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Lote 3 prevê novos contornos de 42 km em Ponta Grossa e viadutos na BR-376

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O edital do Lote 3 das novas concessões rodoviárias do Paraná, publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em agosto, vai transformar a malha rodoviária de Ponta Grossa. Além disso, vai melhorar a conexão entre São Luiz do Purunã e os Campos Gerais. O leilão está marcado para o dia 12 de dezembro, na B3, a Bolsa de Valores do Brasil.

Essa é a primeira matéria da série da Agência Estadual de Notícias (AEN) que apresenta as principais obras do Lote 3, começando do sentido Curitiba – Interior. As reportagens vão abordar, também, as melhorias na Rodovia do Café, no Vale do Ivaí e na Região Norte, com as duplicações até São Paulo.

O Lote 3 faz parte da Malha Norte, que abrange 22 cidades e faz a ligação do Norte do Estado com o eixo rodoviário da BR-277, para chegar até o Porto de Paranaguá. Ele envolve 569 quilômetros das rodovias BR-369, BR-373, BR-376, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090. A previsão é que a concessionária vencedora do leilão invista R$ 16 bilhões em obras, conservação e serviços operacionais.

PONTA GROSSA – Ponta Grossa ganhará dois novos contornos, Norte e Leste, em um total de 42,35 quilômetros de pistas duplicadas, com duas faixas de tráfego para cada sentido. Os contornos iniciam no trevo da BR-373 com a BR-376, cruzam com a PR-151 e PR-513, até retornar à BR-376, já no bairro Cará-Cará, sendo uma alternativa completa para retirar o tráfego de veículos pesados locais e de longa distância do centro do município.

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O Contorno Norte de Ponta Grossa, previsto para o 6º ano da concessão, terá extensão de 14,65 quilômetros, iniciando com um trevo rodoviário na atual interseção em nível entre a BR-373 e a BR-376 (Rodovia do Café). No km 1 do contorno será implantada uma Passagem Superior sobre a ferrovia, e no km 4 um viaduto do tipo Parclo, para condutores trocarem de sentido utilizando a interseção em desnível.

Seis pontes duplas (uma para cada sentido de tráfego) serão construídas sobre o Arroio Chapadas e o Rio Congonhas, do km 6 ao km 8, e um Parclo também no km 8, e outras duas pontes sobre o Rio Pitangui, km 13, próximo à Frísia Cooperativa Agroindustrial, onde o contorno termina, ao chegar na PR-151.

O Contorno Leste de Ponta Grossa terá 27,7 quilômetros de extensão e está previsto para o 7º ano de concessão. Ele tem início na PR-151, na mesma altura do Contorno Norte, onde será implantado um novo trevo rodoviário. No km 1 também será implantada uma Passagem Superior sobre linha de trem e outra no km 2, sobre o acesso à Terras Alphaville, seguida por duas pontes sobre o Rio Pitangui e um viaduto Parclo, todos no km 3.

Outra Passagem Superior será construída sobre a ferrovia do km 5, e um viaduto do tipo Diamante (em que há uma saída e um acesso para a rodovia principal em ambos os sentidos, pela pista da direita) será executado no cruzamento com a Estrada do Alagados, no km 7. Duas pontes serão construídas sobre o Rio Verde, no km 9, e um viaduto do tipo Trombeta, que tem três ramos de acesso, será construído no km 11, logo antes do Contorno Leste aproveitar o traçado da Estrada Pery Pereira da Costa até chegar no entroncamento com a PR-513, onde será executado outro Trombeta.

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A partir daí o contorno vai utilizar a maior parte do trecho não-pavimentado da rodovia estadual, com a construção de um Parclo no km 22, saindo deste traçado apenas no último quilômetro da PR-513, e terminando na BR-376 próximo à Bunge Alimentos, onde será construído um viaduto do tipo Trombeta. Outra novidade é a implementação de uma ciclovia de 5,3 quilômetros de extensão.

“O Lote 3 abrange rodovias estratégicas, como a Rodovia do Café, e uma região muito produtiva do Paraná, que é Ponta Grossa, com alto índice de acidentes por concentrar grande volume de entroncamentos. Por isso a construção de um grande arco, um grande contorno na cidade, de 42 quilômetros, interligando o Oeste, Foz do Iguaçu e Cascavel, Norte, Londrina e Maringá, a saída para São Paulo e também sentido Curitiba, Litoral e Porto de Paranaguá. São investimentos de bilhões de reais”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

Lote 3 das concessões rodoviárias prevê novos contornos de Ponta Grossa e melhorias até São Luiz do Purunã

BR-376, entre Ponta Grossa e Curitiba, vai receber diversas melhorias no Lote 3. Foto: Gabriel Rosa/AEN

RODOVIA DO CAFÉ – O Lote 3 continua após os novos contornos de Ponta Grossa, seguindo pela BR-376, cruzando o território de Palmeira e terminando no entroncamento com a BR-277 em São Luiz do Purunã, distrito de Balsa Nova, no Lote 1. Neste trecho todas as obras estão previstas para o 3º ano de concessão, e incluem uma passarela para pedestres no km 502, e oito viadutos.

O primeiro é um Trombeta na entrada do Parque Vila Velha, km 506; seguido por três Parclos no km 511, km 515 e km 520. No km 525, substituindo um retorno em nível, será implantado um viaduto do tipo Diamante.

Ainda estão previstos mais três viadutos do tipo Parclo no km 530, km 534 e km 539, facilitando o acesso à Colônia Witmarsum e estabelecimentos comerciais e turísticos da região.

LOTE – O edital prevê, ainda, mais obras de arte especiais (OAEs) e ampliações de capacidade para a BR-376 entre Ponta Grossa e Mandaguari; para a PR-170 e BR-369, entre Apucarana e Arapongas, e para a PR-445, PR-323 e PR-090 na região de Londrina. Devem ser investidos cerca de R$ 9,87 bilhões em obras e R$ 6,04 bilhões em conservação nesta concessão.

Confira neste mapa a localização das obras mencionadas neste texto. 

Confira no edital todas as informações completas sobre as obras.

Fonte: Governo PR

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Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

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O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

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De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

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Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

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