6 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Museu da Imagem e do Som do Paraná lança exposição “Sinestesia dos Objetos” 

    Publicado em

    Já está em cartaz no Museu da Imagem e do Som do Paraná a exposição “Sinestesia dos Objetos”, que enaltece experiências e sentidos criados por equipamentos e tecnologias, contemplando os segmentos fotografia, televisão, cinema, rádio e disco. A proposta é estabelecer uma reflexão sobre a imagem e o som a partir desses objetos com as nossas vidas.

    Por meio de uma seleção de itens tridimensionais do acervo do MIS-PR, como discos, fitas cassetes, televisores e câmeras fotográficas, a exposição proporciona um diálogo histórico desses equipamentos. A mostra destaca a importância e o impacto das conexões e experiências sensoriais que esses equipamentos produzem e a contribuição simbólica das mídias no dia a dia das pessoas.

    Com a tecnologia da fotografia e de outras mídias audiovisuais, por exemplo, as imagens congeladas no tempo revivem emoções, e transportam para diferentes lugares e situações. E por meio do som, o rádio é apresentado como uma forma de mídia sonora que preenche o espaço ao seu redor, seja na disseminação de informações ou na promoção da cultura.

    Leia Também:  Centro de Treinamento de Skate, no Tarumã, recebe o Campeonato Brasileiro de Park

    Além de promover o conhecimento ou reconhecimento dos objetos que marcaram gerações, os visitantes terão a oportunidade de entender como essas tecnologias se transformaram ao longo dos séculos XIX e XX, moldando o mundo de hoje.

    SOBRE O MIS-PR  Criado em fevereiro de 1969, o Museu da Imagem e do Som do Paraná é o segundo mais antigo do gênero no Brasil e tem como principal finalidade preservar, conservar e fomentar a memória audiovisual do Estado.

    Com um dos maiores acervos do gênero na América Latina, o museu possui mais de 3 milhões de itens, entre discos de vinil, fotografias, negativos fotográficos de acetato e em suporte de base de vidro, depoimentos, fitas de áudio, fitas cassete, documentos e filmes, além de peças e objetos tridimensionais históricos como TVs, rádios, radiolas, vitrolas, máquinas fotográficas, projetores e outros equipamentos audiovisuais.

    Leia Também:  Projetos de ressocialização no sistema prisional do Paraná são destaques em fórum nacional

    Serviço:

    Exposição “Sinestesia dos Objetos” Mostra de longa duração

    De terça a sexta, das 10h às 19h; sábados e domingos das 10h às 18h

    Museu da Imagem e do Som do Paraná

    R. Barão do Rio Branco, 395 

    @mis_pr

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Governo do estado divulga o turismo paranaense durante a ExpoLondrina

    Published

    on

    By

    O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

    A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hoteis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

    “Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

    Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

    Leia Também:  Campeonatos de Beach Flag e Futevôlei movimentaram o Litoral do Paraná no fim de semana

    “A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

    OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R41,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

     “Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

    Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

    Leia Também:  5 anos de atuação nos Emirados Árabes Unidos

    IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários. “Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA