NOVA AURORA

PARANÁ

Meu Campinho: moradores de Pinhais ganham espaço para prática esportiva e lazer

Publicado em

A Prefeitura de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), inaugurou nesta terça-feira (08) mais uma unidade do programa Meu Campinho. O investimento total na obra foi de R$ 372.750,28, sendo R$ 320 mil do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid). O recurso foi repassado via Transferência Voluntária, modalidade pela qual o município não necessita devolver aos cofres públicos. O valor restante foi de contrapartida municipal.

O empreendimento localizado na Rua Quinze De Novembro, no  Centro da cidade, abrange calçada, iluminação e campo de grama sintética drenado, cercado por alambrado metálico e telas de polipropileno. O acesso é liberado à população de forma gratuita.

O diretor-geral da Secid, Valdomiro Hrysay, destacou os benefícios que o projeto traz à população. “É a transformação, a qualidade de vida que este programa traz a toda população, onde crianças não vão estar na rua, estarão seguras, protegidas e o mais importante, praticando esporte”, disse Hryrsay.

Leia Também:  Para agilizar trânsito, obras da iluminação do Contorno Sul são suspensas no fim do ano

SEGURO E BONITO – A moradora Jeniffer Luiza Gonçalves de Moraes foi conferir a nova obra junto com a filha Isabel. Ela disse estar feliz que agora os filhos podem brincar na praça com tranquilidade. “Antes eu tinha medo de trazer as crianças aqui. Agora ficou bem estruturado, bem seguro e muito bonito. O lugar ficou bem aproveitado e enquanto a minha filha brinca no parque, meu filho joga bola”.

A engenheira Civil Camila Martinez, supervisora do Serviço Social Autônomo Paranacidade, explicou a execução do projeto. “Esse projeto de Pinhais é um módulo campo-grama, com aproximadamente 870metros quadrados composto por campo de futebol com grama sintética, com traves, redes e cercado por alambrado e tela. Ao redor do campo foi feito calçamento e iluminação. Está localizado junto a uma praça que também possui equipamentos para lazer e atividade física”, disse a engenheira.

PROGRAMA MEU CAMPINHO – Inspirado em um projeto da Alemanha, o programa tem o objetivo de reunir em um único lugar equipamentos que permitam a prática esportiva e atividades de lazer para toda a família, instalados em regiões periféricas das cidades. O intuito é que eles estimulem atividades mais saudáveis e também funcionem como espaços de convivência das comunidades beneficiadas. Cada projeto é desenvolvido de forma personalizada, adequado à disponibilidade de recursos e aos limites das áreas onde são instalados.

Leia Também:  Perimetral Leste de Foz chega a 48,64% e terá terceiro turno para intensificar trabalho

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Para agilizar trânsito, obras da iluminação do Contorno Sul são suspensas no fim do ano

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Exposição de 60 artistas, "Terzo Paradiso" está no gramado do Museu Oscar Niemeyer

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA