Maringá recebe a partir desde segunda-feira (14) a 4ª etapa macrorregional da Conferência Estadual do Esporte, com o objetivo de debater propostas e construir o Plano Decenal do Esporte Paranaense (2026-2035). Estão presentes no evento mais de 300 pessoas, representando 113 municípios.
A programação segue até quarta-feira (16), reunindo gestores e/ou representantes da comunidade das regionais de Maringá, Umuarama, Campo Mourão e Paranavaí. A etapa encerra a fase macrorregional, que passou por Ponta Grossa, Toledo e Londrina, ouvindo a população e estimulando a estruturação da política pública esportiva do Paraná.
Para o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, a iniciativa representa a continuidade do trabalho que vem sendo realizado nos municípios. “É um plano para dez anos do esporte paranaense, para continuar com todas as políticas que nós implantamos. Para isso, estamos formando gestores de esporte nos municípios, com o apoio das universidades e uma equipe muito competente”, disse.
Joselene dos Anjos, coordenadora do programa “O Esporte Que Queremos”, define a Conferência como um marco na organização do setor esportivo do Paraná. “É um evento emblemático, que visa subsidiar os gestores no desenvolvimento dos principais instrumentos para a gestão e governança do seu município. É uma oportunidade que o gestor tem de buscar conhecimento e desenvolver o melhor para o esporte dentro da sua cidade”, afirmou.
Somando as quatro etapas, a Conferência Estadual do Esporte reuniu mais de 1,1 mil gestores esportivos, representando todos os 399 municípios paranaenses.
Programação:
Dia 1 (14/04)
Tarde: Encontro Regionalizado de Gestores Esportivos.
Dia 2 (15/04)
Manhã: Leitura e aprovação do regimento interno; Orientação geral sobre a metodologia e câmaras temáticas;
Tarde: Debates nas câmaras temáticas (Formação, Excelência e Esporte para a Vida Toda).
Dia 3 (16/04)
Manhã: Votação de propostas, moções e relatório da etapa.
Fonte: Governo PR