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Estado e MPPR vão capacitar 700 universitários em transparência e controle social

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O Governo do Estado e o Ministério Público do Paraná (MPPR) firmaram nesta terça-feira (19) um termo de cooperação para capacitar estudantes de graduação das universidades estaduais em análise de portais de transparência de instituições públicas. A parceria foi articulada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), no âmbito do Programa de Fomento à Cidadania, Transparência Pública e Controle Social, que prevê um curso de aperfeiçoamento para os universitários ministrado pela Escola Superior do Ministério Público do Paraná. 

A parceria será desenvolvida por meio de projetos de extensão universitária propostos pelas sete instituições estaduais de ensino superior. O programa terá duração de cinco anos, com previsão de participação de até 700 estudantes, sendo 140 a cada ano, de cursos das ciências sociais aplicadas, como administração, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, gestão pública, jornalismo, secretariado executivo, serviço social, turismo, entre outros.

Toda a parte de operacional do curso de capacitação será definida em regulamento a ser elaborado pelos parceiros. O conteúdo programático abrangerá transparência, técnicas para auditoria de gastos no setor público, análise de dados para verificação de investimentos de recursos, prestação de contas municipais e Lei de Acesso à Informação (LAI).

O MPPR vai disponibilizar ferramentas e técnicas que utiliza para analisar e avaliar dados e informações nos portais de transparência. A expectativa é que os universitários produzam artigos científicos, que posteriormente poderão ser publicados em um e-book.

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Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, as ações de extensão universitária contribuem com a formação dos novos profissionais e com a sociedade. “Essa é mais uma parceria que o Estado articula com as estruturas do poder público do Paraná, colocando as universidades estaduais a serviço da população e, ao mesmo tempo, possibilitando aos estudantes uma formação mais abrangente com conteúdos extracurriculares”, explicou.

O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, que preside a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), destacou que a prestação de serviço como prática universitária valoriza a atividade do ensino superior. “Cada vez mais os projetos de extensão estão ligados aos problemas reais da sociedade. A participação dos estudantes permite que eles façam parte de uma transformação da sociedade, por meio das análises e avaliações dos portais de transparência”, salientou.

O promotor de Justiça e chefe do Centro de Apoio Técnico à Execução, Joelson Luis Pereira, responsável pela área da transparência no MPPR, reforçou a importância de compreender os dados publicados nos portais. “A transparência é fundamental para que uma democracia subsista e as informações devem estar nos portais para que a população tenha acesso. Muitas vezes é feita apenas a análise formal da existência do dado no portal e não sobre como está disponibilizado o conteúdo”, complementou.

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EXTENSÃO – A extensão universitária ou extensão acadêmica é uma forma de articulação e interação entre as universidades e a sociedade envolvendo a prestação de serviços, atividades culturais, cursos e eventos em diferentes áreas do conhecimento. Na prática, a extensão é o processo educativo, cultural e científico, que articula o ensino e a pesquisa em benefício da sociedade.

Em 2022, o governo lançou a Política de Extensão Universitária para as instituições estaduais de ensino superior, com foco na transformação social e no desenvolvimento regional sustentável. Essa normativa orienta as diferentes ações extensionistas e possibilita a atuação estratégica e multidisciplinar das sete universidades estaduais, inseridas nos cenários regional, nacional e internacional.

O Governo do Estado tem ampliado as parcerias por meio de iniciativas de extensão. Um exemplo que está em andamento é o termo de cooperação técnica assinado entre o Estado e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) para apoio às atividades de fiscalização das gestões públicas municipais paranaenses.

PROGRAMA O Programa de Fomento à Cidadania, Transparência Pública e Controle Social é desenvolvido pelo MPPR desde 2016, em parceria com outras instituições de ensino superior paranaenses. Inicialmente voltado a acadêmicos de direito da Universidade Positivo, o treinamento contribuiu com o projeto estratégico Transparência nos Municípios, do MPPR.

Fonte: Governo PR

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Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

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Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

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Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

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“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

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