NOVA AURORA

PARANÁ

Inscrições do concurso de desenho da Copel para alunos da rede pública encerram dia 30

Publicado em

Até a próxima segunda-feira (30), escolas da rede pública de ensino em todo Paraná podem inscrever seus alunos do Ensino Fundamental I a participar do I Concurso de Desenho do Programa Iluminando Gerações, uma iniciativa que incentiva o conhecimento sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica nas escolas. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelos professores ou instituições de ensino, no site da Copel.

O objetivo da ação é estimular a criatividade dos pequenos estudantes, ao mesmo tempo em que conscientiza sobre a importância da energia elétrica e o uso responsável, sem desperdícios. Os desenhos mais originais em forma e conteúdo serão premiados com kits de pintura. Para o primeiro colocado de cada categoria, serão entregues um tablet para a criança e um computador para sua escola.

As ilustrações devem trazer como tema o uso da eletricidade no dia a dia, os perigos do seu uso inseguro e formas de economizar, entre outros tópicos trabalhados pelo programa Iluminando Gerações. As atividades serão realizadas em sala de aula, com a orientação dos professores, que auxiliam os alunos no desenvolvimento de suas habilidades criativas.

Leia Também:  Com redações, alunos de colégio de Campo Magro criaram livro para combater o bullying

PROGRAMA – Há mais de 30 anos, o programa educativo Iluminando Gerações desenvolve atividades e disponibiliza conteúdo para uso nas escolas sobre o uso seguro e eficientes da energia elétrica, relacionando esses temas a conceitos de sustentabilidade.

O programa conta com kits de material escolar, série de vídeos disponíveis no YouTube e dois jogos que podem ser baixados em celulares Android: o “Se liga” e o “Click Esperto”, que ensinam sobre o bom uso da energia, são gratuitos e podem ser jogados sem conexão à internet.

Serviço:

I Concurso de Desenhos Iluminando Gerações

Inscrições até 30 de setembro no site da Copel, abertas a toda rede pública de ensino

Categoria 1 – Alunos de 1° e 2° anos do Ensino Fundamental I

Categoria 2 – Alunos de 3°, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I

O resultado será divulgado a partir de 14 de outubro, com entrega das premiações nas escolas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Published

on

By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

Leia Também:  Saúde capacita servidores que atuam na coleta e análise de dados epidemiológicos

“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

Leia Também:  Jogos de Aventura e Natureza levaram seis modalidades a cinco cidades do Litoral

“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA