NOVA AURORA

PARANÁ

Estado divulga orientações aos municípios sobre implantação de rampas náuticas e flutuantes

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setu) e do Instituto Água e Terra (IAT), elaborou uma cartilha técnica com diretrizes para a implantação de rampas náuticas e estruturas flutuantes. A iniciativa integra o programa Paraná + Infra, que tem como objetivo fortalecer a infraestrutura turística dos municípios e fomentar o turismo sustentável em todas as regiões do Paraná.

O material foi desenvolvido para apoiar os gestores municipais na elaboração e apresentação de projetos. A cartilha reúne informações sobre os procedimentos necessários para solicitação das estruturas, além de critérios técnicos para a escolha das tipologias e o desenvolvimento dos projetos. Também orienta os municípios quanto aos tipos de estruturas que podem ser instaladas nos leitos dos rios, indicando quais são mais adequadas a cada realidade local.

“Essa iniciativa representa um avanço importante para o turismo náutico sustentável no Paraná. Com a implantação das rampas e estruturas flutuantes, o Estado estará mais bem preparado para receber visitantes, valorizando seus recursos hídricos e promovendo a preservação ambiental”, destacou o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos.

Entre os conteúdos abordados estão os critérios para elaboração de projetos, definições sobre rampas náuticas, orientações para escolha do local de implantação e as normas técnicas aplicáveis. Também são apresentados detalhes sobre estruturas flutuantes, materiais recomendados e métodos de ancoragem.

Leia Também:  Com 175 inscrições, equipes do Cuida Paraná se preparam para início das aulas em Maringá

“Para apoiar os municípios na execução dessas obras, foi elaborado este manual orientativo em parceria com o IAT. O material inclui diretrizes técnicas, recomendações ambientais e projetos-modelo de rampas e estruturas flutuantes, garantindo padrões de qualidade e sustentabilidade”, explicou Tatiana Nasser, diretora de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação da Secretaria de Estado do Turismo.

Ela complementa que o repasse de recursos será feito por meio de convênio com o IAT, que também será responsável pelo monitoramento da execução das obras e a conformidade com as normas ambientais.

Segundo o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, esse material é um instrumento importante e imprescindível para todos os empreendedores e, principalmente, para os municípios que buscam instalar rampas e estruturas flutuantes voltadas ao atendimento e ao desenvolvimento do turismo náutico. “E é por isso que o Estado está disponibilizando os recursos necessários para a execução e implantação desses equipamentos, fomentando o turismo náutico no Paraná como um todo”, afirmou.

RAMPAS NÁUTICAS – As rampas náuticas, estruturas inclinadas que conectam a terra à lâmina d’água, são essenciais para o acesso de embarcações de pequeno e médio porte. Elas podem ser construídas em concreto, madeira ou metal, a depender da inclinação do terreno, profundidade da água e necessidade de proteção contra ondas.

Leia Também:  Agenda cultural tem despedida de shows no Litoral e covers de Elvis Presley e Led Zeppelin

As estruturas flutuantes, como píeres e plataformas, são indicadas especialmente para áreas com variações no nível da água. Confeccionadas com materiais leves e resistentes, como plástico, alumínio ou madeira tratada, são versáteis e adaptáveis às diferentes realidades locais, sendo utilizadas para embarque e desembarque, atracadouros temporários e áreas de lazer.

O manual também apresenta os parâmetros técnicos exigidos para a implantação das estruturas, sugestões de formatação dos projetos e a documentação necessária em cada etapa. Aspectos legais, como legislação ambiental, normas de acessibilidade e da construção civil também estão contemplados. Um organograma com o passo a passo para formalização dos convênios facilita o entendimento dos gestores públicos sobre o processo.

COMO ACESSAR – A cartilha está disponível para prefeituras e gestores municipais no site da Setu, funcionando como um guia técnico que alia o desenvolvimento econômico à conservação da biodiversidade aquática. A ação busca padronizar e agilizar a implantação das estruturas, promovendo o uso sustentável dos recursos naturais e contribuindo para a geração de emprego, renda e proteção ambiental no Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Com 175 inscrições, equipes do Cuida Paraná se preparam para início das aulas em Maringá

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Investimento da Portos do Paraná em capacitação cresce 79% em quatro anos

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA