NOVA AURORA

PARANÁ

Museu Casa Alfredo Andersen celebra inclusão com mostra que abre nesta quinta-feira

Publicado em

O Museu Casa Alfredo Andersen inaugura nesta quinta-feira (13), às 18h, a exposição “Minha Natureza – A chuva é a mesma, mas cada um sente de um jeito”, fruto da residência artística do artista visual e arte-educador Nilson Sampaio, especialista em inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A abertura acontece na Sala Anna de Oliveira e reúne visões artísticas de crianças e adolescentes neurotípicos e neurodivergentes, alunos de Sampaio.

Com o objetivo principal de revelar as distintas percepções e sensibilidades próprias que cada indivíduo tem em relação ao mundo ao seu redor, Sampaio propôs aos seus jovens alunos assumirem a pintura de uma tela tendo como observação um objeto simples: uma árvore. Sob o tema central “Minha Natureza”, cada obra revela que, mesmo diante de um tema comum, a interpretação é pessoal e singular.

Leia Também:  Educação prepara alunos para a etapa nacional da olimpíada de matemática das escolas públicas

Sampaio, em sua residência artística no Museu Alfredo Andersen, enfatiza a importância da arte-educação ao unir a diversidade de visões que emergem durante o processo criativo. “A prática de trabalhar em grupo se revelou além de um exercício de compreensão, um caminho para o respeito às diferentes maneiras de enxergar e sentir o mundo”, diz o professor. 

A comunicação por meio da arte é outro aspecto destacado nesta exposição, tema comum ao professor, que encara a arte como um facilitador para a expressão individual e a conexão com o mundo ao redor. “Cada aluno traduz a imagem que vê à sua maneira, e se comunica com o mundo exterior por meio de sua linguagem interior. É produzindo arte que podemos ter uma compreensão mais profunda das emoções e pensamentos. Uma ferramenta poderosa para a introspecção e a comunicação autêntica.”

Embora nem todos os participantes sejam diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista, o trabalho conjunto de crianças atípicas e típicas demonstra os benefícios da inclusão e da convivência entre diferentes realidades. “Essa exposição foi uma oportunidade para quebrar barreiras, promover a compreensão mútua e celebrar a riqueza da diversidade”, diz Sampaio.

Leia Também:  Maior contratação em dez anos: 419 bombeiros vão começar a atuar em todo o Paraná

Serviço:

Abertura: 13 de junho, 18h

Em cartaz até 28 de julho de 2024

Visitação de terça a domingo, das 10h às 17h

Museu Casa Alfredo Andersen – Sala Anna de Oliveira

Rua Mateus Leme, 336 – Centro – Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Maringá sedia a 4ª e última etapa macrorregional da Conferência Estadual do Esporte

Published

on

By

Maringá recebe a partir desde segunda-feira (14) a 4ª etapa macrorregional da Conferência Estadual do Esporte, com o objetivo de debater propostas e construir o Plano Decenal do Esporte Paranaense (2026-2035). Estão presentes no evento mais de 300 pessoas, representando 113 municípios.

A programação segue até quarta-feira (16), reunindo gestores e/ou representantes da comunidade das regionais de Maringá, Umuarama, Campo Mourão e Paranavaí. A etapa encerra a fase macrorregional, que passou por Ponta Grossa, Toledo e Londrina, ouvindo a população e estimulando a estruturação da política pública esportiva do Paraná.

Para o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, a iniciativa representa a continuidade do trabalho que vem sendo realizado nos municípios. “É um plano para dez anos do esporte paranaense, para continuar com todas as políticas que nós implantamos. Para isso, estamos formando gestores de esporte nos municípios, com o apoio das universidades e uma equipe muito competente”, disse.

Joselene dos Anjos, coordenadora do programa “O Esporte Que Queremos”, define a Conferência como um marco na organização do setor esportivo do Paraná. “É um evento emblemático, que visa subsidiar os gestores no desenvolvimento dos principais instrumentos para a gestão e governança do seu município. É uma oportunidade que o gestor tem de buscar conhecimento e desenvolver o melhor para o esporte dentro da sua cidade”, afirmou.

Leia Também:  MUPA inaugura exposição "Vênus como mirada", de Val Souza, neste domingo

Somando as quatro etapas, a Conferência Estadual do Esporte reuniu mais de 1,1 mil gestores esportivos, representando todos os 399 municípios paranaenses. 

Programação:

Dia 1 (14/04)

Tarde: Encontro Regionalizado de Gestores Esportivos.

Dia 2 (15/04)

Manhã: Leitura e aprovação do regimento interno; Orientação geral sobre a metodologia e câmaras temáticas;

Tarde: Debates nas câmaras temáticas (Formação, Excelência e Esporte para a Vida Toda).

Dia 3 (16/04)

Manhã: Votação de propostas, moções e relatório da etapa.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA