NOVA AURORA

PARANÁ

IAT e alunos da PUCPR promovem mutirões de conservação na Serra da Baitaca

Publicado em

O Instituto Água e Terra (IAT) promoveu neste fim de semana um mutirão de conservação no Parque Estadual da Serra da Baitaca, espaço ambiental localizado entre os municípios de Piraquara e Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. A ação ocorreu no sábado (20) e domingo (21) e contou com a participação de 33 estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

A campanha faz parte do projeto comunitário dos acadêmicos, iniciativa desenvolvida pela instituição com todos os alunos da graduação, dentro da grade curricular. A iniciativa contou também com o apoio voluntário do 27º Batalhão Logístico do Exército, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), além de pessoas sem vínculos com instituições.

Por 12 horas, divididas em sessões diárias, o grupo atuou no melhoramento do trecho inicial da trilha de acesso ao Morro Pão de Loth, um dos principais pontos do complexo. O projeto será desenvolvido ao longo do ano, com incursões de dois dias por mês, sempre aos sábados e domingos.

Leia Também:  Sanepar começa migração de unidades operacionais para o mercado livre de energia elétrica

“Podemos destacar a importância das Unidades de Conservação, em especial a relevância histórico-cultural-ambiental do Parque Estadual da Serra da Baitaca e os impactos que a visitação pública pode causar. Buscamos também desenvolver consciência ambiental nos acadêmicos, estimulando a proatividade através de experiências e práticas na execução das atividades”, afirma a bióloga e chefe do Parque Estadual da Serra da Baitaca, Marina Rampim.

“Esse projeto é muito importante e nos ajuda a dar mais visibilidade ao parque. Há muitas atividades que podem ser realizadas, por isso queremos atrair outros projetos para serem desenvolvidos na Baitaca e em outros parques do Paraná”, acrescenta.

COMPLEXO – O Parque Estadual da Serra da Baitaca abrange uma área total de 3.053,21 hectares nos municípios de Quatro Barras (83%) e Piraquara (17%), na Região Metropolitana de Curitiba.

O complexo tem como funções conservar uma amostra do bioma Floresta Ombrófila Densa (FOD), incluídas as formações Floresta Ombrófila Densa Montana (FODM), Floresta Ombrófila Densa Altomontana (FODAM), a fauna, o solo e as águas interiores; e promover atividades que não provoquem nenhuma alteração no ecossistema, dando sustentabilidade à conservação.

Leia Também:  Operação Rondon Paraná é apresentada a prefeitos; adesão dos municípios vai até dia 14

A origem do seu nome tem base em sua localização, numa das formações precursoras das elevações montanhosas e no maior conjunto montanhoso que compõem a Serra do Mar, a Serra da Baitaca. Esta teve seu nome originado da palavra tupi-guarani “mbaetaca”, que designa uma espécie de papagaio (Pionus maximilani), comum na região.

Além do Morro Pão de Loth, os principais atrativos do parque são o Caminho do Itupava e o Morro do Anhangav que, com seus 1.420 metros de altitude, é o local mais importante para a escalada em rocha no Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governo do estado divulga o turismo panamense durante a ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hoteis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  Com El Niño, primavera será quente e chuvosa no Paraná, prevê Simepar

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R41,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

 “Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  Piscinas: receita simples para tratar água evita desperdício e surpresa na conta

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários. “Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA