NOVA AURORA

PARANÁ

Em Brasília, Ratinho Junior apresenta potenciais do Paraná a líderes empresariais

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou os avanços que o Paraná alcançou nos últimos anos em diferentes áreas em um encontro empresários nesta terça-feira (25), em Brasília. Ele foi o palestrante convidado de um encontro do Lide, a maior e mais influente organização de líderes empresariais da América Latina, e falou sobre as políticas públicas implementadas desde 2019 no Estado.

O encontro ocorreu por convite do presidente do Lide Brasília, o ex-governador e ex-senador do Distrito Federal Paulo Octávio, e incluiu um almoço entre o governador e membros do grupo empresarial na residência do economista Fernando Cavalcanti, vice-presidente do NWGroup, com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, da vice-governadora Celina Leão e do senador Omar Aziz.

Na sequência, Ratinho Junior apresentou uma palestra sobre como as políticas públicas estratégicas do Governo do Estado transformaram o Paraná em modelo de crescimento econômico sustentável.

O governador iniciou a apresentação detalhando os indicadores macroeconômicos do Estado, com destaque para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná, que saltou 63% nos últimos seis anos, passando de R$ 440 bilhões em 2018 para R$ 718,9 bilhões em 2024. O desempenho nos anos mais recentes fez com que o Estado ultrapasse o Rio Grande do Sul e se tornasse a 4ª maior economia do Brasil.

“O Paraná historicamente sempre foi um grande produtor e exportador de alimentos, mas desde 2019 passamos a incentivar e investir na industrialização dessa produção agrícola para aumentar o valor agregado e gerar mais empregos e renda na cadeia produtiva”, defendeu Ratinho Junior.

O governador frisou que medidas como essa, aliadas à política de atração de mais investimentos privados, fizeram com que o Paraná alcançou a menor taxa de desemprego da sua história, com uma taxa de apenas 3,3% de desempregados, o que coloca o Estado no chamado nível de pleno emprego – situação econômica em que praticamente todas as pessoas aptas e dispostas a trabalhar conseguem uma ocupação.

Leia Também:  Paraná já entregou 36.081 Carteirinhas do Autista e faz mutirão para aumentar adesão

Acompanhado desta marca, o Paraná também atingiu o recorde no número de pessoas ocupadas, com 6,1 milhões de trabalhadores, e registrou o maior aumento de salário médio entre os estados do Sul e Sudeste. Outros dados, do Caged, também indicam que o Paraná gerou mais vagas de trabalho em relação ao estoque do que estados maiores, como São Paulo e Minas Gerais.

“Hoje, além dessa situação de pleno emprego, o Paraná é o estado que mais tem volume de obras em andamento com recursos públicos, o que alçou o Estado a essa condição de protagonismo no País”, acrescentou o governador. “Além de fazermos a lição de casa, procuramos sempre aprender com o que outros estados têm feito para aplicar no Paraná de forma adequada às realidades locais, e contamos sempre com o apoio da iniciativa privada, que é quem de fato gera emprego e desenvolvimento econômico”, concluiu Ratinho Junior.

LÍDER NACIONAL – Além dos dados econômicos, Ratinho Junior destacou o fato do Estado ter alcançado o 1º lugar do Brasil nas áreas de educação e sustentabilidade. “Desde 2021, o Paraná assumiu a liderança do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) como a melhor educação do Brasil e somos considerados, por quatro anos seguidos, o Estado mais sustentável do Brasil”, declarou Ratinho Junior durante a palestra.

Entre os exemplos de medidas que foram tomadas na área educacional e citadas pelo governador está o programa Educa Juntos, que estabeleceu parcerias com os municípios para a melhoria da aprendizagem e da alfabetização, incluindo a formação continuada de professores, pedagogos e gestores. Ele também disse que mais de 500 mil estudantes paranaenses dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio já utilizam diferentes ferramentas com Inteligência Artificial em sala de aula para facilitar o processo de aprendizagem. 

Leia Também:  Hemepar reforça importância da doação de sangue e convoca doadores

Também fazem parte desse pacote a ampliação de 4 para 312 os colégios que funcionam no modelo cívico-militar – o maior número do Brasil; o programa Mais Merenda, que ampliou e melhorou a qualidade da comida servida aos estudantes; e a inclusão de disciplinas como robótica e programação no currículo escolar, o que também envolveu um grande investimento em aquisição de novos equipamentos e sistemas.

Ao falar sobre sustentabilidade, Ratinho Junior disse que o Paraná conseguiu demonstrar que é possível alias desenvolvimento econômico com o cuidado com o meio ambiente. Neste sentido, ele lembrou que 98% da energia produzida no Estado é oriunda de fontes limpas e renováveis e a criação do programa RenovaPR, focado na transição energética no meio rural por meio de estímulos aos produtores para a adoção de fontes de geração de energia solares, eólicas e da construção de Pequenas Centrais Hidrelétrica (PCHs).

Outro dado recém-divulgado mencionado pelo governador na área de sustentabilidade foi a redução de 95% nos níveis de desmatamento ilegal da Mata Atlântica no Paraná nos últimos quatro anos graças às ações de fiscalização pelos órgãos estaduais.

LIDE – Fundado em 2003, o LIDE conecta organizações e líderes globalmente, fomentando redes que promovem a livre iniciativa, a inovação e o crescimento econômico por meio de eventos, fórums nacionais e internacionais. Com ampla expertise, o grupo é composto por lideranças reconhecidas internacionalmente e funciona como uma entidade multilateral que abrange 34 setores econômicos.

Em maio do ano passado, o governador já havia participado de um evento promovido pelo LIDE com lideranças políticas e empresariais do Brasil e Estados Unidos em Nova York. Nesta quarta-feira (26), Ratinho Junior participará de outro evento do grupo, desta vez um almoço que acontecerá em Recife, capital de Pernambuco.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Fim de ano com carteira assinada: Agências do Trabalhador têm 16,8 mil vagas

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Repasse de ICMS aos municípios paranaenses cresceu 18,5% em setembro

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA