PARANÁ
Fim do improviso: Ratinho Junior inaugura nova APAE de Flor da Serra do Sul
Publicado em
21 de março de 2025por

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta sexta-feira (21) – Dia Internacional da Síndrome de Down – a nova APAE de Flor da Serra do Sul, no Sudoeste, uma das 17 escolas de educação especial que estão sendo construídas em sua gestão, em uma iniciativa inédita do Governo do Estado. A APAE Flor da Vida atende 42 alunos com deficiência. Até então ela funcionava de forma improvisada na garagem da Câmara do município e em outro imóvel na cidade vizinha de Palma Sola, em Santa Catarina.
“Estamos inaugurando mais uma aula de Educação Especial para os alunos da APAE de Flor da Serra do Sul, dando oportunidade a professores e alunos de ter um espaço adequado, que os atende de forma respeitosa”, salientou Ratinho Junior. “O Paraná nunca tinha construído unidades como essa, sempre foi um trabalho feito pelos pais e comunidade, e há três anos começamos esse projeto para poder criar um espaço adaptado, organizado e preparado realmente para oferecer uma boa educação”.
O Governo do Estado investiu R$ 1,8 milhão na nova nova estrutura, localizada em um terreno de 5 mil metros quadrados adquirido pela própria entidade. O repasse, a fundo perdido, foi feito pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid) ao município, que foi responsável pela execução da obra.
“É um momento ímpar e um marco histórico para o nosso município. É imensurável a nossa gratidão ao Governo do Estado por essa obra, que representa muito para a nossa população e é o projeto mais importante do nosso município”, salientou o prefeito de Flor da Serra do Sul, Valmor Felipe Júnior. “A partir de agora, com a sede nova, a parceria que sempre tivemos com a APAE vai se fortalecer ainda mais”.
Todos os espaços da unidade são adaptados para atender às necessidades dos estudantes, que têm entre 2 e 76 anos de idade e diferentes graus de deficiência física, intelectual ou motora. Ela conta com seis salas de aula, cozinha, refeitório e salas destinadas para a secretaria, direção, sala de professores, biblioteca e para os atendimentos de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia.
Os planos agora incluem a construção de novas estruturas no terreno amplo, como quadra esportiva e piscina. Além disso, também deve ser construído no local um espaço para aulas de equoterapia, que já são oferecidas pela instituição.
A APAE Flor da Vida foi fundada em 2007 e contava com o auxílio da comunidade para funcionar. Nos primeiros anos, os alunos eram levados para a cidade vizinha de Marmeleiro ou até mesmo a Francisco Beltrão, a cerca de 45 quilômetros de distância, para os atendimentos. Depois, a entidade passou a funcionar no porão de uma casa emprestada em Palma Sola.
“Essa obra é um marco para nós. Foi muito tempo trabalhando e lutando, muitas promessas não cumpridas, mas agora graças a Deus deu tudo certo e está aí a obra sendo entregue para a comunidade”, ressaltou o presidente da APAE Flor da Vida, Sinval Tives Pimentel. “Foi uma história de superação. Quando o trabalho iniciou, os alunos eram levados a outras cidades e depois, aqui na cidade, ficavam em espaços improvisados. Agora é uma nova história. Estamos vindo agora para um espaço adequado, que oferece todas as condições de atendimento aos alunos”.
Nos últimos anos, a APAE se dividia entre dois lugares: a garagem da Câmara Municipal e outro imóvel a duas quadras de distância, que pela particularidade das duas cidades, cujas divisas são as próprias ruas, também fica em Palma Sola. Os alunos tinham as aulas na Câmara e precisavam se deslocar para o outro local para a merenda ou atendimentos especializados.
Como muitos são cadeirantes ou têm dificuldade de locomoção, essa era uma missão trabalhosa para os funcionários da instituição, principalmente em dias de frio ou chuva. Além disso, nenhum dos espaços contava com dependências adaptadas para os alunos, nem mesmo os banheiros, gerando mais complicações.
A diretora da APAE Flor da Vida, Elisabete Caron, destacou que o espaço vai oferecer um atendimento digno não só para os estudantes, como também para os funcionários. “Estávamos há 14 anos esperando por essa sede. Estávamos na Câmara de Vereadores no Paraná, e caminhávamos duas quadras até Santa Catarina com chuva, com frio, levando os cadeirantes e os pequenos. Às vezes eles fugiam, soltavam da mão do professor, então tínhamos que ter muito cuidado. Passamos por muitas dificuldades que agora não vamos ter mais por estar num local adequado”, disse.

EDUCAÇÃO ESPECIAL – A unidade de Flor da Serra do Sul é a segunda das 17 Escolas de Educação Especial que estão sendo construídas pelo Governo do Estado no Paraná. A escolha dos municípios atendidos contou com a participação da Federação das APAEs do Estado do Paraná (Feapaes), que selecionou as instituições que mais tinham necessidade de um espaço adequado, já que muitas funcionavam em locais improvisados.
O presidente da Feapaes, Alexandre Botareli César, explicou que a entidade contribuiu com a seleção das unidades que mais necessitavam de uma sede adequada para o seu funcionamento. “Quando surgiu essa possibilidade, os 30 conselhos do movimento apaeano se reuniu para escolher quem precisava mais. Essa escola é motivo de muita alegria para nós, porque ela funcionava na garagem da Câmara de Vereadores. Agora ela oferece dignidade e uma situação melhor não só ao aluno e à família, mas também aos colaboradores”, afirmou.
A primeira inaugurada foi a de Nova Laranjeiras, que atende cerca de 70 alunos. As demais estão sendo construídas, em fase de projetos ou licitação para atender Altamira do Paraná, Ariranha do Ivaí, Boa Vista da Aparecida, Cambira, Capitão Leônidas Marques, Douradina, Kaloré, Guamiranga, Nossa Senhora das Graças, Piên, Prado Ferreira, Rio Branco do Ivaí, Nova Londrina, Santo Inácio e Tunas do Paraná.
A parceria também contou com apoio da Assembleia Legislativa do Paraná, através do gabinete do deputado Pedro Paulo Bazana, que trabalha há mais de 20 anos com essas instituições. “Sabíamos da necessidade da construção dos espaços físicos, que estavam inadequados para algumas APAEs. Apresentamos o projeto ao governador, que com sua sensibilidade o colocou em prática. É uma parceria muito forte para que essas obras aconteçam, dando dignidade às pessoas com deficiência”, disse.
Além do recurso investido na construção das unidades, o Governo do Estado repassa anualmente R$ 480 milhões para as escolas de Educação Especial nos 399 municípios. Até 2027 o investimento será de R$ 1,9 bilhão.
A medida beneficia mais de 40 mil estudantes com deficiências de todas as idades e familiares ligados a estas unidades. Os recursos são utilizados para garantir a manutenção das instituições e também a equiparação salarial dos profissionais que atuam nestas instituições em relação aos demais servidores da educação.
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ATUAÇÃO – Criadas em 1954, as primeiras APAEs surgiram para prestar assistência às pessoas com Deficiência Intelectual ou Deficiências Múltiplas, buscando soluções para que os filhos tivessem condições de inserção na sociedade. Atualmente, o Paraná conta com 350 associações, entre APAEs e outras entidades filiadas, que atendem cerca de 47 mil alunos nas áreas de educação, saúde e representatividade na luta por seus direitos de inclusão social.
Há décadas, as APAEs lutam de forma independente pela inclusão social das pessoas com deficiência intelectual ou múltiplas deficiências. Em todo o Brasil, as escolas que atendem este público costumam ser instaladas em locais construídos com outras finalidades, muitas vezes com recursos dos próprios familiares e apoio de organizações filantrópicas.
PRESENÇAS – Acompanharam a solenidade a secretaria estadual das Cidades, Camila Mileke Scucato; o secretário estadual do Planejamento, Guto Silva; os deputados estaduais Ademar Traiano, Adão Litro e Wilmar Reichembach; e demais autoridades.
Fonte: Governo PR

PARANÁ
Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná
Published
9 horas agoon
18 de abril de 2025By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.
Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.
Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.
Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.
Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.
“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.
INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.
“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.
Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.
Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:
Paraná: 29
São Paulo: 17
Ceará: 13
Piauí: 11
Tocantins: 3
Rio de Janeiro: 3
Rio Grande do Sul: 3
Pernambuco: 2
Minas Gerais: 1
Distrito Federal: 1
Mato Grosso do Sul: 1
Pará: 1
Fonte: Governo PR

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