NOVA AURORA

PARANÁ

Em reunião com Governo, Igreja oferece apoio e doações de kits para ações humanitárias

Publicado em

O Governo do Paraná e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias podem estabelecer parcerias para ações humanitárias nos próximos anos. O assunto foi pauta de uma reunião nesta quarta-feira (21) entre o governador em exercício Darci Piana, a primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, e representantes da igreja, que se colocaram à disposição para ajudar com doação de alimentos e produtos de higiene pessoal e de limpeza, principalmente para vítimas de enchentes e outras catástrofes.

“A ajuda dessa igreja já é grande e com certeza agora vai ser maior ainda. Hoje tivemos aqui um entendimento amplo que vai beneficiar principalmente aqueles que mais precisam. A ideia é atender humanitariamente quem mais precisa com estrutura da igreja, que tem uma grande experiência em ações emergenciais”, disse o governador em exercício.

A primeira-dama, que comanda algumas da principais ações sociais do Estado, agradeceu a disponibilidade da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de ajudar ainda mais o Paraná em grandes ocorrências de emergência. “Essa é uma grande parceria, porque eles nos apoiam realmente em várias situações, principalmente nas emergenciais, em que não dá para esperar, em que é necessário ter um olhar naquele momento. Por isso acreditamos que vamos colher ainda mais frutos dessa parceria”, disse Luciana Saito Massa.

Leia Também:  Crédito de longo prazo do BRDE impulsiona produção leiteira de fazenda de Arapoti

O gerente nacional da Agência Humanitária e de Desenvolvimento Humano da Igreja de Jesus Cristo dos Santos do Últimos Dias, Paulo Araújo, afirmou que em 2023 a entidade executou dez projetos sociais e humanitários no Paraná, todos com doações arrecadadas por fiéis, especialmente nas áreas de saúde e educação.

“Nosso propósito nessa visita ao governador em exercício foi oferecer novas oportunidades de termos mais parcerias e ajudar a população do Estado do Paraná, especialmente as pessoas mais vulneráveis. Queremos entender as necessidades para estudar novos projetos”, afirmou.

Araújo disse que nos últimos dias a igreja encaminhou à Defesa Civil milhares de cestas básicas e kits de higiene pessoal e limpeza para os municípios que vem sofrendo com o impacto das fortes chuvas na região Norte e no Litoral. Ele também citou a doação de computadores para escolas públicas de Londrina, de um aparelho de Raio-X e de poltronas para unidades neonatais de hospitais, entre outras. “São vários projetos que fazemos através de parceria com o Governo do Estado, mas também com municípios e mesmo com ONGs e outras entidades”, explicou.

Leia Também:  Primeira Escola de Educação Especial financiada pelo Estado ultrapassa 60% de execução

GANHANDO O MUNDO – Os membros da igreja também abriram ao governador em exercício a possibilidade de parcerias de intercâmbio para estudantes paranaenses, em moldes similares ao programa Ganhando o Mundo. A sede global da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias fica em Salt Lake City, nos Estados Unidos, onde a igreja mantém uma universidade, além de outras entidades.

O programa Ganhando o Mundo enviou até aqui em 2024 o total de 950 alunos da rede estadual de ensino para quatro países: Canadá, Nova Zelândia, Austrália e Inglaterra. Em agosto será enviado mais um grupo de 50 estudantes aos Estados Unidos, fechando o ano com mil participantes do programa nesse ano.

PRESENÇAS – Participaram da reunião desta quarta-feira o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig; a assessora da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, Geraldine Cartário; e representaram a igreja o presidente da estaca Curitiba Brasil São Lourenço, Bruno Augusto; o diretor de Assuntos Governamentais, Ney Garcia, e o diretor de Assuntos Públicos, Fernando Tenório Cavalcante.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

PlanificaSUS: novo encontro fortalece integração dos profissionais de saúde pública

Published

on

By

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) iniciou nesta terça-feira (8) o 16º Encontro de Formação dos Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná – Saúde Mental na APS. A capacitação segue até quinta-feira (10) e reúne tutores da Atenção Primária à Saúde (APS), da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e representantes da Vigilância em Saúde das 22 Regionais de Saúde.

Com participação estimada de 150 profissionais, o evento tem como objetivo fortalecer a integração entre os diferentes níveis de atenção e qualificando os processos de trabalho nos serviços da APS, CAPS e ambulatorial com ênfase na saúde mental e nas ações de vigilância e atenção nos territórios. Esta edição mobiliza equipes técnicas das áreas de Atenção, Promoção e Vigilância em Saúde da Sesa.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, destacou a importância da iniciativa como parte da política de educação permanente da Sesa.

“Seguimos discutindo a integração entre Atenção e Vigilância em Saúde e o fortalecimento da nossa rede de atenção. A presença conjunta de equipes da atenção e da vigilância reforça nosso compromisso com o avanço do SUS no Paraná. O PlanificaSUS é a metodologia escolhida pelo Governo do Estado para conduzir o processo de educação permanente das nossas equipes em todo o território paranaense”, afirmou.

Leia Também:  UEM abre edital para contratação de dez novos professores temporários de Medicina

A formação dos tutores regionais é um dos pilares da implementação do PlanificaSUS Paraná, metodologia que promove a melhoria contínua da organização dos serviços de saúde por meio da adoção e do fortalecimento de processos e ferramentas de gestão e cuidado. No Paraná, essa formação será replicada nas 22 Regionais por meio de workshops e oficinas, envolvendo profissionais de 1.009 Unidades de Saúde, 34 ambulatórios e 38 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), pactuado a adesão de no mínimo 400 novas UBS neste semestre.

Durante o encontro, estão sendo debatidos temas como segurança do paciente na APS e na AAE, ampliação da cobertura vacinal, integração entre equipes de Atenção e Vigilância em Saúde, combate às arboviroses, saúde do trabalhador, emergências em saúde pública e saúde mental.

PLANIFICASUS – O Paraná é o primeiro estado a expandir a metodologia do PlanificaSUS para 100% do território estadual. As ações são conduzidas pelo Grupo Condutor Estadual, que reúne representantes das diretorias da Sesa, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PR), da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar) e do Conselho Estadual de Saúde (CES/PR).

Leia Também:  Primeira Escola de Educação Especial financiada pelo Estado ultrapassa 60% de execução

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA