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Fazenda empossa membros do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais

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O secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, empossou na terça-feira (28) os novos membros do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais (CCRF) na sede da Fazenda Estadual, em Curitiba. O auditor fiscal Gilberto Calixto assumiu a presidência do órgão colegiado, em substituição a José Cesar Sorgi Pinhaz. Calixto era conselheiro titular do CCRF e chefe da Assessoria de Assuntos Econômico-Tributários (AAET) da Fazenda.

Além do novo presidente, Luciana Nara Trintim foi empossada como conselheira titular e Renato Melo Milanese como conselheiro suplente. Davidson Benjamim Lessa Mendes e José Cesar Sorgi Pinhaz também assumiram postos de representantes fiscais.

“Gostaria de reafirmar nosso compromisso de fazer tudo o que é possível para sustentar esta instância, de alta relevância para o funcionamento da economia. Todos aqui sabem da necessidade inadiável, urgente, de termos um mecanismo mais fluido, mais natural nas questões tributárias no Brasil, e estamos confiantes de que avançaremos na modernização e eficácia dos processos fiscais”, destacou.

CONSELHO – O Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais é um órgão colegiado que atua como segunda e última instância nos procedimentos administrativos fiscais. Ele é composto por 12 conselheiros indicados pelo Estado (seis titulares e seis suplentes) e outros 12 conselheiros indicados por entidades de setores econômicos da iniciativa privada (também seis titulares e seis suplentes).

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“Estou em atividade há quase 30 anos, já atuei como representante e conselheiro também. Deixo registrado o compromisso com a defesa e a aplicação da legislação tributária, com respeito principalmente aos princípios da publicidade, economia processual, motivação e celeridade, assegurando o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a eles inerentes”, disse Calixto.

Os indicados pelo Governo são obrigatoriamente auditores fiscais e procuradores do Estado em atividade. Os conselheiros indicados pela sociedade civil devem ter curso superior e, preferencialmente, experiência nas áreas de Direito e Direito Tributário.

O Conselho é responsável pelo julgamento em segunda instância administrativa dos recursos de contribuintes que contestaram multas confirmadas pela primeira instância. O CCRF lida com três impostos de competência da Receita Estadual, responsável pelo julgamento em primeira instância: o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que apresenta o maior número de processos; o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD); e o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Além dessas atividades, o Conselho também visa aprimorar o sistema tributário, entre outras funções definidas pelo seu regimento interno. As sessões ordinárias das câmaras ocorrem nas segundas e quartas-feiras, das 17h às 18h. Já as sessões ordinárias do Pleno do CCRF são realizadas nas terças e quintas-feiras, no mesmo horário.

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MODERNIZAÇÃO – Nos últimos três anos, o CCRF, em parceria com a Receita Estadual, tem se dedicado à digitalização de documentos e processos, resultando em uma drástica redução de pendências processuais com a implantação do Sistema de Lançamento de Ofício e Processo Administrativo Fiscal Eletrônico (e-PAF). De agosto de 2023 a maio de 2024, o número de processos pendentes caiu cerca de 62%, passando de 1.100 para apenas 419 processos.

Lançado em 2019 com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sob o programa Profisco I, o e-PAF foi desenvolvido para modernizar a gestão dos autos de infração. O sistema se destaca por sua integração com outros sistemas corporativos, facilitando operações como pagamentos, parcelamentos fiscais e o uso de procurações eletrônicas. Além disso, permite um acesso mais rápido e organizado ao histórico de documentos e eventos.

Fonte: Governo PR

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Governo reúne 17 expositores para apresentar o turismo paranaense na ExpoLondrina

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O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do Estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hotéis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

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“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

“Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

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IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários.

“Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

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