NOVA AURORA

PARANÁ

Fazenda inicia último módulo de formação para projeto de educação fiscal nas escolas

Publicado em

A Secretaria de Estado da Fazenda, por meio da Escola Fazendária do Paraná (Efaz), iniciou nesta segunda-feira (23) o 5º e último módulo online do Curso de Formação de Disseminadores da Educação Fiscal 2023. O projeto, que conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação, é realizado para professores da rede de ensino pública e representantes dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Estado. 

Nesta última etapa, que acontece até dia 5 de novembro, os professores que trabalham nas escolas dentro dos componentes curriculares de Educação Financeira e Matemática discutem a parte prática do curso, uma vez que os temas da Educação Fiscal complementam os conteúdos destas disciplinas. Já foram aplicados módulos sobre Educação fiscal no contexto social, Relação Estado-Sociedade, Função Social dos Tributos e Gestão Democrática dos recursos públicos.  

A ideia é aproximar os estudantes das temáticas da educação fiscal, discutir a função do tributo para financiamento da educação, saúde, assistência social e outros serviços públicos.  

O projeto tem como objetivo principal levar de forma lúdica e orientativa a conscientização sobre a função social do tributo e o controle social sobre a aplicação dos recursos arrecadados e seu funcionamento de modo geral.  “Queremos contribuir para a formação de cidadãos conscientes e proativos diante do espaço público”, disse o diretor da Escola Fazendária do Paraná, Mário Sérgio da Silva Brito.  

Leia Também:  Governo do Paraná define destinação de R$ 1,2 bilhão da alienação das ações da Copel

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Fiscal deve ser trabalhada dentro dos temas contemporâneos. Com a preparação dos professores eles passam a apresentar uma visão mais ampla da educação fiscal, podendo trabalhar dentro das diversas disciplinas – interdisciplinarmente.  

Para implementação da prática, estão sendo propostas brincadeiras de compra e venda ressaltando as funções de uma nota fiscal, para o ensino fundamental II; confecção de banners virtuais, cartazes e vídeos curtos sobre a importância dos tributos e da formalização empresarial, que fazem parte das atividades para o ensino médio. A produção com os alunos, assim como ocorreu na edição de 2022, poderá ser demonstrada em eventos da comunidade escolar como, por exemplo, a Semana do Empreendedorismo.  

“Atividades práticas são mais atrativas do que as teóricas. Aprimoram o olhar sobre os tributos como instrumento necessário para a disponibilização dos serviços públicos. Se olharmos ao redor, percebemos que o tributo está em tudo: na escola, na continuidade do Estado, nos serviços emergenciais como o Samu e bombeiros, na organização do trânsito nas cidades e nas políticas de redistribuição de renda”, explicou a auditora fiscal e tutora do curso, Rosa Fátima dos Santos. 

Leia Também:  Número de visitas às Unidades de Conservação do Paraná aumenta 98% no 1.º quadrimestre

“O curso de Educação Fiscal reforça a prática docente, pois ao falarmos em receita pública, mostramos aos nossos alunos que podemos ter acesso às contas através dos Portais de Transparência, aos encargos públicos e até calcular alguns tributos que pagamos, entendendo como funciona a aplicação desses recursos para benefício de toda a sociedade”, afirmou a professora Sandra Regina Castro, que leciona as disciplinas de Educação Financeira, Estudo Orientado, Pensamento Lógico e Matemática.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Sanepar disponibiliza serviço para autoleitura do consumo mensal

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Matrícula para calouros da Unespar acontece entre 7 e 9 de fevereiro

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA