NOVA AURORA

PARANÁ

Governo abre inscrições para seminário sobre contratação de inovação pelo Setor Público

Publicado em

Nos dias 13 e 14 de agosto, o Governo do Estado por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), realiza a segunda edição do Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público. O evento acontece no Canal da Música, em Curitiba. As inscrições são abertas ao público e podem ser realizadas de forma gratuita no site da Escola de Gestão. O seminário é promovido em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado, Gazz Conecta, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Escola de Gestão do Paraná.

Focado nos instrumentos trazidos pelo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, o cronograma do seminário inclui palestras e painéis com especialistas nacionais, com ênfase na desmistificação das compras públicas de inovação. O objetivo do evento é promover a inovação em todo o país, além de atrair e possibilitar conexões entre gestores públicos, startups, estudantes e outros interessados.

O secretário da Inovação, Alex Canziani enfatiza a importância do evento para viabilizar um maior desenvolvimento e fluidez na gestão pública. “Com esse evento estamos trazendo especialistas para falarem sobre essas compras inovadoras que a atual legislação permite realizar. A ideia é capacitar nossos gestores para que eles inovem cada vez mais na administração pública, e também para que possamos trazer as melhores opções para atender as necessidades do Estado do Paraná”, afirma.

Leia Também:  Carreta da Inovação leva ações para moradores de Cianorte e São Mateus do Sul

O presidente do TCE-PR, Fernando Guimarães, explica que gestores públicos precisam estar atentos às transformações do mercado e buscar sempre estar com os olhos voltados às novidades em produtos e processos.

“Nossa gestão sempre tem buscado a inovação e a realização deste Seminário será uma oportunidade de mostrar ao gestor que o Tribunal de Contas, dentro de sua vertente de orientar, também está motivado com as novidades do mercado, com as novas iniciativas que brotam nas startups e que podem representar uma solução para determinada questão no âmbito administrativo”, completa.

A primeira edição do Seminário Estadual de Contratação de Inovação, realizada em 2023, teve como foco discussões sobre o Marco Legal das Startups (Lei Complementar nº 182/21) e a Lei de Inovação do Paraná (Lei estadual n° 20.541/21). Entre empresários e sociedade civil, o evento de capacitação reuniu mais de 500 pessoas.

Neste ano, estão entre os palestrantes confirmados o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) André Rauen e o procurador do Estado de São Paulo, Rafael Fassio. Ambos trarão situações reais, mostrando a aplicação de ferramentas e atuação de diferentes órgãos perante a compras públicas de inovação.

Leia Também:  Governo do Estado divulga edital de R$ 50 milhões para apoiar projetos esportivos

Segundo Rauen, existem diversos instrumentos com grande potencial para transformar a realidade desse tipo de aquisição, os quais estão à disposição de gestores públicos. Durante o painel, o pesquisador vai apresentar algumas dessas ferramentas com base na qualidade tecnológica e potencial da solução que elas trazem, além de também discutir a importância de comprar políticas públicas para a inovação a nível municipal, estadual e nacional.

“O Estado tem um poder de compra e de influência em mercados muito alto. Então, as compras públicas para a inovação pegam esse poder e tentam direcioná-lo para desenvolvimentos tecnológicos socialmente necessários e desejáveis, considerando quais são os efeitos diretos e indiretos dessa aquisição para o estímulo à atividade privada de inovação”, explica.

Serviço:

2º Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público

Data: 13 e 14 de agosto

Local: Canal da Música – Grande auditório – Rua Júlio Perneta, 695 – Mercês – Curitiba

Inscrições por meio da Escola de Gestão do Paraná: AQUI

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Balé Teatro Guaíra faz apresentações em festivais de João Pessoa e Recife

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Norte Pioneiro recebe Rede399 e elege prioridades para o próximo Plano Plurianual do Estado

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA