiado chega ao Guairinha neste fim de semana

Publicado em

“Os Últimos 5 Anos”, obra de Jason Robert Brown, ganha vida na direção de João Fonseca e curta temporada em Curitiba, no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), com apresentações neste sábado (9), às 20h30, e domingo, às 19h. Adaptada para diversos idiomas em mais de 20 países, a produção chegou oficialmente ao Brasil em 2018, produzida pela H Produções Culturais em parceria com a Lumus Entretenimento e Andarilho Filmes, e já soma 10 prêmios teatrais.

A história gira em torno do casamento entre Cathy Hyatt, interpretada com maestria por Eline Porto, uma atriz em busca de sua grande chance, e Jamie Wellestein, vivido por Beto Sargentelli, um promissor romancista. Conflitos levam à necessidade de repensar os últimos cinco anos de suas vidas juntos e dão o enredo do espetáculo.

O que torna este musical ainda mais especial é a narrativa, na qual os personagens contam a mesma história em sentidos cronológicos opostos: Cathy do fim para o começo e Jamie do começo para o fim. Isso proporciona uma visão única do relacionamento.

Leia Também:  DER/PR substitui ponte flutuante na travessia do ferry boat de Guaratuba

Os cinco anos, que no palco transcorrem em 80 minutos, são inspirados no relacionamento do autor do texto, Jason Robert Brown, que teve um casamento fracassado com Theresa O’Neill. Ele é considerado um dos mais aclamados compositores de musicais contemporâneos dos EUA.

À frente da direção está João Fonseca, que imprimiu ao cenário toques de brasilidade, a exemplo do pano de fundo, que destaca os tons e arquiteturas da cidade de São Paulo. A direção musical é de Thiago Gimenes.

Os atores são premiados e reconhecidos nacionalmente pelo talento. Beto Sargentelli ganhou o prêmio de Melhor Ator no Bibi Ferreira. Também venceu o Prêmio Aplauso Brasil e o Broadway World Awards. Ainda garantiu nos últimos sete anos consecutivos 18 indicações a prêmios e honrarias do gênero. Já a atriz Eline Porto virou destaque no Prêmio Melhores do Ano do UOL. Ela também foi indicada a melhor atriz pelo prêmio Destaque Imprensa Digital por essa peça.

Serviço:

Apresentação: 9 de dezembro, às 20h30; e 10 de dezembro de 2023, às 19h

Leia Também:  Mil oportunidades: inscrições do Ganhando o Mundo terminam nesta quarta-feira

Local: auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)

Tempo de duração do espetáculo: uma hora e vinte minutos

Classificação etária: 12 anos

Especificações do espetáculo: teatro musical

Ingressos em Disk Ingressos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Via Rural Smart Farm reúne 19 mil pessoas no primeiro fim de semana da ExpoLondrina

Published

on

By

O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) reuniu cerca de 19 mil pessoas na Via Rural Smart Farm nos três primeiros dias de ExpoLondrina 2025. O espaço, uma parceria do Seagri com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), é composto por diversos ambientes que visam difundir tecnologias e inovações para o meio rural, apresentar as principais políticas públicas desenvolvidas pelo Estado e promover o desenvolvimento rural sustentável.

Vagner Santos Alexandre, construtor autônomo, visita o espaço todos os anos com a família e afirma que melhora a cada ano. “A gente tem percebido que cada vez mais vem melhorando a organização do ambiente. É um entretenimento para a criança e também um espaço para lazer para os pais” afirma. A expectativa é que o local receba cerca de 200 mil pessoas durante todo o evento, que termina no próximo domingo (13).

O prefeito da via Rural Smart Farm, Wagner Santos, falou da proposta do espaço. “A Via Rural Smart Farm, que muitos conhecem por Fazendinha, tem o intuito de trazer as pessoas para poder conhecer um pouco daquilo que nós desenvolvemos, o que nós entregamos para a sociedade”.

Segundo ele, os estudantes têm muito aprendizado ao visitar o espaço. “Eu digo para os estudantes que fazem estágio aqui com a gente, que trabalham aqui com a gente, que nos auxiliam, que é uma verdadeira universidade a céu aberto”.

Leia Também:  Aplicativo Menor Preço, do Nota Paraná, ajuda a economizar na Semana do Consumidor

VIA RURAL – A rota, instalada na ExpoLondrina, reúne pelo menos 21 atrações do mundo agro, desenvolvidas para informar, alertar e prevenir sobre diversos riscos que a agropecuária está exposta.

A rota inicia com uma apresentação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), mostrando as ações do Estado para a comunidade rural, por meio de extensão e pesquisa, para otimizar as produções pelo Estado.

Outra parada é no Café Qualidade Paraná, que mostra as etapas de preparação de um café de qualidade, desde os tipos disponíveis para cultivo, até a torração e moagem. Além de uma comparação no aroma e aparência dos cafés.

A área de Manejo e Conservação de Solo é uma parceria do IDR-Paraná, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) e Embrapa para mostrar os diferentes tipos de solo, os benefícios, as diferenças, os processos de erosão em lugares com e sem cobertura, além de uma simulação gráfica dinâmica de relevo de solo.

A Adapar aproveitou o espaço para disseminar também algumas informações sobre a raiva, sobre os morcegos que transmitem a doença e algumas dicas de como prevenir a contaminação tanto em humanos quanto em animais.

No caminho também há o espaço da sericicultura, que mostra os processos de crescimento e alimentação do bicho-da-seda, com demonstração das lagartas vivas, para chegar até a idade final e começar a produzir o casulo de seda. É mostrado também o processamento dos casulos até a produção de tecidos.

Leia Também:  Leilões dos primeiros lotes atendem principais desafios logísticos, diz Ratinho Junior

Na aquicultura, o IDR-Paraná apresenta os processos de tratamento da água de forma sustentável mantendo a saúde e crescimento dos peixes, os tipos de tanque e peixes de diversos tamanhos para demonstração.

A área de fruticultura e olericultura traz os diferentes tipos de plantio, as opções alternativas como o uso de microalgas e demonstração das principais pragas e parasitóides agrícolas. A agricultura familiar também faz parte da rota. O restaurante rural apresenta pratos e bebidas especiais de produtores familiares. A área de agroindústrias familiares traz produtos do ramo, como queijos, embutidos, alimentos desidratados e muito mais.

O espaço de turismo rural mostra algumas das rotas criadas pelo IDR-Paraná que são destaque no Estado, como a Rota do Queijo, Rota do Vinho e a Rota da Erva-mate, que ainda está em processo de criação.

Além disso, inclui empresas juniores e projetos de extensão da UEL, informações e alertas sobre a bovinocultura, espaço de demonstração de promoção e saneamento rural, o mundo das sementes, que apresenta a diversidades de sementes disponíveis no Estado, incluindo as sementes crioulas, amostra de tratores do programa Trator Solidário e um espaço dedicado a informações da Fetaep.

A Via Rural Smart Farm pode ser visitada até o dia 13 de abril, das 8h às 17h durante a semana e das 9h às 19h nos finais de semana.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA