NOVA AURORA

PARANÁ

Equipes de Toledo e Umuarama vencem os Jogos da Integração do Idoso no litoral do Estado

Publicado em

A etapa Feliz Idade da 18ª edição dos Jogos da Integração do Idoso (JIIDOs) chegou ao fim terça-feira (12). O evento, organizado pelo Governo do Estado, por meio de uma parceria entre as secretarias do Esporte (SEES) e da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), levou mais de 2,4 mil participantes ao litoral paranaense.

Durante os seis dias de atividades, cerca de 800 equipes disputaram as modalidades de basquetebol relógio, peteca, handebol zona, vôlei câmbio, vôlei no escuro, vôlei de praia, tênis de mesa, dominó, dama e xadrez. Além disso, o evento contou com dois bailes de confraternização entre os atletas.

Na série ouro, disputada em Guaratuba, a melhor colocação ficou com Toledo, seguido pelas equipes locais José Richa e Coroados. Já na série prata, em Pontal do Paraná, o título foi conquistado pela delegação de Umuarama, com Campo Mourão e Itaipulândia, completando o pódio. 

Confira a classificação geral completa da série ouro AQUI, e da prata AQUI.

O secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, celebrou o sucesso do evento, destacando o impacto positivo dos JIIDOs na saúde e qualidade de vida da população idosa. “Consolidar essa competição é um grande passo no incentivo à prática de atividades físicas para um público que merece toda nossa atenção e respeito. Essa iniciativa com certeza contribui para o bem-estar e integração dos nossos idosos”, afirmou.

Leia Também:  Licitação para pavimentação em concreto entre Pato Branco e Clevelândia tem resultado final

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, comemorou o encerramento de mais uma edição dos jogos. “O sucesso é algo nítido, com a participação de 2,4 mil atletas, cada um com sua energia, alegria e compromisso com a saúde e o bem-estar. Este evento não é apenas uma competição esportiva, mas uma grande celebração dos avanços que conseguimos conquistar em termos de políticas públicas para as pessoas idosas, atendendo aos seus interesses, além de respeitar e garantir os seus direitos”, destacou.

“O comprometimento e a adesão dos municípios demonstra o quanto este evento cresceu e se tornou uma verdadeira referência na promoção de um envelhecimento ativo e feliz. Que possamos continuar a celebrar a vida, a saúde e o bom convívio”, acrescentou Leandre.

Maria de Lourdes Gomes de Freitas, 66 anos, moradora de Cruzeiro do Oeste, conta que se divertiu muito e agradeceu a todos os organizadores pela recepção de primeira linha. “Tudo aqui foi muito gratificante. Eu não esperava que um dia eu fosse participar de um evento como este. Não é por conta da nossa idade que nós devemos ficar jogados por aí, nós temos muita vida pela frente ainda – se você que tem mais de 60 anos e não participa, venha participar conosco que aqui é uma maravilha”.

Leia Também:  IAT emite alerta para risco elevado de incêndio em Unidades de Conservação

HOMENAGEM – Na segunda-feira (11), o Centro de Memória do Esporte Paranaense organizou uma homenagem a Gil Piekarz, paranaense que representou o Paraná e o Brasil em eventos de montanhismo e parapente.

Aos 69 anos, ele tem no currículo escaladas nos Andes e no Himalaia, além do título paranaense de de Voo Livre, com mais de 1500 voos na modalidade.

JIIDOS – Os jogos ganharam status oficial em 2019, garantindo presença no calendário esportivo do Estado com modalidades adaptadas para os participantes. O requisito de idade é ter 60 anos completos ou mais. No ano passado, mais de 2 mil atletas de 692 equipes estiveram na disputa.

Em 2024, a competição foi oficialmente ampliada para duas edições anuais. No mês de junho, foi realizada a etapa Feliz Idade, voltada a iniciantes, com objetivo de apresentar e desenvolver o gosto pelo esporte. Mais de 800 idosos e 100 profissionais de Educação Física estiveram reunidos na Vila Olímpica de Maringá.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Sanepar abre consultas públicas para Parcerias Público-Privadas nas regiões Oeste e Centro-Leste

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Cinema na Praça retoma sessões no litoral durante o Verão Maior Paraná

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA