NOVA AURORA

PARANÁ

Mais de 1,8 milhão de turistas: Parque do Iguaçu registra a 2ª maior visitação anual

Publicado em

O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (Oeste), registrou em 2024, até este domingo (29), 1.875.631 visitantes – é a segunda maior visitação anual de sua história. O parque abriga as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas do Mundo e eleita neste ano como o principal atrativo turístico do Brasil e da América do Sul pela plataforma TripAdvisor.

O público superou o de todo o ano passado, com 1.833.398 turistas. A maior visitação anual ocorreu em 2019, quando 2.020.358 pessoas estiveram no parque.

O recorde reflete o aumento na busca por experiências de conexão com a natureza neste Patrimônio Mundial Natural, que abriga as Cataratas.

“O Paraná é o terceiro Estado que mais recebeu turistas neste ano e, certamente, o Parque Nacional do Iguaçu tem uma grande importância nessa conquista, atraindo muitos turistas, sobretudo estrangeiros”, disse Márcio Nunes, secretário estadual do Turismo.

“Temos um atrativo único, uma das Sete Maravilhas do Mundo, aqui no Paraná. Nosso foco para o próximo ano é ampliar a captação de turistas em nossos destinos e potenciais turísticos, promovendo o melhor que o Estado tem dentro do setor. Isso acarreta a geração de emprego, renda e melhoria de vida à população”, completou.

Leia Também:  Setor de Serviços cresce 3,5% no Paraná com desempenho positivo em todos os segmentos

ORIGEM – Entre os visitantes de 2024, a maior parte é composta por brasileiros (58%), com destaque para o público das regiões Sudeste e Sul do país. Além disso, o parque recebeu visitantes de 187 nacionalidades, confirmando a relevância global. Os estrangeiros que mais visitaram o local vieram da Argentina, Estados Unidos, Paraguai, França e Alemanha.

EXPECTATIVA – A administração da unidade projeta um crescimento ainda mais expressivo para 2025, com a expectativa de alcançar a marca de 2 milhões de visitantes, superando a visitação de 2023 e 2024.

Para Mário Macedo, CEO da Urbia Cataratas, concessionária responsável pela gestão, este feito simboliza o impacto positivo do trabalho realizado ao longo do ano.

“Superar a visitação de 2023 com dias de antecedência é motivo de celebração e reconhecimento. Essa conquista demonstra o papel fundamental do Parque Nacional do Iguaçu como um dos principais destinos de turismo sustentável do mundo. Estamos muito animados com as novas experiências e melhorias que preparamos para os próximos anos”, disse.

Leia Também:  Jogos de Aventura e Natureza chegam a Curitiba e RMC com 40 modalidades esportivas

HORÁRIO – Para atender à demanda crescente de visitantes, o Parque Nacional do Iguaçu ampliou o horário de funcionamento para este período de férias. Até 31 de janeiro de 2025, o parque estará aberto todos os dias, das 8h às 16h, proporcionando mais tempo para os turistas vivenciarem as experiências do parque e das Cataratas do Iguaçu.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Final dos Jogos Abertos do Paraná reúne representantes de 70 municípios neste final de semana

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Compagas lança nova chamada pública para aquisição de biometano

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA