NOVA AURORA

PARANÁ

Escritoras contemporâneas inspiradas por Laura Santos são tema do Cândido do mês

Publicado em

No Mês da Consciência Negra, o jornal Cândido traz no conteúdo principal um artigo especial sobre escritoras negras e paranaenses que mantêm como fio condutor a poeta simbolista curitibana Laura Santos (1919-1981), um resgate da memória negra na literatura. Na seção de retranca, uma prateleira de livros com obras recomendadas sobre escritoras pretas, nacionais e internacionais.

O romancista Rodrigo Garcia Lopes escreve a pensata sobre Antonio Cicero, já que conheceu o escritor, que faleceu em 23 de outubro deste ano, conhecido por suas letras de música e poesia. Na sequência, as páginas do jornal publicado pela Biblioteca Pública do Paraná cedem espaço para poemas selecionados pelo próprio Cicero, em sua página pessoal, como os seus preferidos, inclusive um sobre como ele pensava o tema da morte.

Na série Mulheres contra a Ditadura, Noemi Osna compartilha seu depoimento. Militante durante o período de repressão, ela enfrentou perseguições enquanto estava grávida dos três filhos e acabou exilada no Uruguai, Chile e Canadá. Na seção de literatura, um poema inédito do palestino Mahmud Darwich — considerado um dos maiores escritores da língua árabe — de tradução por Michel Sleiman, que está no livro “Por que você deixou o cavalo sozinho”, com lançamento previsto no Brasil para 2025, pela Editora Tabla.

Leia Também:  Mês começa com 19,3 mil vagas com carteira assinada ofertadas nas Agências do Trabalhador

O Cândido ainda publica a crônica vencedora do VI Concurso Literário Luci Collin, “Norte velho, em voz alta, na frente do espelho”, escrita por Samir Gid. As fotografias são assinadas por Tiago Alvarez, que explora o uso da cor com destaque para o contraste cromático nas paisagens urbanas. A arte de capa é da Dpaula, artista grafiteira que utiliza sua arte nas ruas de Curitiba como forma de enfrentamento e reivindicação de espaços públicos.

Serviço:

Jornal Cândido nº 156

Novembro de 2024

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Cândido Lopes, 133 – Centro

41 3221-4900

@bibliotecapr

Horário de atendimento:

Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h

Sábados, das 8h30 às 13h

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Experiência da Sanepar na gestão da água é referência para saneamento na Bolívia

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Novos integrantes, balanço e planos para 2025 são pautas de 3 CBHs na próxima semana

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA