NOVA AURORA

PARANÁ

Em Centenário do Sul, mulheres recebem capacitação em hidráulica da Sanepar

Publicado em

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura de Centenário do Sul, no Norte do Estado, promoveram no sábado (24) um curso de aperfeiçoamento e atualização para encanadores voltado para mulheres. Foram repassados conteúdos teóricos e práticos visando a execução de manutenções e reparos nas instalações hidrossanitárias residenciais, tanto de água quanto de esgoto. O evento teve 20 participantes.

“Este curso, além de empoderar estas mulheres, vai ao encontro da questão da sustentabilidade”, afirmou a vice-prefeita Sueli Vechiatto, na abertura do evento. Ela agradeceu a parceria da Sanepar na mobilização de mulheres, muitas delas vulneráveis e arrimos de família. “Com o conhecimento obtido no curso, ela poderá se sentir motivada a fazer pequenos reparos na sua própria residência e também prestar serviços na sua comunidade”.

A diretora da Política das Mulheres no município de Centenário do Sul, Vera Lúcia Cardoso, também destacou a parceira da Sanepar no curso especialmente voltado para o público feminino. Segundo ela, muitas participantes enviaram mensagens agradecendo a oportunidade. Vera cita uma das mensagens recebidas como a que resume o resultado do evento. “Trouxemos para casa a certeza de que somos capazes de reverter este curso em grande aprendizado e também em ações”, afirmou.

Leia Também:  Copel já tem mais de 820 mil medidores inteligentes instalados no Paraná

A necessidade de força física para fazer os serviços e outros fatores vistos como limitantes para a atuação das mulheres foram desmistificados durante o curso. “A intenção é proporcionar conhecimento às mulheres para que elas possam fazer manutenções, sem a dependência de terceiros”, explicou a gestora ambiental da Sanepar e coordenadora da atividade, Andrea Fontes.

O curso ensina como identificar a reparar vazamentos em vasos sanitários e válvulas de descarga, além de torneiras, registros, tubos e conexões. Também aborda a importância da limpeza e conservação adequada da caixa-d’água, além da forma correta da interligação dos imóveis à rede coletora de esgoto, com ênfase à função da caixa de gordura nos imóveis.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Miniauditório do Guaíra recebe a peça de terror Pilar de Fogo, da CIA KÀ de Teatro

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Polícia Militar apreende quase meia tonelada de maconha em operação na PR-317

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA