NOVA AURORA

PARANÁ

Luiza Brunet participará da caminhada contra o feminicídio; 71 municípios já aderiram

Publicado em

A ex-modelo e ativista no combate à violência contra as mulheres Luiza Brunet confirmou a participação na 1ª Caminhada do Meio-Dia. O evento faz parte da programação da Campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). Até a manhã desta quarta-feira (19), 71 municípios paranaenses já haviam confirmado a participação na caminhada. Somados, os moradores destas cidades representam mais de 60% da população paranaense.

Em Curitiba, a caminhada está marcada para este sábado, dia 22 de julho. O evento é realizado em parceria com a Prefeitura da Capital. O ponto de encontro será às 11h30 na Praça Santos Andrade, com destino à Praça Osório. Em Londrina, por exemplo, o ponto de encontro será também às 11h30 na Catedral Metropolitana. Clique AQUI para ver o ponto de encontro da 1ª Caminhada do Meio-Dia no seu município.

Leia Também:  R$ 4,6 milhões do Estado: Hospital da Providência vai fortalecer atuação no Vale do Ivaí

Leandre Dal Ponte, secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, reforçou o convite para a população participar da caminhada em memória das vítimas de feminicídio, em solidariedade aos seus familiares, e pelo fim da violência e pela vida das mulheres. “Contamos com a participação de toda a população do Paraná nos municípios que aderiram ao nosso movimento. Também quero reforçar o pedido para que nos ajudem a mobilizar mais pessoas. Convidem amigos, seus familiares, convidem todo mundo”, enfatiza.

Luiza Brunet também fez o convite com um vídeo postado em suas redes sociais. Ela reforçou o pedido para que as pessoas que participem da caminhada e usem uma roupa branca. “A gente quer paz, muita paz, muito respeito e que possamos ter uma caminhada que nos dê dignidade perante a sociedade, nesse dia tão importante do combate ao feminicídio no Brasil e no Mundo”, afirma.

Confira os municípios que já aderiram:

Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Assis Chateaubriand, Astorga, Barracão, Bituruna, Cambé, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Centenário do Sul, Chopinzinho, Contenda, Cruz Machado, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Fazenda Rio Grande, Fernandes Pinheiro, Foz do Iguaçu, Goioerê, Guaíra, Guamiranga, Guarapuava, Inácio Martins, Irati, Jaguariaíva, Joaquim Távora, Lapa, Laranjeiras do Sul, Loanda, Londrina, Mandaguari, Mallet, Maringá, Maripá, Matinhos, Medianeira, Mirador, Nova Fátima, Nova Tebas, Paiçandu, Paranaguá, Pato Branco, Pérola, Piên, Pinhão, Pitanga, Ponta Grossa, Porto Vitória, Prudentópolis, Rebouças, Reserva, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Negro, Sabáudia, Santa Cecília do Pavão, Santa Helena, Santa Inês, Santa Izabel do Ivaí, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, Saudade do Iguaçu, Telêmaco Borba, Terra Boa – PR, Ubiratã, Umuarama e União da Vitória.

Leia Também:  Polícia Civil alerta população sobre o golpe da falsa venda nas redes sociais

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  R$ 4,6 milhões do Estado: Hospital da Providência vai fortalecer atuação no Vale do Ivaí

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Aplicativo da Shopee vira vitrine de produtos de pequenos empreendedores do Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA