NOVA AURORA

PARANÁ

Governo federal autoriza mais nove doutorados nas universidades estaduais

Publicado em

O governo federal, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), aprovou mais nove cursos de doutorado nas universidades estaduais do Paraná. As novas ofertas são Ciências da Saúde; Estudos de Linguagem; Psicologia, Ciências Sociais e o curso de Bionergia, que será ofertado em rede em cinco universidades estaduais. A lista com os novos doutorados aprovados foi divulgada na terça-feira (29), após parecer emitido pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes.

Todos os doutorados aprovados são de programas que já ofertam mestrado na mesma área. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) teve a aprovação de dois novos cursos, em Estudos da Linguagem e Ciências da Saúde. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) terá o doutorado em Psicologia, e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) passa a ofertar também o curso na área de Ciências Sociais.

O curso de doutorado em Bioenergia é realizado em rede com associação de seis universidades – UEL, UEM, UEPG, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Leia Também:  Biblioteca Pública promove em abril a Feira Literária de Curitiba e grandes novidades

Além das seis instituições de ensino superior, o Programa tem como parceiros a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, Marcos Ventura Faria, explica que a Bioenergia é uma áreas de destaque no cenário nacional. “O doutorado em Bioenergia é um curso bastante importante porque já existe a demanda uma vez que já ofertamos o mestrado há algum tempo. Esse curso trará um fortalecimento muito grande para a área, já que é um dos temas prioritários em nível estadual e nacional”, disse.

Ao todo, 36 instituições públicas e privadas ofertam 652 cursos de mestrado e doutorado no Paraná. A rede pública estadual de ensino superior totaliza 328 cursos com centenas de possibilidades para pesquisas acadêmicas. As sete universidades estaduais reúnem mais da metade dos cursos de pós-graduação Stricto sensu ofertados no Paraná.

Leia Também:  Semana da Oficina de Música terá Edu Lobo, Gilsons e Tereza Cristina no Guaíra

OUTRAS IES – Na mesma lista aprovada pela Capes há outros dois cursos de mestrado aprovados no Paraná. O Instituto Federal do Paraná, Câmpus Palmas, ofertará o curso de Ambientes Saudáveis e Sustentáveis; e a Universidade Tuiuti do Paraná recebeu a aprovação do curso de mestrado em Odontologia.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com contêineres inteligentes, Recicla Paraná chega a Ponta Grossa, nos Campos Gerais

Published

on

By

Ponta Grossa, nos Campos Gerais, ganhou nesta terça-feira (15) o primeiro ponto de coleta seletiva de resíduos sólidos, no Parque Ambiental (Centro). O projeto, chamado de Recicla Ponta Grossa, se utiliza de contêineres inteligentes e instalados nesta terça-feira (15) no Parque Ambiental (Centro). A ação é coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e integra o projeto Recicla Paraná, que visa, entre outros objetivos, a promoção da cadeia ética de reciclagem, a transformação de hábitos e o incentivo à geração de renda.

A iniciativa faz parte da contrapartida social aos incentivos fiscais oferecidos pelo Governo do Estado por meio do programa Paraná Competitivo, e funciona em parceria com a So+Ma Negócios Inclusivos e Heineken Brasil.

Ponta Grossa é o primeiro município a receber o ponto de coleta, já com o novo sistema do projeto que visa promover a inclusão social e ambiental por meio de um programa de vantagens. Ou seja, os resíduos recicláveis viram pontos no aplicativo Recicla PG, que podem ser trocados por produtos e benefícios em estabelecimentos cadastrados. O App já está disponível gratuitamente nas principais lojas de aplicativos como a Google Play Store e a App Store. Outros dois pontos de coleta ainda serão instalados no município nos próximos meses, além do projeto de capacitação de catadoras, o Empreendedoras da Reciclagem.

Leia Também:  Homem com dois transplantes e criança com coração novo: sistema paranaense salva vidas

Os contêineres são gerenciados pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Uvaranas (Acamaruva) em parceria com a prefeitura de Ponta Grossa. A estrutura conta com sistema inteligente que identifica os usuários e registra os resíduos entregues por meio do aplicativo.

Diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto explica que os ecopontos vão impactar positivamente na melhoria da coleta seletiva e no trabalho dos catadores e recicladores, promovendo a capacitação para mais de 100 pessoas da região. O projeto, segundo ele, será estendido para mais municípios do Paraná ainda em 2025.

“O que estamos fazendo é fomentar essa cadeia, dar condições para que esses coletores de reciclagem possam realizar seu trabalho com todas as condições possíveis, chamando a população a participar da reciclagem”, afirma Andreguetto.

De acordo com dados da Sedest, o Paraná conta com aproximadamente 443 associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, com 6 mil associados, a maior parte mulheres.

Leia Também:  Paranaguá é a segunda cidade com com mais trabalhadores portuários no Brasil

APLICATIVO – A So+Ma é uma das executoras da iniciativa e visa, com a tecnologia desenvolvida para o App, a ampliação da taxa de reciclagem e maior engajamento da população, com dados transparentes e indicadores de impacto socioambiental.

“Em um primeiro momento as pessoas querem os benefícios, mas, com o tempo, isso vai se transformando. O fato é que o aplicativo passa a materializar todo o impacto ambiental, toda economia gerada, e para onde está indo esse material. A partir disso, as pessoas passam a entender que são atores empoderados para fazer a transformação” destaca a CEO da So+Ma, Cláudia Pires.

Com participação em atividades que incentivem o consumo e descarte corretos, a Heineken Brasil é parceira e patrocinadora do Recicla PG. “Nada mais adequado do que lançar uma iniciativa que possa trazer uma solução para o consumidor, para cidade e para os catadores de materiais recicláveis. A nossa responsabilidade como companhia é continuar fazendo o bem para a população por meio dos nossos produtos e projetos”, ressalta a diretora de Sustentabilidade da empresa, Lígia Camargo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA