NOVA AURORA

PARANÁ

Estado promove mutirão de empregos para jovens nesta quarta-feira em Curitiba

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, promove nesta quarta-feira (23) um mutirão de empregabilidade para jovens entre 14 e 29 anos. O Mutirão da Juventude será na Agência do Trabalhador Central de Curitiba, das 9h às 16h, com senhas entregues até as 12h. 

A ação contará com a participação de 15 empresas que farão o processo de seleção para o preenchimento de 400  vagas destinadas a diversas funções, podendo até mesmo ocorrer a contratação imediata. 

Os jovens menores de 18 anos que comparecerem ao evento devem apresentar, no ato da entrevista, RG, CPF e declaração de matrícula atualizada ou histórico escolar do ensino médio. Para os maiores de idade é recomendável ter em mãos carteira de trabalho (física ou digital), título de eleitor, CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação), além do currículo. 

Leia Também:  Lonely Planet coloca Curitiba entre as 10 melhores cidades do mundo para visitar em 2025

Para o secretário Mauro Moraes, o evento será uma grande oportunidade para que jovens conquistem o primeiro emprego, uma vez que a maioria dos empregadores, em situações habituais de recrutamento, exigem experiência. “Diversas empresas participantes sabem da importância do apoio que um jovem precisa para ingressar no mercado de trabalho e, exatamente por essa razão, estão dispostas a fazer o recrutamento de candidatos sem experiência exclusivamente para esse mutirão”, afirma.

O coordenador de Emprego e Trabalho da SETR, Cássio Strapasson, destaca que a ação de empregabilidade da juventude é fundamental para o posicionamento do Paraná no ranking nacional de empregabilidade através das Agências do Trabalhador e postos de atendimento.

“O Paraná é o estado que mais contrata jovens entre 18 e 29 anos via rede Sine em todo o País. Desde o início do ano, já foram colocados mais de 39 mil jovens no mercado de trabalho, desempenho que representa mais de 30% de todos os trabalhadores nesta faixa etária empregados pelo sistema em todo o Brasil”, ressalta.

Leia Também:  Programa Caixa d'Água Boa beneficiou duas mil famílias em 2023

Serviço:

Data: quarta-feira, 23 de agosto

Horário: 9h às 16h

Senhas serão entregues até as 12h

Local: Agência do Trabalhador Central de Curitiba, Rua Pedro Ivo, número 503, Centro

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Vacinação começa na segunda nas escolas públicas e privadas; veja como vai funcionar

Published

on

By

Os estudantes de todas as escolas do Paraná, públicas e privadas, poderão a partir desta segunda-feira (14) atualizar as suas carteiras de vacinação e reforçar a proteção contra diversas doenças. A oportunidade faz parte da nova força-tarefa do Governo do Estado, por meio de um trabalho conjunto entre as secretarias da Educação (Seed) e da Saúde (Sesa).

A campanha visa ampliar a imunização entre crianças, adolescentes e jovens matriculados nas 7.392 escolas públicas de educação básica das 399 cidades, além das 500 escolas associadas ao Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) em todo o Paraná. Outras escolas particulares também podem participar da ação. Ao todo, são cerca de 2,4 milhões de estudantes apenas na rede pública de educação básica.

A iniciativa seguirá até ao dia 31 de maio e as programações para as aplicações das doses ficarão a cargo do planejamento dos estabelecimentos de ensino e das equipes de saúde, respeitando as particularidades de cada um. A meta é atingir as coberturas vacinais para Influenza, Febre Amarela e Covid-19 e ainda o resgate para a vacina HPV. Os alunos também poderão atualizar outras vacinas, como a pentavalente, pneumocócica 10, poliomielite e DTP. Elas previnem, entre outras doenças, coqueluche, difteria, tétano e hepatite B.

Leia Também:  Dentro de projeto com Airbnb, Invest Paraná promove capacitação turística no Litoral

“Essa iniciativa está alinhada com a Secretaria da Educação e com o sindicato das escolas particulares e confiamos que será uma grande ação, com resultados muito positivos e de grande alcance”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Antes de cada vacinação as equipes de saúde irão avaliar a carteirinha do estudante para determinar quais vacinas ele poderá receber. A vacina pentavalente, por exemplo, deve ser administrada aos 2,4 e 6 meses de vida, mas caso a criança não tenha sido vacinada nestas idades poderá receber a vacina até os seis anos.

NA PRÁTICA – A imunização será feita dentro das instituições de ensino e está condicionada à assinatura do termo de consentimento pelos pais ou responsáveis. Eles também vão poder acompanhar o processo presencialmente nas instituições de ensino.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, os pais receberão os documentos das escolas em que seus filhos estão matriculados, que deverão ser assinados indicando a concordância ou não com a aplicação em seus filhos. Após a assinatura, o documento deverá ser devolvido à escola pelo estudante, que, em caso de aprovação, deverá levar também a carteira de vacinação.

Leia Também:  Governo do Estado publica decisão final da licitação da Ponte de Guaratuba

“Os pais que quiserem, poderão, inclusive, acompanhar seus filhos durante o processo. Na rede estadual, nosso objetivo é manter todos os nossos alunos protegidos em mais essa grande força-tarefa”, diz o secretário da Educação, Roni Miranda.

CUIDADO PERMANENTE – De março a abril de 2024, o Estado já desenvolve ações com foco em crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, com abordagens voltadas aos ensinos infantil, fundamental e médio. No 1° semestre do ano passado, houve um trabalho de verificação de mais de 1,7 milhão de cadernetas de vacinação e a aplicação de 45 mil doses de vacinas em 334 municípios.

Em agosto de 2024 a força-tarefa da Seed e Sesa para a imunização de crianças, adolescentes e jovens matriculados em instituições de ensino público estaduais e municipais concluiu com 292.699 doses aplicadas e 495.076 carteirinhas de vacinação avaliadas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA