NOVA AURORA

PARANÁ

Fazenda contrata consultoria para desenvolver novo modelo de orçamento público

Publicado em

A Secretaria da Fazenda do Paraná, por meio da Diretoria de Orçamento Estadual e da Assessoria de Modernização Fazendária, contratou nesta quarta-feira (27) o Instituto Publix, via licitação, para prestar consultoria na implementação do projeto chamado Modelo de Orçamento para Resultados, que integra o Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado do Paraná (Profisco II). É uma ideia pioneira no País.

O documento assinado pelo secretário da Fazenda do Paraná, Renê Garcia Junior, é mais um passo para desenvolver o novo sistema do modelo de gestão que visa conferir ainda maior qualidade na aplicação dos recursos e proporcionar mais eficiência e efetividade à gestão orçamentária, como instrumento de desenvolvimento econômico e social.

“O orçamento moderno, modelo desenvolvido no âmbito da nova gestão pública, visa apresentar um sistema completo integrado com o planejamento, que objetiva dar mais qualidade e transparência na alocação e destinação dos recursos públicos”, destacou Garcia Junior.

Na prática, a nova metodologia dará à população maior transparência sobre dados em relação ao orçamento do Estado e sua distribuição entre poderes e demais órgãos. A partir dela, o foco da gestão pública se volta para os resultados e objetivos a serem alcançados, em vez de se limitar à alocação de recursos financeiros.

Leia Também:  Agências do Trabalhador têm 17,4 mil vagas em todas as regiões do Paraná

A metodologia enfatiza o desempenho real da execução de programas e políticas governamentais em diversos setores. Alguns exemplos são nos recursos aplicados em escolas e unidades de saúde pública.

Com a utilização de indicadores e métricas de desempenho, será possível obter informações relevantes para o aprimoramento da gestão pública, melhorar a comunicação entre os órgãos do governo, promover a eficiência da alocação dos recursos públicos, privilegiando as iniciativas públicas bem-sucedidas, impulsionar a ênfase do processo orçamentário no planejamento e proporcionar transparência orçamentária e controle social.

“É um mecanismo inovador. O Estado se propôs a desenvolver e criar um modelo pioneiro de orçamento para resultados, saindo um pouco do modelo tradicional, no qual você simplesmente incrementa o orçamento ao longo do tempo. O novo modelo passa ter uma vinculação do recurso alocado com os resultados gerados para sociedade”, explica Gilberto Porto, consultor do Instituto Publix.

“Isso muda muita coisa em relação ao processo, pois o orçamento é formulado, executado e avaliado, e isso muda a forma de gerar relatórios gerenciais para tomadas de decisões dos gestores, muda a cultura do processo de aplicação do orçamento pela máquina pública, levando mais transparência ao cidadão de como e onde está sendo utilizado o dinheiro que ele paga ao estado”, complementou o consultor.

Leia Também:  Aplicação da segunda dose de reforço contra Covid-19 aumenta e Saúde reforça convocação

PROFISCO II – Ao todo,  o Profisco II reúne 47 projetos para melhorar a gestão fazendária e a transparência fiscal. Ele é dividido em três eixos. O primeiro busca melhorar a gestão fazendária e a transparência fiscal. A segunda vertente concentra-se na criação de ferramentas mais modernas para a administração tributária. O terceiro eixo visa qualificar o gasto público, com sistemas que permitam uma visão detalhada dos custos dos programas de todas as secretarias e da administração indireta.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  PCPR mira grupo que usava helicóptero para traficar grandes quantidades de droga

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Aplicação da segunda dose de reforço contra Covid-19 aumenta e Saúde reforça convocação

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA