NOVA AURORA

PARANÁ

G2 celebra 25 anos com um espetáculo inédito sobre um sujeito que não aproveita a vida

Publicado em

O G2 Cia de Dança do Teatro Guaíra se prepara para um espetáculo inédito: “Gregor – uma odisseia patética”. A nova peça vai coroar os 25 anos da trajetória da companhia master que tem o propósito de explorar rumos e estéticas na linguagem da dança contemporânea. A estreia está prevista para O dia 31 de maio no auditório José Maria Santos, o Teatro da Classe. Ela fica em cartaz até o dia 8 de junho.

Com direção de Andrei Moscheto, o espetáculo promete surpreender o público ao misturar dança, teatro e humor em uma jornada nada convencional sobre o sentido da vida. O resultado é uma narrativa que, com leveza cômica, conta a história de um sujeito que está passando por esta vida sem aproveitá-la.

O espetáculo se inspira em diversas fontes de movimento e comicidade: o cartunista Quino, criador da Mafalda, com sua filosofia crítica, o trio Tricicle da Espanha, menções a obras de Franz Kafka, do filme “Cantando na Chuva”, do humor de Jerry Lewis e outros expoentes artísticos. A dramaturgia foi construída em conjunto com os integrantes do G2.

Leia Também:  Campeonato de vôlei de praia, bodyboarding e jogos na água agitam Litoral no fim de semana

“Estamos desenvolvendo uma obra que aproveita ao máximo a criatividade do G2. Foi importante desenvolver a parte teatral primeiro, para que os bailarinos da companhia pudessem dançar como personagens. A dança faz parte fundamental da nossa história”, explica Moscheto, que há mais de 25 anos dirige o grupo de teatro Antropofocus. “Tivemos bastante cuidado para que esta parte estivesse bem sólida. Agora estamos incluindo cada vez mais os elementos de dança. Isso tem feito o espetáculo crescer muito”.

A trilha sonora e a sonoplastia serão assinadas por Enzo Veiga, completando a experiência sensorial do espetáculo. A equipe técnica traz ainda nomes como Cris Roza (figurinos), Fer Bueno (adereços) e Gabrielle Windmüller (cenário), todos somando suas criações à proposta estética deste trabalho.

“Esses colaboradores estão ajudando a refinar ainda mais o que queremos trazer ao público. E a companhia G2, neste momento do processo, consegue colaborar ativamente no processo visual, afinal eles conhecem muito bem a história do espetáculo e são conscientes da demanda de movimentos tanto de seus personagens como do todo em si. A dança é cada vez mais presente na dramaturgia o que é ótimo. Fez com que o espetáculo pudesse crescer ainda mais”, explica Moscheto.

Leia Também:  Protagonistas da merenda: alunos do Paraná avaliam novos alimentos do cardápio

G2 – Criado em dezembro de 1999, o G2 Cia de Dança nasceu no Centro Cultural Teatro Guaíra a partir do desejo de dar continuidade à carreira dos bailarinos do Balé Teatro Guaíra, valorizando a maturidade artística. É inspirado em uma companhia pública holandesa formada por bailarinos master. A estreia do G2 aconteceu em julho de 2000, com os espetáculos “Instável Sonata”, de Adriana Grechi, e “Pare, pense, faça alguma coisa!”, de Tuca Pinheiro.

Atualmente, o G2 é a única companhia pública de bailarinos master em atividade na América Latina, reafirmando seu papel de referência e inovação na dança contemporânea. Saiba mais sobre a história da companhia AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Adapar entrega mais 60 veículos para trabalho de vigilância sanitária

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Campeonato de vôlei de praia, bodyboarding e jogos na água agitam Litoral no fim de semana

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA