NOVA AURORA

PARANÁ

Festival de Curitiba, Detonautas, Toni Garrido e museus com estreias agitam agenda cultural

Publicado em

As instituições culturais do Estado estão com programação cheia para o final de semana e a segunda quinzena de março. Os eventos e atividades atendem públicos de todas as idades.

Preparando-se para receber o Festival de Curitiba, a partir de segunda-feira (25), o Centro Cultural Teatro Guaíra inicia sua agenda de sua participação no maior evento de teatro da América Latina. O destaque é a estreia nacional de “Agora é que são elas”, com direção e texto de Fábio Porchat, e a peça “Tatuagem”, sobre o amor e a liberdade em tempos de opressão. Neste fim de semana, o Guairão recebe duas atrações nacionais: a banda Detonautas, na sexta (22), e Toni Garrido, no sábado (23).

No Museu Oscar Niemeyer (MON), duas atividades contemplam a obra do artista Mario Rubinski, acompanhando a exposição “Mario Rubinski – O Espaço Imantado”, enquanto o Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) recebe o fotógrafo Wagner Melo para uma temporada de residência artística. O Museu Paranaense (MUPA) oferece os últimos dias da exposição “mau da língua”, com lançamento de catálogo no encerramento.

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) terá diferentes eventos, como a dança “Crônicas de Nós” e o intercâmbio cultural do Conexão Brasil-Angola+. Na Seção Infantil, atividades lúdicas e educativas, como a Hora do Conto com o livro “O Tapete de Maria”.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná

Apresentação de dança – Neste sábado (23), haverá a apresentação de dança “Crônicas de Nós”, da cidade de Paula Freitas, às 11h, no auditório, com capacidade para 132 lugares.

Conexão Brasil-Angola+ – Na segunda (25) e terça-feira (26), como resultado da parceria entre a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Universidade de Luanda (UniLuanda), as instituições promoverão diálogos sobre temáticas acadêmicas de ambos os países. Das 9h às 17h, no Auditório, com limite de 132 assentos.

Ler Junto, com Guilherme Shibata – Os encontros, marcados por leitura guiada e discussão com o público dos contos da literatura brasileira e mundial, estão agendados para todas as segundas-feiras, às 18h30. A próxima leitura, no dia 25, do conto “Aqueles dois”, de Caio Fernando Abreu, será excepcionalmente no espaço Coworking, no 3º andar da biblioteca.

Lançamento de livros – Na quarta-feira (27), haverá uma sessão dupla de lançamento de livros: “O Bispo Negro de Curitiba”, de autoria de Kandiero, e “Caderno Pedagógico Oralidades Afro-paranaenses”, criado em parceria com Edna Coqueiro, da Secretaria Estadual de Educação, e Mel e Kandiero, da Editora Humaitá, para apoiar a inclusão da História e Cultura Afro-paranaense nas escolas. O evento também vai contar com sessão de bate-papo e autógrafos com os autores, a partir das 16h, no hall térreo.

Seção Infantil

Sábado Lúdico – Evento para crianças de 6 a 12 anos, voltado para o aprendizado de RPG e card games. É no sábado, dia 23, na Gibiteca/Multimeios, das 10h às 12h.

Hora do Conto – Sessões diárias de contação de histórias. A partir de segunda (25), o livro escolhido é “O Tapete de Maria”, da escritora Simone Cosac Naify. De segunda a sexta-feira, das 11h e 15h, e aos sábados, às 11h.

Cine Pipoca – Na quarta-feira (27), o filme em exibição será “O Serviço de Entregas da Kiki”, às 14h30, no auditório. O projeto, voltado para crianças, contará com distribuição de pipoca e receberá até 132 pessoas.

Seção Braille

Encontro de eficientes – Roda de conversa para pessoas com deficiência visual, organizada pela Seção Braille, nesta sexta-feira (22), das 14h às 17h, no espaço Coworking da Biblioteca.

Projeto Cine Inclusivo (filmes) – Sessões com exibição de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.  Título disponível: “O Branco” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 23 minutos.

Projeto Cine Inclusivo (livros) – Sessões com tradução de livros em janela de Libras para pessoas com deficiência auditiva.

Títulos disponíveis:

“A Ilha do Tesouro” – Autor Robert Louis Stevenson | Livro narrado em Libras.

“Dom Quixote” – Adaptação Clélia Regina Ramos | Livro narrado em Libras.

Leia Também:  Para fortalecer portfólio, Tecpar diversificou investimentos e pesquisas na área da saúde

Horário: 8h30 às 18h – segunda a sexta-feira O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone: (41) 3221-4985.

Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR)

Quartas Musicais – Toda quarta-feira, às 18h, é dia de música no museu com o projeto Tons Vizinhos, em parceria com o curso de Música da Unespar. Entrada livre e gratuita.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Novo residente – O fotógrafo curitibano Wagner Melo já está ocupando o Ateliê Alfredo Andersen, anexo ao Museu Casa, em seu projeto de residência artística. Em sua pesquisa, Wagner registra e reflete Curitiba, transformando o ateliê em um observatório investigativo sobre a fotografia de rua, o meio urbano, a arquitetura e a geometria da capital paranaense em paralelo ao fator humano e as figuras da cidade. Por mais de 40 dias, o artista e suas produções poderão dialogar com o museu e interagir com as atividades do setor educativo. O público pode acompanhar mais sobre sua pesquisa nas redes sociais do fotógrafo, em @wagnermelo.photoart.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Mesa-redonda – Acompanhando a exposição “Mario Rubinski – O Espaço Imantado”, em cartaz na sala 7, nesta sexta (22), às 19h, o MON promove a mesa-redonda sobre a obra do artista paranaense. A conversa pretende revisar e introduzir a produção do artista no debate sobre a arte nacional, além de articular possíveis relações entre a pintura de Rubinski e a pesquisa plástica de outros artistas brasileiros. 

Estarão presentes o curador da mostra, Adolfo Montejo Navas, o professor e crítico de arte Ronaldo Brito, o artista plástico Paulo Pasta, com mediação do pesquisador Bruno Marcelino. No Auditório Poty Lazzarotto, com entrada livre. O acesso será liberado por ordem de chegada.

Conhecendo Artistas – Nesta quarta gratuita (27), o MON promove a mediação “Conhecendo Artistas: Roteiro Temático Mês das Mulheres”. O público de todas as idades será convidado a percorrer um roteiro com obras expostas, assinadas por artistas mulheres, acompanhado por educadores do museu. O ponto de encontroé a rampa do 1º andar, às 15h. Vagas esgotadas.

MON na Escola A iniciativa do museu destinada a profissionais da educação tem a sua primeira edição do ano no dia 27 e contará com a presença da artista e curadora Eliane Prolik. Haverá uma visita mediada na exposição “Espaço Imantado – Mario Rubinski”, em cartaz na Sala 7, seguida de uma oficina artística. A atividade é gratuita, mas exige inscrição prévia por meio deste link. Os encontros acontecem em duas sessões: das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h. Atividade gratuita. Acesso liberado por ordem de chegada.

MON sem Paredes – Outra opção é o MON sem Paredes – Artistas Conquistam os Jardins, lançado na semana passada. O projeto leva esculturas para a área externa do Museu Oscar Niemeyer, conhecido como Parcão, com as quais o público, em especial as crianças, pode interagir. As obras são assinadas pelos artistas Artur Lescher, Rômmulo Conceição, Alexandre Vogler, Narcélio Grud e pela portuguesa Joana Vasconcelos. A curadoria é de Marc Pottier.

Museu Paranaense (MUPA)

Últimos dias e lançamento de catálogo – Neste sábado (23), às 16h, o museu lança o catálogo da exposição “mau da língua”, do artista norte-mineiro Davi de Jesus do Nascimento. O evento marca o encerramento da mostra, que termina no dia 24. Na ocasião, haverá uma mesa de conversa com ele, Brenda K. Souza, que assina o texto crítico da exposição, e Beatriz Lemos, autora de um texto do catálogo sobre a trajetória do artista.

Centro Cultural Teatro Guaíra 

Festival de Curitiba A programação do maior evento de teatro da América Latina, o Festival de Curitiba, inicia na segunda-feira (25) e passa por todos os auditórios do Centro Cultural Teatro Guaíra. No Guairão tem estreia nacional com direção e texto de Fábio Porchat em “Agora é que são elas”, na terça e quarta (26 e 27). No Guairinha, “Tatuagem”, um espetáculo sobre o amor e a liberdade em tempos de opressão, está em cartaz na quarta e quinta (27 e 28). No Miniauditório, a partir de quinta (28), “Archigram!” é uma comédia que narra uma sociedade tragicômica em busca da salvação. “Todas as coisas maravilhosas”, no Teatro José Maria Santos, na terça e quarta (26 e 27), conta a história de um menino que começa a escrever listas de todas as coisas maravilhosas que podem fazer a mãe recuperar a vontade de viver. 

Leia Também:  Universidades recebem novos veículos para reforçar núcleos de apoio a mulheres e crianças

Mais informações no site do Festival de Curitiba e no calendário do Teatro Guaíra.

Guairão

Detonautas – Para celebrar duas décadas do primeiro disco, a banda Detonautas vem a Curitiba para única apresentação no Teatro Guaíra, nesta sexta-feira (22), da turnê inédita “Detonautas Tour 20 anos – Acústico”, que reúne sucessos da carreira e outras novidades. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Disk Ingressos.

Toni Garrido – Baile Free – Conhecido por seu extenso trabalho na banda Cidade Negra desde 1994, o cantor, compositor e multi-instrumentista Toni Garrido chega a Curitiba para única apresentação do show que estreia sua carreira solo, o Baile Free. A apresentação acontece no sábado (23), às 21 horas, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Os ingressos estão à venda no Disk Ingressos

Miniauditório

“Os Analfabetos” – O drama psicológico “Os Analfabetos” traz a atriz Guta Stresser de volta aos palcos curitibanos. Sob direção de Adriano Petermann e com texto de Paula Goja, o tema é a incomunicabilidade nas relações humanas e a constante adequação aos diferentes papéis em confronto com os sentimentos reprimidos no dia a dia. De 22 a 24 de março, às 19h, no auditório Glauco Flores de Sá Brito. A entrada é gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação.

“As Santas” – Inspirado na obra de Jean Genet e após quase 55 anos da estreia de “As Criadas”, Danilo Avelleda volta a fazer parte do elenco da montagem, que agora leva o nome de “As Santas”. Completam o elenco a atriz Heloisa Giovenardi e o ator Diego Avelleda, que interpreta o personagem que o pai fez na primeira montagem. A temporada vai de 19 a 24 de março, com sessões de terça a domingo, sempre às 21h. Preço único: R$ 40,00, à venda em Deubalada.com.

Teatro José Maria Santos

“Diário de um Louco” – A adaptação de um conto de um dos maiores dramaturgos do século XIX, Nikolai Gogol (1809-1852), torna-se um monólogo em “Diário de um Louco”. O espetáculo volta à capital paranaense nos dias 23 e 24 de março, no Teatro José Maria Santos. Os ingressos estão à venda no TicketFácil por R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). 

Confira os endereços dos espaços culturais do Estado:

Museu do Expedicionário  

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba                                                                                                                                                                                                            

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Universidades recebem novos veículos para reforçar núcleos de apoio a mulheres e crianças

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Polícia Científica já emitiu mais de mil requisições de perícia para crimes ambientais

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA