NOVA AURORA

PARANÁ

Espaço Cultural BRDE terá temporada de recitais entre setembro e dezembro

Publicado em

O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões e a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap/Unespar) anunciam o projeto Sala de Música, uma temporada de recitais que ocorrerá com duas apresentações mensais entre setembro e dezembro de 2024, sempre às terças-feiras, às 19h. Nesta terça-feira (10), o violonista e professor da instituição de ensino superior Alisson Alípio dará início à série com um Recital de Violão. Ele conduzirá o público em um passeio por diferentes estilos e períodos musicais, de forma eclética como o próprio Palacete.

Os recitais têm um cunho didático e estão sob a coordenação da professora Carmen Célia Fregoneze. Esta temporada é destinada aos músicos da Embap, estudantes e ou professores que transformarão as históricas salas do Palacete dos Leões, em Curitiba, em verdadeiros espaços de música.

Alípio proporcionará uma rica experiência musical, com um repertório que vai desde o barroco de Johann Sebastian Bach até o contemporâneo e popular de Chico César, passando pelo renascentista Alonso Mudarra e o emocionante “Schindler’s List” de John Williams, entre outros.

Leia Também:  Sanepar apresenta operação da empresa que vai atender 16 cidades a partir de 2024

O projeto Sala de Música visa unir música e educação, história e espetáculo. Com recitais abertos ao público, aproxima a cultura da comunidade em geral e da comunidade acadêmica, promovendo uma incrível experiência sonora.

Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados uma hora antes da apresentação, na portaria do Espaço Cultural BRDE. A programação pode ser acompanhada no site do Palacete dos Leões.

SOBRE ALISSON ALÍPIO – Iniciou os estudos musicais com o pai, o engenheiro e violonista Alípio Cardoso Monteiro. Bacharel em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, é mestre e doutor em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Paraná – Campus I (Embap), orientador no mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Música da mesma instituição e um dos líderes do Grupo de Estudos em Performance Musical e do Grupo de Pesquisa em Violão, nos quais dedica-se à pesquisa das teorias e processos de digitação e dedilhado ao violão.

Leia Também:  Investimentos do Paraná em escolas estaduais soma R$ 686 milhões para 2025

SOBRE O ESPAÇO – Mantido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões tem como missão fomentar a sensibilização e participação de artistas e da comunidade na vida cultural da cidade, garantindo acesso gratuito à arte e à cultura. Ao longo do ano, o espaço realiza exposições que refletem a diversidade e a riqueza da produção artística e práticas contemporâneas.

O local iniciou suas atividades em junho de 2005. Desde então, a construção histórica de Curitiba recebeu mostras das mais variadas técnicas e linguagens, criando sua própria tradição e sendo incorporada à agenda cultural de Curitiba.

Serviço:

Sala de Música

Duração: 50 minutos

Data: 10 de setembro (terça-feira), às 19h

Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões

Avenida João Gualberto, 520, Alto da Glória – Curitiba

Ingressos são gratuitos. Retirada uma hora antes da apresentação

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Encontro da Educação discute recursos educacionais digitais para potencializar aprendizagem

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Sanepar apresenta operação da empresa que vai atender 16 cidades a partir de 2024

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA