NOVA AURORA

PARANÁ

Hotéis quase 100% ocupados: Smart City, festival, show e eventos movimentam Curitiba

Publicado em

Na semana de comemoração dos 332 anos de Curitiba a cidade está movimentada por shows, eventos culturais, programações turísticas e convenções. O impacto dos eventos na semana de aniversário da Capital – celebrado no dia 29 – já pode ser observado em diversos setores, como é o caso do turismo, que abrange restaurantes, atrativos e hotéis. Dados do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA) apontam que a rede hoteleira registra praticamente 100% de ocupação.

Nesta quarta-feira (26), a cantora Olívia Rodrigo faz show no Estádio Couto Pereira, atraindo milhares de fãs. O Festival de Curitiba começou no dia 24 e deve movimentar mais de 200 mil pessoas na cidade até abril. Já a Smart City Expo Curitiba teve início no dia 25, na Ligga Arena, e segue até esta quinta, atraindo cerca de 20 mil visitantes.

Nesta quinta e sexta (27 e 28), a Expo Turismo Paraná deve impactar 5,3 mil pessoas no Viasoft Experience. Já a Convenção da Schultz Operadora atrai 400 agentes de viagens, de 28 de março a 1º de abril. Com exceção do show da cantora internacional, os demais eventos têm apoio do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná.

“O Estado entende a importância de atrair e apoiar programações variadas, porque essa é uma forma de colocar o Paraná nos holofotes nacionais do turismo e dos grandes eventos. O setor celebra esse fluxo, porque os turistas ajudam a gerar empregos, movimentam renda e aquecem a iniciativa privada, quem de fato conduz o turismo”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.

NA PRÁTICA – Os dados de ocupação se confirmam na prática: nas redes sociais não é difícil encontrar pessoas falando que está difícil achar leitos em hotéis da cidade, explica Karla Sottomaior, vice-presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA).

Leia Também:  Cohapar entrega casa própria a 71 famílias de Jardim Alegre

“Estamos com uma ocupação quase máxima da hotelaria de Curitiba e Região Metropolitana, graças aos eventos que a cidade recebe. Para o nosso setor, esse movimento é fantástico, porque ajuda os pequenos, médios e grandes empreendedores. Eu vejo na prática, porque trabalho no ramo e recebi nessa semana uma família do Peru em busca de reserva para acompanhar o show da Olívia Rodrigo, mas o hotel já estava lotado”, acrescentou Karla.

Uma breve pesquisa em aplicativos como Airbnb, Booking e outros também mostra que não está fácil reservar um quarto em Curitiba esta semana. Paulo Brazil Mazzeo Neto, do grupo Bristol Hoteis, confirma. “Estamos com nossos hotéis 100% ocupados. O grande motivo são os eventos na cidade, sobretudo os que o Estado apoia, divulgando o destino Paraná”, falou.

SHOW INTERNACIONAL – Apenas para o show da cantora Olívia Rodrigo, a expectativa é que mais de 40 mil pessoas movimentem a cidade. Graças à fama internacional e exclusividade da apresentação em Curitiba, fãs da artista já lotam o entorno do Couto Pereira – alguns fazem fila desde sexta-feira (21) –, o que é benéfico à economia paranaense.

Gustavo Henrique Cavalcanti viajou quase 1,3 mil quilômetros com a família especialmente para o show da cantora. De Brasília (DF), ele conta que não visita Curitiba há sete anos. “É a primeira vez que vou vê-la cantar presencialmente. Chegamos ontem, então deu tempo de turistar, conhecer restaurantes e algumas coisas aqui perto”, disse. A irmã, Gabriela Andrade Cavalcanti, confirma. “A cidade está movimentada, o hotel está bem cheio”, completou.

CULTURA E TURISMO – O 33º Festival de Curitiba conta com apoio inédito do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado que entende a relevância do evento como um fator turístico.

Leia Também:  Segunda edição do projeto Crianças no Teatro alcança mais de 72 mil pessoas

“A cidade inteira está em ocupação máxima, porque Curitiba tem virado esse grande polo turístico, graças às suas belezas, seus atrativos e serviços, onde também está o entretenimento e a cultura”, afirmou Leandro Knopfholz, organizador do Festival.

Para a edição deste ano, são esperadas mais de 200 mil pessoas, que vão acompanhar a programação ou, ainda, trabalhar nos 350 eventos que ocupam 70 espaços culturais de Curitiba e da Região Metropolitana. Denis Kageyama é técnico de multimídia e chegou à Capital para trabalhar na peça “Ao Vivo”, que acontece no Teatro da Reitoria.

“Vim de São Paulo para atuar no espetáculo e fico até o dia 28. O meu hotel está cheio, na hora do café da manhã fica um pouco mais disputado, mas é legal ver que o festival movimenta a cidade, um grande impacto socioeconômico”, relatou o profissional.

O SETOR COMEMORA – Sindicatos e associações que trabalham com serviços ligados ao turismo celebram o movimento que os eventos trazem para a Capital, impactando todo o Estado.

“É positivo, porque o Smart City, Expo Turismo, Festival de Curitiba e os demais eventos aumentam em 20% a clientela nos restaurantes. Hoje estava almoçando e a cozinheira do local disse que o fluxo estava forte”, explicou Luciano Bartolomeu, diretor-geral da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel PR).

Fábio Aguayo, presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) disse que o fluxo no setor está ótimo. “Os turistas gostam e buscam os bares, aumentando em 30% o faturamento em horário de happy hour. Isso é bom, porque impacta o financeiro e atrai novos clientes. Quando o atendimento é bem prestado, o turista recomenda o local”, destacou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Adriana Birolli volta aos palcos do Guairinha em peça que reflete dificuldade de dizer não

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Mais de 600 técnicos municipais da assistência social recebem formação sobre recursos da área

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA