NOVA AURORA

PARANÁ

Governador destaca potencial logístico do Paraná a investidores de Toronto

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu na noite deste sábado (11) em Toronto, no Canadá, com o senador Victor Oh e investidores dispostos a ampliar negócios no Brasil, dando sequência à agenda internacional no país norte-americano. O encontro contou com a presença do embaixador do Brasil no Canadá, Carlos França.

Ratinho Junior apresentou dados econômicos do Estado, cujo Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 5,8% em 2023, além da valorização dos ativos ambientais, uma vez que 32% da matriz econômica do Paraná já é considerada verde. Ele lembrou, também, que o Estado receberá nos próximos anos um aporte superior a R$ 55 bilhões com a concessão de lotes rodovias federais e estaduais, no maior pacote do País e da América Latina. Atualmente dois já foram leiloados e estão sob administração de concessionárias e outros dois devem ir a leilão em 2024.

“A infraestrutura do Paraná passa por um processo de transformação com as concessões de rodovias em andamento. Ao melhorar a nossa infraestrutura, o custo dos nossos produtos cai, e consequentemente teremos mais competitividade no mercado internacional. É isso que esse grande pacote ajuda a fazer: reposicionar o Paraná como uma região próspera e muito relevante para o mundo”, frisou Ratinho Junior. “No Paraná o empresário que gera emprego e renda tem todas as condições para crescer a ampliar negócios”.

Leia Também:  Missões internacionais de 2023 trouxeram R$ 4,5 bilhões de investimentos ao Paraná

Na encontro, o governador também apresentou dados que demonstram que o Paraná tem localização estratégica, o que facilita a exportação de bens de consumo para países como Argentina, Paraguai e estados do Sudeste. “Temos o Porto de Paranaguá, que foi eleito pelo quarto ano consecutivo o mais eficiente do Brasil, a movimentação em nossos aeroportos não para de crescer depois que eles foram concedidos para a iniciativa privada, e estamos com a Nova Ferroeste sendo licenciada. Essa integração de modais ajuda muito o empresário que investe no Estado”, disse.

Ratinho Junior também respondeu perguntas de empresários que estão prospectando investir no Paraná. O encontro foi articulado por Victor Oh, que trabalha com as questões relacionadas ao comércio internacional, pequenas empresas e empreendedorismo. Ele é conhecido por sua defesa das relações bilaterais entre o Canadá e a Ásia, especialmente a China, visando promover oportunidades econômicas e cooperação mútua.

Leia Também:  Consumidores já podem consultar bilhetes do Nota Paraná para o sorteio de dezembro

MONTREAL – No domingo (12), em Montreal, no Quebec, Ratinho Junior se reuniu com o diplomata canadense e ex-cônsul geral do Canadá em São Paulo Stéphane Larue, que ocupa o posto de presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC). O objetivo é aprofundar as possibilidades de parcerias com o país norte-americano, dando sequência à Paraná Infrastructure Round Table, rodada de negócios promovida na última sexta-feira com fundos de pensão.

COMITIVA – Participaram do encontro os secretários de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, de Planejamento, Guto Silva, de Comunicação, Cleber Mata, o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, os deputados estaduais Alexandre Curi e Gugu Bueno, e o prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Exportações paranaenses crescem 9% no primeiro bimestre de 2023

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com chuvas mais intensas, Saúde alerta para cuidados contra a leptospirose

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA