PARANÁ
Encontro estadual de bombeiras discute atuação feminina nas forças de segurança
Publicado em
29 de novembro de 2023por
Itajuba TadeuDiscutir e fomentar políticas públicas relacionadas à atuação feminina nas atividades militares, especialmente no Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), foram os principais objetivos do 2º Encontro Estadual de Bombeiras Militares (2º Enebom), realizado nesta terça (28) e quarta-feira (29), em Curitiba. O evento, que teve o apoio da secretaria estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), recebeu cerca de 300 pessoas
O público incluiu profissionais de todas as instituições de segurança pública do Paraná – além das bombeiras, foram convidadas integrantes das polícias Militar, Civil, Científica, Penal e da Guarda Municipal de Curitiba. A programação contou com palestras e trocas de ideias sobre dificuldades, experiências e avanços nessa área.
“Esse evento trata de pautas importantes não somente para a Corporação, mas para o mundo em que vivemos. Vem fortalecer, unir mais ainda as bombeiras e reforçar a elas que o comando do Corpo de Bombeiros está voltado, com atividades, com o pensamento, à força que tem a mulher dentro da Corporação”, destacou o comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior.
Presente ao encontro, a secretária da Mulher, Igualdade Racial e da Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou o papel das bombeiras militares não só no atendimento à sociedade, mas como modelo para a população feminina do Paraná.
“Cada vez mais a gente precisa preparar as mulheres, cada vez mais a gente precisa inspirar as mulheres, e eu não tenho dúvidas que as mulheres bombeiras do Paraná são as maiores fontes de inspiração para mulheres e meninas do nosso Estado”.
Segundo ela, encontros como este motivam as profissionais e ajudam a estimular a entrada das mulheres em carreiras cada vez mais desafiadoras, promovendo uma sociedade mais justa e mais humana.
Uma das organizadoras do evento, a major Franciane Alves de Siqueira comemorou o sucesso da iniciativa. “Se a gente pudesse colocar numa balança, o nosso evento estaria com 100% de conquistas. É uma semeadura para uma colheita daqui a alguns anos de políticas internas voltadas para a equidade dos nossos profissionais, para que todos tenham condições de trabalho, condições de saúde mental, estrutura física adequada”, resumiu.
A importância de se levantar o debate sobre o ambiente de trabalho para as bombeiras militares se explica pelo contexto histórico. A participação feminina na Corporação começou no país em 1990. No Paraná, é bem mais recente, ocorrida somente a partir de 2005.
“São inúmeras as dificuldades enfrentadas. Na atividade de bombeiro militar, diante desafios da profissão e da desigualdade de gênero na sociedade, percebeu-se que era necessário unir forças para melhorar este cenário”, ressaltou a tenente Ivna Caroline Dias, uma das organizadoras do encontro. “De forma técnica e científica, a promoção deste evento busca levar ao comando estas necessidades de adequações”, complementou.
Segundo a tenente Ivna, sugestões de adequações administrativas, organizacionais ou operacionais que são fruto desse encontro e das inúmeras interações e reflexões proporcionadas por ele.
“O Enebom é muito importante para as bombeiras militares do Paraná, pois, como instituição pertencente à segurança pública, promovemos discussões de assuntos pertinentes e essenciais ao desenvolvimento de um ambiente laboral saudável e livre de todas as modalidades de assédio, bem como ajudamos a fomentar processos que garantam a equanimidade”.
Ela destacou, ainda, que a melhoria nas condições de trabalho das militares reflete diretamente na sociedade, com o aumento da qualidade no atendimento à população.
Embora promovida pelo CBMPR, as discussões abrangem uma realidade bem mais ampla, encontrando eco tanto nas outras forças de segurança quanto na sociedade civil. Por isso, para a major Márcia Bobko Bilibio, da PMPR, uma das palestrantes do evento, o resultado dessa atividade é tão relevante.
“O evento foi fantástico. Tivemos a oportunidade de ouvir várias falas congruentes de profissionais diferentes. Isso é um sinalizador do caminho que nós temos que seguir. Quando temos as mesmas ideias sendo propagadas por roupagens diferentes, me parece um sinal de que é isso que nós devemos perseguir”, resumindo a principal conquista do encontro: a reflexão.
“Todo espaço de reflexão é sempre muito importante. Estamos sempre muito envolvidos com as nossas atividades, com as catástrofes, com as ocorrências, e poder parar para pensar, refletir e trocar ideias acerca de temas tão sensíveis é o primeiro passo para que a gente possa evoluir, para que possamos reconhecer onde estivemos, onde estamos e onde queremos chegar como instituição, como homens e mulheres dentro de uma instituição”, resumiu a major.
DISCUSSÕES – A palestra de abertura foi ministrada pelo deputado federal Pedro Aihara, ex-porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, seguido pela coronel Vanízia Souza Santos Camilo, do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima.
Nas duas falas o tema abordado foi: “Políticas institucionais para ingresso e condições de equanimidade das corporações bombeiro militar do Brasil”. Primeira mulher a se tornar coronel no país, ela falou sobre as dificuldades e a importância de ser pioneira na carreira e sobre a criação e o trabalho do Comitê Nacional de Bombeiras Militares. Já o parlamentar apresentou uma visão mais voltada à legislação e ao cenário atual dentro da instituição.
“A gente só consegue promover uma maior igualdade, um maior acesso dessas mulheres a todas as estruturas de Justiça, às estruturas profissionais, se a gente dialoga. Esse momento aqui é um momento da gente dialogar de forma muito responsável, de forma muito propositiva, como é que a gente pode fortalecer esses mecanismos e também entender o que precisa ser modificado”, afirmou o deputado federal.
Já para a coordenadora de Fomento ao Protagonismo Feminino da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Estado do Paraná, Larissa Marsolik, que falou a respeito do “Protagonismo Feminino e Desafios Institucionais”, a palavra-chave é empoderamento.
“Quando a gente empodera meninas e mulheres, a gente empodera e transforma a comunidade. Quando a gente empodera essa servidora bombeira, militar, a gente também está transformando essa Corporação, essa força da segurança pública, trazendo uma cara, um sentimento, uma compreensão de igualdade de gênero para o nosso Estado. E é isso que a gente está buscando na Secretaria”, concluiu.
A programação do primeiro dia terminou com uma palestra que apresentou uma linha do tempo minuciosa sobre a “Evolução da mulher na sociedade e nas instituições de Segurança Pública”, realizada em conjunto pela major Márcia Bobko Bilibio e a capitã Carolina Zancan, ambas da Polícia Militar do Paraná. A explanação terminou com uma mensagem sobre não brigar com o passado e concentrar a energia em construir o futuro.
“Temos que usar as experiências do passado, tudo aquilo que os nossos antecessores lutaram, inclusive os erros, para que a gente possa construir os acertos do futuro. A organização periódica desses eventos, com momentos de reflexão e conscientização, é um ótimo caminho para que a gente possa ter mudanças efetivas para avançar, mesmo que lentamente, rumo à evolução institucional, quando falamos em igualdade, equidade e, principalmente, gestão de competências”, avaliou a major Márcia Bobko Bilibio.
O segundo dia teve uma mesa-redonda sobre “Saúde Física e Mental das bombeiras militares”, com mediação da major Franciane Alves de Siqueira.
O chefe do Centro de Educação Física e Desporto do Corpo de Bombeiros, capitão Giovanni Raphael Ferreira, falou sobre as diferenças físicas entre homens e mulheres, as implicações disso nos testes realizados na Corporação e sobre a importância das atividades físicas para uma vida plena e saudável.
A conversa sobre saúde mental foi protagonizada pela 3ª sargento Juliana Mazzadri Zanello, que trouxe de maneira franca e emocionante um depoimento sobre como superou a depressão e duas tragédias pessoais, com grande ajuda das atividades físicas.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar
Published
11 horas agoon
17 de abril de 2025By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município.
Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.
“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.
Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba.
MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.
As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.
“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.
DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.
Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen.
No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C.
SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.
Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.
Fonte: Governo PR

Cruzeiro desencanta, vence Bahia por 3 a 0 e sobe na tabela do Brasileirão

Caçula de Zezé esbanja sorrisos ao pegar jatinho com a mãe: ‘Conhecer Cuiabá!’

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

MON promove laboratório sobre esculturas para o público maior de 60 anos

Neta de Gilberto Gil, reúne famosos ao lançar primeiro álbum da carreira: ‘Flor Gil’
PARANÁ


Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar
O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor...


MON promove laboratório sobre esculturas para o público maior de 60 anos
Em abril, o programa Arte para Maiores (APM), do Museu Oscar Niemeyer (MON), destinado ao público maior de 60 anos,...


Ações educativas da Copel valorizam patrimônio arqueológico do Paraná
A preservação do patrimônio arqueológico é essencial para compreender as origens da ocupação humana em diferentes regiões e valorizar a...
POLÍCIA


Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê
Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier,...


Comandante-Geral da PMPR recebe Medalha do Exército em solenidade
Na manhã desta quarta-feira (16), durante a solenidade comemorativa ao Dia do Exército Brasileiro, realizada no quartel do Comando da...


Suspeito é preso com drogas durante operação de trânsito do BPTran no bairro Bom Retiro
Durante uma operação de bloqueio realizada pela Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), pertencente ao Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Caçula de Zezé esbanja sorrisos ao pegar jatinho com a mãe: ‘Conhecer Cuiabá!’
Clara, filha de Graciele Lacerda, de 44 anos e de Zezé Di Camargo, de 62, encantou a web nesta quinta-feira...


Neta de Gilberto Gil, reúne famosos ao lançar primeiro álbum da carreira: ‘Flor Gil’
Flor Gil, neta de Gilberto Gil e filha de Bela Gil e JP Demasi, lançou oficialmente seu primeiro álbum da carreira, Cinema Love, nessa quarta-feira (16)....


Bianca Biancardi, irmã de Bruna, exibe clique fofo com Mavie: ‘Titia coruja’
Bianca Biancardi, de 28 anos, encantou os seguidores ao publicar um novo clique fofo com a sobrinha Mavie, de 1...
ESPORTES


Cruzeiro desencanta, vence Bahia por 3 a 0 e sobe na tabela do Brasileirão
Em noite inspirada no Mineirão, o Cruzeiro reencontrou o caminho da vitória ao derrotar o Bahia por 3 a 0,...


Santos vence Atlético-MG, mas noite é marcada por lesão e lágrimas de Neymar
O Santos conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Atlético-MG por 2 a 0 na Vila Belmiro,...


Flamengo aplica goleada histórica no Juventude e é lider do Brasileirão
Em uma noite de gala no Maracanã, o Flamengo não tomou conhecimento do Juventude e aplicou uma goleada histórica de...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Agenda Legislativa discute doenças raras, classificação do tabaco e controle de contas municipais
-
POLÍCIA6 dias ago
PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Londrina e Região pedem investimentos em infraestrutura e maquinário
-
POLÍCIA6 dias ago
PCPR prende 17 pessoas em megaoperação contra o tráfico de drogas no Sudoeste