NOVA AURORA

PARANÁ

Inscrições para rodadas de negócio do Fórum de Turismo Religioso terminam na sexta

Publicado em

Agências e operadoras de turismo religioso do Estado, lojas de santuários, templos e atrativos religiosos terão a oportunidade de debater experiências, compartilhar conhecimentos e estimular parcerias durante as rodadas de negócio que acontecem no dia 10 de abril. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas até a próxima sexta-feira (04).

O primeiro encontro, às 15h30, tem o objetivo de mostrar as experiências de turismo religioso no Paraná. A segunda rodada de negócios, às 17h00, apresentará produtos de souvenir religioso e outros para santuários, templos e atrativos religiosos.

A rodada de negócios faz parte do Fórum Paranaense de Turismo Religioso que acontece em Foz do Iguaçu entre 8 e 10 de abril. Esta é a 7ª edição do evento – e a primeira vez que os eventos principais acontecem em uma mesquita, dando vazão à participação da diversidade religiosa, além da católica e evangélica.

O secretário do turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, ressalta o grande fluxo de pessoas neste evento, que se soma aos inúmeros do segmento durante todo o ano, como as peregrinações.

Leia Também:  PCPR prende homem por tráfico de animais e apreende 215 aves exóticas e cobras em Imbituva

“Este fórum é muito relevante, pois movimenta a cidade com um público enorme em busca da melhoria da promoção do turismo neste segmento tão importante. O Paraná é repleto de atrativos religiosos que promovem o turismo com visitas guiadas e eventos”, disse.

FÓRUM – O Fórum de Turismo Religioso tem o objetivo de contribuir para qualificação deste tipo de turismo no Paraná, valorizando o patrimônio histórico-cultural e buscando incrementar o fluxo de visitantes e a economia local, regional e estadual, além de congregar os municípios, a região e demais atores.

RODADAS DE NEGÓCIOS – As rodadas de negócios são organizadas pelo Sebrae-PR e a Fecomércio, com apoio do Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso do Paraná, coordenado pela Secretaria Estadual do Turismo.

Os encontros são um importante instrumento para a troca de experiências com foco na promoção do turismo religioso na sua região. Eles acontecem na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A, em Foz do Iguaçu.

“É muito importante que igrejas, templos e santuários que tenham produtos de experiência turística religiosa para oferecer para as agências de viagens participem destes encontros. Neles são favorecidas novas parcerias, facilitando o acesso a novos mercados”, explica Giovanni Bagatini, assessor da presidência da Fecomércio-PR/Sesc e coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio PR.

Leia Também:  Secretaria da Cultura divulga resultados do Profice de Música e Artes Visuais

Serviço:

Rodadas de Negócios do Fórum do Turismo Religioso do Paraná

Data: 10/04

Horário: 15h30 e 17h00

Local: Auditório da Catedral de Foz do Iguaçu (Av. Paraná, 5440 – Vila A, Foz do Iguaçu – PR)

Inscrições AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Secretaria da Cultura divulga resultados do Profice de Música e Artes Visuais

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  PCPR prende homem por tráfico de animais e apreende 215 aves exóticas e cobras em Imbituva

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA