NOVA AURORA

PARANÁ

Governo mobiliza conhecimento, inovação e serviços em evento de ciência e tecnologia

Publicado em

Com uma série de projetos científicos e tecnológicos, a Arena Paraná é um dos estandes mais movimentados da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. Denominado Paraná Faz Ciência, a edição de 2024 do evento acontece na Universidade Estadual de Maringá (UEM), na região Noroeste. A programação começou na segunda-feira (7) e segue até esta sexta-feira (11), com expectativa de reunir 35 mil visitantes, principalmente estudantes da educação básica pública e privada, incluindo alunos dos ensinos fundamental e médio.

Iniciativa do Governo do Estado, a Arena Paraná está instalada no pavilhão científico do evento e abrange ações das secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e da Educação (Seed). No local é possível conferir, por exemplo, uma mostra com 16 novos arranjos de pesquisa e inovação (Napis), coordenados pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná.

Uma dessas iniciativas é o Napi Taxonline, dedicado à identificação e preservação do material biológico (botânico, microbiológico e zoológico) das instituições de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica do Paraná. Já o Napi Segurança Pública & Ciências Forenses busca promover um campo multidisciplinar, para além da perícia criminal, abrangendo a investigação de fraudes e falsificações que afetam a economia em diferentes segmentos, como alimentos e bebidas, cosméticos, higiene pessoal, segurança veicular, medicamentos, entre outros.

O estudante de doutorado Bruno Henrique Mioto Stabile, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais da UEM, destaca a importância de eventos de popularização científica. “Participar de eventos que oferecem oportunidades à população de conhecer o nosso trabalho e os diversos materiais biológicos que o Paraná possui é uma forma de conscientizar e mobilizar as pessoas com relação à importância desses materiais na preservação do meio ambiente”, afirma o pesquisador, que atua como bolsista do Napi Taxonline.

Leia Também:  Educação aplica nesta semana última Prova Paraná do ano a todos os alunos da rede estadual

O agente técnico e de perícia criminal da Polícia Científica do Paraná, Carlos Ricardo Maneck Malfatti, que integra o Napi Segurança Pública & Ciências Forenses, reforça o papel social desempenhado pela instituição na promoção da justiça e segurança pública. “O objetivo é prestar contas à sociedade sobre as ações da polícia, aproximar os cidadãos do cotidiano da instituição e demonstrar que nosso trabalho é prioritariamente voltado para o bem-estar das pessoas”, explicou.

INOVAÇÃO – No espaço da Seti, os visitantes podem conhecer projetos apoiados pelo programa de Propriedade Intelectual com foco no Mercado (Prime), que transforma os resultados de pesquisas acadêmicas em novos negócios, produtos e serviços. É o caso de um hidrocarvão produzido à base de casca de semente de araucária, o pinhão, desenvolvido por pesquisadores da UEM. A solução inovadora pode ser aplicada para combater substâncias presentes em embalagens plásticas, cujas partículas podem contaminar a água e os alimentos e provocar câncer e problemas hormonais e cardíacos.

Outro projeto, também desenvolvido na UEM, é uma mesa ortostática com dobradura, um equipamento hospitalar para reabilitação de pacientes com lesões neurológicas, como lesão medular e paralisia cerebral. No local também é possível conhecer uma maleta didática de controle e automação industrial, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que consiste em uma ferramenta educacional para facilitar o aprendizado de processos industriais em cursos de engenharias, tecnológicos e técnicos.

SERVIÇOS TECNOLÓGICOS – O Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) também está presente na Arena Paraná com a apresentação de projetos nas áreas de segurança alimentar, melhoria da qualidade da água e produção de alimentos orgânicos. O instituto vinculado à Seti também divulga um teste de sorologia antirrábica, um serviço ofertado para tutores que pretendem viajar para outros países transportando animais de animação.

Leia Também:  PCPR na Comunidade leva serviços a Colombo, Toledo e Maringá no sábado

O Tecpar é primeiro laboratório do Sul do Brasil credenciado para a emissão desse tipo de laudo, que é aceito em 37 países: China; Coreia do Sul; Emirados Árabes; Escócia; Estados Unidos; Inglaterra; Irlanda do Norte; Noruega; País de Gales; Suíça; além dos 27 países-membros da União Europeia. O documento comprova que o pet está imunizado contra o vírus da raiva. A apresentação desse laudo é obrigatória para os brasileiros que viajam para o Exterior na companhia de animais de estimação.

AUDIOVISUAL – Uma das atrações da Arena Paraná é o estúdio de produção de conteúdos audiovisuais da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), que envolve os centros de educação a distância (EAD) das sete universidades estaduais. Os estudantes podem conhecer, de forma imersiva, o estúdio de experiência em produção de videoaulas, com possibilidade de manusear os equipamentos, como câmeras, microfones e acessórios de iluminação profissional. Eles também participam de projeções práticas de gravação e aprendem sobre os processos técnicos e criativos da produção audiovisual, a partir da captação de som e imagem.

Em parceria com o estúdio móvel da Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), a UVPR está produzindo uma variedade de conteúdos diários com entrevistas e depoimentos de professores, autoridades e visitantes do evento. O material é editado pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e estará disponível, a partir desta sexta-feira (11), em uvpr.pr.gov.br.

A UVPR ainda está transmitindo em tempo real, ao longo desta semana, toda a programação de painéis e palestras do Encontro Estadual de Museus Universitários.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Sistema Paranaense de Fomento destaca importância do crédito no Emupar 2024

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Produtores atendidos pelo IDR-Paraná se destacaram no Prêmio Queijos do Paraná

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA