NOVA AURORA

PARANÁ

Festival de Curitiba, com tributo a Dalton e Ray Charles, e novas oficinas agitam a agenda cultural

Publicado em

Um dos grandes destaques da agenda cultural da semana é o Festival de Curitiba. Ao longo dos próximos dias, ele dá as caras com as apresentações do “Prima Facie”, estrelado por Débora Falabella, “Ray – Você não me conhece”, em homenagem ao músico Ray Charles, e “Daqui Ninguém Sai”, novo espetáculo do Teatro de Comédia do Paraná (TCP).

Promovida pela Biblioteca Pública do Paraná (BPP), a ocupação Mulheres Arquivadas segue com várias atividades para esta semana, com exposições, mesa de conversa, oficinas e lançamento de livro. Além disso, a Biblioteca também tem eventos para todos os públicos e idades, como o encontro de RPG e board games para iniciantes de 6 a 12 anos e o Cine Inclusivo, com sessões de filmes com audiodescrição e janela de libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) tem novas atividades que iniciam a partir desta sexta-feira (21) com oficina de Stop Motion. Já na próxima quinta-feira (27) tem roda de conversa que debate a história da minissaia, com visita guiada pelas exposições do museu e debate coordenado pela pedagoga Adriana Oliveira.

O Museu Paranaense (Mupa) oferece oficina de dança na sexta-feira (21), visita mediada no sábado (22) e o início de uma série de peças-instalações intitulada “O COVEIRO” a partir do dia (26). As peças formam uma intersecção entre teatro, artes visuais e cinema e integram a Mostra Interlocuções, do Festival de Curitiba, com entrada livre e gratuita.

O Museu Oscar Niemeyer (MON) inicia as atividades nesta sexta-feira (21) com mesa-redonda com especialistas para debater e celebrar a obra de Miguel Bakun. Já na quarta (26), o Setor Educativo promove uma mediação sobre as esculturas de artistas mulheres pertencentes ao Acervo do MON. No mesmo dia, na quarta, o museu oferece a oficina “Expressão Híbrida: Diálogos entre Performance e Arquitetura”, que pensa no corpo humano como suporte para expressão criativa.

O Teatro Guaíra tem com o concerto Série Ouro, em comemoração aos 40 anos de história da Orquestra Sinfônica do Paraná. Também no final de semana, o auditório do Guairão também terá o espetáculo “Minha Vida em Marte”, com Mônica Martelli, e o humorístico “Gashi: o show – Gabriel e Shirley”.

Confira a programação completa:

Festival de Curitiba

O 33º Festival de Curitiba, evento cultural consolidado no Paraná, espera atrair grande público – interno e externo – e movimentar os setores de turismo e serviços. A programação acontece entre os dias 24 de março e 6 de abril, com apoio pela primeira vez na história do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado. Para a programação, que acontece em espaços do Governo do Estado, com apoio da Secretaria da Cultura, são esperadas mais de 200 mil pessoas. A abertura será na segunda-feira.

“Prima Facie” – O Festival de Curitiba 2025 apresenta “Prima Facie”, estrelado por Débora Falabella. No drama, a atriz vive Tessa, uma advogada bem-sucedida que precisa confrontar seus próprios valores ao enfrentar uma crise pessoal. O espetáculo será apresentado nos dias 25 e 26 de março, às 20h30, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), com ingressos esgotados.

“Ray – Você não me conhece” – O Festival de Curitiba apresenta “Ray – Você não me conhece”, uma homenagem ao consagrado músico Ray Charles, com texto e direção de Rodrigo Portella Dias. As apresentações serão nos dias 27 e 28 de março, às 20h30. Os ingressos para o dia 28 estão esgotados; os últimos ingressos para o dia 27 estão à venda no site do evento e na bilheteria oficial no Shopping Mueller.

“Daqui Ninguém Sai” – “Daqui Ninguém Sai”, novo espetáculo do Teatro de Comédia do Paraná (TCP), e um projeto do Centro Cultural Teatro Guaíra. Celebrando o centenário e obra do escritor Dalton Trevisan, o espetáculo traz ao palco mais de 60 contos e trechos inéditos da correspondência do autor, além de revelar ao público os percursos de criação, montagem e  transformação de uma obra literária em teatro. As apresentações acontecem nos dias 26 e 27 de março, às 20h30, no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). Entrada gratuita (os ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo na bilheteria do auditório Salvador de Ferrante. 

Leia Também:  Fomento liberou R$ 52 milhões a empresas de municípios em situação de emergência

“Cabaré Haikai” – O Festival de Curitiba 2025 apresenta “Cabaré Haikai”, um espetáculo que mergulha na obra literária e musical de Paulo Leminski. A peça, que celebra a vida e o legado do poeta curitibano, será apresentada nos dias 25 e 26 de março, às 18h30, no Teatro José Maria Santos, com sessão extra no dia 25, às 21h. Os ingressos estão à venda no site do evento e na bilheteria oficial no Shopping Mueller.

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

“Cândido” discute leitura no Brasil na edição de março – O jornal “Cândido” lança a edição nº 159, uma produção especial com mais conteúdos e novidades. A leitura no Brasil é o tema principal, com duas reportagens e uma entrevista sobre o assunto. A matéria de capa trata sobre a queda do número de leitores(as) no país, com seu número sendo superado pelos(as) que não leem, dados revelados pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2024 e inéditos em 18 anos do levantamento. 

A educadora Bel Santos Mayer conta para a repórter Bianca Weiss como conseguiu, por meio de diversos projetos voltados à leitura desenvolvidos há 15 anos, transformar na prática a realidade dos moradores de Parelheiros, comunidade da zona sul de São Paulo. Ainda, uma reportagem complementar, assinada por Isa Honório, sobre a biblioteca itinerante “Carrinho Fantástico”, projeto da ONG Passos da Criança que atende a comunidade da Vila Torres, em Curitiba, que mostra também como ações de incentivo à leitura podem atuar efetivamente no contexto educativo e social.

Literatura e saúde mental é o assunto da entrevista com o psiquiatra e professor universitário Ulisses Rezende Brandão, organizador da antologia “Escritofrenias”; a estreia de Cristiano Castilho, que escreve uma resenha do livro “Doppelgänger: Uma viagem através do Mundo-Espelho”, de Naomi Klein. Uma crônica de Aline Brandalise e o conto “Mita”, de Tenório Rocha. Na editoria de artes visuais, outra novidade do Cândido, o artista e designer do jornal, Iuri De Sá, cria uma adaptação ilustrada inédita da música “New Flesh” (Current Joys, 2013). Ainda, o ensaio fotográfico “Ciclo Cultural”, de Vitória Smarci. Na capa, a arte é de Ana Dureck.

Mulheres contra a Ditadura – A série “Mulheres contra a Ditadura” foi lançada em uma edição única, com todos os conteúdos publicados no jornal Cândido entre março e dezembro de 2024. São dez histórias sobre este período contadas por meio de entrevistas com Elisabeth Fortes, Amelinha Teles, Rosane Vianna e Sueli Bellato; um relato sobre Teresa Urban, feito por seu filho, e um de Noemi Osna, por ela mesma; perfis de Sônia Lafoz e Elza de Oliveira Filha; uma reportagem sobre Cassandra Rios — autora mais censurada pelo regime — e o depoimento de Almira Maciel. Disponível apenas online AQUI.

Mulheres Arquivadas – Trata-se de um projeto de pesquisa pública e estudos sobre a trajetória de escritoras e artistas visuais do Paraná. Desde 2022, promove ações gratuitas como exposições, oficinas de escrita, pintura, desenho, rodas de leitura, grupo de estudos e falas abertas. Para saber mais, acesse o Instagram: @mulheresarquivadas.

“Mulheres que circulam pela cidade” – A exposição historiográfica ‘’Mulheres que circulam pela cidade’’ celebra 48 mulheres da cidade, 24 de literatura e 24 de artes visuais. O percurso da exposição é celebrar a produção de mulheres que estão vivas e produzindo na cidade, possibilitar a homenagem de nomes mais antigos e visibilizar novos.

Período: 15 de março a 5 de maio

Horário: 8h30 às 20h

Local: Hall Térreo

Mulheres e tradução – Mesa de conversa – Mesa com as tradutoras Ana Appel e Emanuela Siqueira, mediada por Helena Maia, mestranda em tradução.

Dia: 21 de março (sexta-feira)

Horário: 18h

Local: Hall Térreo

Cartografias da memória: O registro de si na arte das mulheres – Oficina realizada pela artista visual Ximena Seidel.

Dia: 22 de março (sábado)

Horário: 10h

Local: Sala de Reuniões, no 2º andar

Mulheres nas Artes Visuais: novos trajetos – Mesa de conversa com as artistas visuais Laura Ridolfi, Tatiana Amaral, Iara Maica e Luisa Covolan, mediada por Ana Camargo, fotógrafa e produtora cultural.

Dia: 25 de março (terça-feira)

Horário: 18h

Local: Hall Térreo

Escritas dissidentes – Mesa de conversa – Com Mercuria, Be rgb, e Hell, mediada por Daniele Rosa, do Coletivo Membrana. 

Leia Também:  Quase 300 mil pessoas assistiram 527 espetáculos no Centro Cultural Teatro Guaíra em 2022

Dia: 26 de março (quarta-feira)

Horário: 18h

Local: Hall Térreo

Mulheres amarelas e narrativas de memórias – Mesa de conversa com as escritoras Marilia Kubota e Rafaela Tavares Kawasaki, mediada por Tayna Miessa, artista visual e produtora cultural. 

Dia: 27 de março (quinta-feira) 

Horário: 17h

Local: Auditório

Inauguração da Estante Árabe – Coleção Jamil Snege – Coleção Jamil Snege, uma iniciativa da Associação Árabe de Beneficência do Paraná (Saben), em parceria com a Biblioteca Pública, com a doação de mais de 400 exemplares de autoria árabe para o acervo da instituição, que possui atualmente cerca de 770 mil itens. A intenção é promover e incentivar o conhecimento desse recorte da literatura no Paraná. Durante o evento, acontece uma palestra com o escritor e professor Marcelo Maluf, autor de obras premiadas como “A imensidão íntima dos carneiros”, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura.

Dia: 25 de março (terça-feira)

Horário: 17h

Local: Auditório

Oficina Permanente de Poesia – Oficina de poesia coordenada por Lilia Souza, da Academia Paranaense da Poesia.

Dia: 27 de quinta – toda quinta-feira do mês

Horário: 18h às 19h45

Local: Sala de reuniões, no 2º andar

Capacidade máxima: 30 pessoas

“Poesias do Mundo” – Exposição – A exposição reúne poesias de tema livre de autores de Brasil, Argentina, Colômbia, Itália, Porto Rico e Uruguai.

Período: 18 de março a 4 de abril

Local: Hall do 2º andar

SEÇÃO INFANTIL

Sábado Lúdico – Encontro de RPG e board games para iniciantes de 6 a 12 anos.

Dia: 22 de março (sábado)

Horário: 10h às 12h

Local: Gibiteca/Multimeios

SEÇÃO BRAILLE

Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição e janela de libras para pessoas com deficiência visual e auditiva. 

Títulos disponíveis:

“Eu Me Lembro” – Classificação: +16 – Duração: 1h 50 minutos

“Xica da Silva” – Classificação: +16 – Duração: 1h 57 minutos

“Carmen Miranda: Bananas Is My Business” – Classificação: Livre – Duração: 1h 31 minutos

Dias: 5 a 31 de março

Horário: 8h30 às 18h — segunda a sexta-feira

Local: Seção Braille

Agendamento pelo telefone: (41) 3221-4985

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)

“A Trama Intrincada do Tempo” – Em exposição no MAC no MON, a artista Guita Soifer apresenta “A Trama Intrincada do Tempo”, que traz pinturas, esculturas, fotografias, gravuras, vídeos e instalações explorando o tempo, a memória e as transformações da matéria, sob curadoria de Agnaldo Farias.

 “Somos Este Tipo de Gente” – Na sede Adalice Araújo, a mostra “Somos Este Tipo de Gente” reúne obras de Adão, Francis Rodrigues, Hugo Mendes, Lígia Borba, Livia Fontana, Toni Graton, Glauco Menta e Vaguelis Silva, com curadoria de Emerson Persona e que evidenciam a diversidade e as diferentes poéticas da arte contemporânea.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Residência Artística – Na última semana, João Miguel Santana, ou Jomi, iniciou sua residência artística no ateliê da Academia Alfredo Andersen. O artista ocupará o espaço até dia 10 de abril para desenvolver sua pesquisa “Como Pintar um Espelho?”, dedicada a realizar um retrato do Museu Casa Alfredo Andersen com seus funcionários. As visitas ao residente estão abertas de terça a sexta, no período da manhã das 9 às 12h, e no período da tarde das 14h às 18h.

Exposição permanente – Destinada a mostrar as obras de Alfredo Andersen, essa exposição contém quadros e desenhos que marcaram a vida e legado do pai da pintura paranaense. Entre retratos, paisagens e cenas de gênero, o público pode contemplar a produção artística do homem que dá nome ao nosso Museu Casa. Entrada gratuita.

Visitas guiadas – O Setor Educativo do Museu Alfredo Andersen oferece visitas mediadas gratuitas no Museu Casa Alfredo Andersen. A visita conta com mediação na exposição fixa de Andersen, nas exposições temporárias, atividades com foco nos três gêneros de pintura do artista, atividades de curadoria e restauro e apresentação dos cursos da academia Alfredo Andersen. Os atendimentos são personalizados a partir das expectativas, faixa etária e especificidades dos grupos, que são variados. Os horários disponíveis para atendimento são: pela manhã, das 9h às 11h; pela tarde, das 14h às 16h. Agende sua visita pelo e-mail educativomcaa@gmail.com.

SEEC AGENDA CULTURAL

A ocupação Mulheres Arquivadas segue com várias atividades para esta semana na Biblioteca Pública. Foto: Bianca Weiss

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

“Desver” – “Desver” é uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza “glitch art”, “vídeo painting” e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo. Entrada gratuita.

Exposição em Antonina – O Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) inaugurou na Estação Ferroviária de Antonina uma exposição que celebra a história e cultura do município litorâneo por meio de acervo audiovisual do próprio museu. A mostra apresenta uma seleção de imagens do fotógrafo Jesus Santoro (1994-2003) e objetos tridimensionais do acervo do museu, com equipamentos históricos que ilustram a evolução das tecnologias de imagem e som. A entrada é gratuita e o local funciona de segunda a segunda, das 9h às 18h.

Oficina de Stop Motion – Na sexta-feira (21), das 14h às 16h, o Setor Educativo do MIS-PR promove uma oficina de animação stop motion. Os participantes receberão um manual prático de stop motion, que os guiará na produção de suas próprias animações de forma divertida e criativa. A oficina é voltada para o público de 8 anos ou acima. São 15 vagas com inscrições gratuitas pelo formulário neste link.

Roda de conversa – Na quinta-feira (27), das 14h às 16h, o MIS-PR promove o debate sobre a história da minissaia, um ícone da moda nos anos 1960. A roda de conversa tem como tema a escritora, educadora e poetisa Nísia Floresta, considerada pioneira do feminismo no Brasil e a Mary Quant, estilista britânica, que popularizou o estilo da minissaia. São 30 vagas com inscrições gratuitas por este formulário.

O encontro inclui uma visita guiada pela exposição “Sinestesia dos Objetos”, que explora a evolução tecnológica e social através de câmeras, rádios, televisores e outros itens do acervo do museu. Em seguida, a pedagoga Adriana Oliveira conduz a roda de conversa com debate intergeracional sobre conquistas e desafios das mulheres ao longo do tempo.

Museu Paranaense (MUPA)

Oficinas de dança – “Um dia por vez: narrativas migratórias e seu fazer mundo” – Do dia 19 a 21 (quarta a sexta-feira), das 14h às 17h, o Mupa, em parceria com a Cáritas-PR, oferece uma residência artístico-pedagógica em dança, que tem como objetivo estimular a expressão corporal e escrita para abordar questões como violência de gênero, autobiografia, memória e emancipação.

As oficinas serão conduzidas pela arte-educadora Patrícia Machado e a artista e professora Renata Roel. A ação é voltada para mulheres em situação de migração e refúgio em Curitiba, mas está aberta a toda a comunidade gratuitamente. As inscrições são feitas AQUI.

Visita mediada – “Nos olhos das mulheres: transversalidades e horizontes possíveis no acervo do Mupa” – No sábado (22), das 14h30 às 16h, o Núcleo Educativo do Museu Paranaense convida para uma visita guiada. Inspirado no pelo poema “A noite não adormece nos olhos das mulheres”, de Conceição Evaristo, esse circuito dá visibilidade a algumas das artistas em exposição que ajudam a construir a narrativa contemporânea do MUPA. A atividade é gratuita, voltada para o público adulto. Não necessita inscrição.

“O COVEIRO” – Do dia 26 a 30 de março e 02 a 06 de abril, sempre de quarta a domingo, às 19h, o MUPA apresenta dez sessões da peça-instalação “O COVEIRO”. Em uma intersecção entre teatro, artes visuais e cinema, o espetáculo integra a Mostra Interlocuções, do Festival de Curitiba, com entrada livre e gratuita. Os ingressos serão distribuídos 1 hora antes da sessão. Durante o percurso da peça, o ator Diego Marchioro monta, diante do público, uma instalação a partir de uma coleção de vídeos, obras de arte e fragmentos de textos. O trabalho convida os espectadores a viver uma experiência multidirecional — fruir uma peça de teatro, que durante sua duração, se transforma em uma instalação de artes visuais. A instalação resultante da peça fica aberta durante os horários de funcionamento do museu, de terça a domingo, das 10h às 17h30, e ocupa a Sala Lange de Morretes.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Miguel Bakun – Mesa-redonda com Especialistas – Para contribuir com a mais nova exposição e celebrar a obra de Miguel Bakun, o MON convida nesta sexta-feira (21), às 18h30, para uma mesa-redonda com a participação do colecionador das obras da exposição, Walter Gonçalves, a curadora da mostra, Eliane Prolik, e os críticos e historiadores de arte Ivo Mesquita e Ronaldo Brito. Logo após a conversa, às 20h, haverá o lançamento do livro correspondente ao conjunto da coleção presente na exposição. A atividade é gratuita e o acesso é liberado por ordem de chegada. 

Mediação – Esculturas do Acervo – Na quarta-feira (26), às 15h, o Setor Educativo realiza uma mediação sobre as esculturas de artistas mulheres pertencentes ao Acervo do MON. A atividade é gratuita e livre para todos os públicos. Para participar, basta comparecer ao ponto de encontro na bilheteria no horário programado. Atividade sujeita a lotação. A visita mediada está disponível com intérprete de Libras. Essa atividade emite declaração de horas.

MON na Escola – Expressão Híbrida: Diálogos entre Performance e Arquitetura – Já pensou como nosso corpo pode se tornar suporte para a expressão criativa? É essa a temática do primeiro MON na Escola de 2025. O Setor Educativo irá explorar as potencialidades de unir três linguagens artísticas: instalação, performance e intervenção, sendo a relação do corpo com o espaço o fio condutor. A oficina será na quarta-feira (26), em duas sessões: às 9h30 e às 14h. A atividade é voltada para professores, educadores, estudantes de licenciatura e mediadores culturais e emite declaração de horas. Para participar é necessário fazer inscrição AQUI.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Guairão

Concerto Série Ouro – 150 anos de Ravel – A tradicional Série Ouro integra as comemorações dos 40 anos de história da Orquestra Sinfônica do Paraná com um concerto dedicado aos 150 anos do compositor francês Maurice Ravel, sob a regência do maestro titular Roberto Tibiriçá e participação especial do renomado pianista Fabio Martino. As apresentações marcam a abertura oficial da temporada 2025 da Orquestra Sinfônica do Paraná. O primeiro concerto foi na quinta (20), e o segundo será no domingo (23), às 10h30. Ingressos na bilheteria do Teatro Guaíra e no site Deu Balada.

“Minha Vida em Marte” – O espetáculo com Mônica Martelli volta a Curitiba para apresentação única no dia 22 de março, às 21 horas, no Guairão. É o retorno da comédia à cidade, após o sucesso absoluto da peça que já passou por diversos teatros brasileiros sempre com as plateias lotadas. Os últimos ingressos para a peça estão à venda pela DiskIngressos.com.br.

“Gashi: o show” – Gabriel e Shirley – O casal sensação da internet chega a Curitiba para uma noite de risadas e diversão no Teatro Guaíra (Guairão). No dia 23 de março, domingo, o público poderá conferir de perto o humor, a interação e a energia contagiante de Gabriel e Shirley em um espetáculo imperdível. A apresentação será às 18h, com sessão extra às 15h15. Os ingressos estão esgotados.

Teatro José Maria Santos

Toda Pele – A cantora e compositora Thayana Barbosa encerra a temporada do projeto Toda Pele – Escola no Teatro com show no Teatro José Maria Santos, no dia 22 de março, às 20h. O projeto, que teve início em 2024, já lotou os teatros Cleon Jacques e Paiol, alcançando um público de quase mil pessoas. Entrada franca: retirar ingressos uma hora antes ou por este site.

ENDEREÇOS:

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sede Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel, Curitiba

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Polícia Militar localiza estufa com 415 pés de maconha em Campo Largo

Published

on

By

A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio da Rondas Ostensivas Táctico Móvel – ROTAM, localizou nesta sexta-feira (28) uma estufa com 415 pés de maconha em uma casa no bairro Ferraria, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. A ação ocorreu após o levantamento de informações da Polícia Federal em conjunto com a PM.

BPFRON e Polícia Federal apreendem 2,3 toneladas de maconha em Cascavel

Chegando ao endereço, a equipe constatou um forte cheiro de maconha vindo da casa e, pela janela, viram os pés da planta. Outras drogas foram apreendidas em pequena quantidade. Forma encontradas 490 gramas de morruga, 5 gramas de cogumelos e 24 gramas de MDMA.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Número de mulheres empregadas no setor do turismo cresce 8,6% no Paraná
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA