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Em 5 anos e meio, 26,4 mil mulheres colocaram DIU pelo SUS no Paraná

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Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) revelou que nos últimos quatro anos 26,4 mil mulheres tiveram acesso ao planejamento reprodutivo e sexual na assistência ambulatorial garantido com a escolha do Dispositivo Intrauterino TCu 380 (DIU de cobre) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O DIU é um método contraceptivo reversível que apresenta alta eficácia, segurança e boa tolerância, possui longo tempo de atuação, sua inserção é um procedimento simples e tem poucas contraindicações para o uso.

Focando na atenção integral à saúde da mulher e no planejamento familiar, a Linha de Cuidado Materno Infantil do Paraná organiza a oferta deste método nas unidades de saúde, maternidades e ambulatórios. A incorporação do método pelo Ministério da Saúde e atuação de médicos e enfermeiros para inserção do dispositivo resultou no aumento gradativo da procura e no atual número expressivo de mulheres utilizando o DIU. O volume de colocações apresentou alta expressiva a partir de 2021, quando ultrapassou a marca de 5 mil.

O método foi disponibilizado pelo SUS a partir de 2017 – antes só era possível utilizá-lo pagando o dispositivo e a colocação na rede particular. Desde janeiro daquele ano até julho deste ano foram inseridos  30.725 DIUs pelo SUS no Paraná, com recorde em 2023 (6.410).

Elaine Regina Catanio, de 35 anos, residente em Enéas Marques, no Sudoeste do Paraná, passou pelo procedimento de inserção do DIU há cerca de um ano. Ela conta que o processo foi tranquilo e realizado com muito cuidado e efetividade. “Consultei na Unidade de Saúde com a médica do município que atende a saúde da mulher. Fiz o ultrassom e, com o resultado, foi agendado o procedimento. A colocação foi feita na própria unidade, tudo pelo SUS”, diz.

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O DIU de cobre pode ser utilizado sem necessidade de troca por dez anos. Caso a paciente deseje retirar o dispositivo deve procurar um profissional qualificado para que o procedimento seja realizado na Unidade de Saúde.

“Além do DIU, nas unidades de saúde do Paraná podem ser encontrados todos os métodos contraceptivos disponibilizados pelo SUS, como a pílula, a injeção, a camisinha. Também pode ser realizada a consulta ginecológica e decidido em conjunto com a equipe de saúde qual o melhor método para a paciente”, explica a chefe da Divisão de Atenção da Saúde da Mulher da Sesa, Carolina Poliquesi. 

AÇÃO REGIONALIZADA  O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) realiza desde junho atendimento ambulatorial, via call center, para consulta ginecológica e inserção de DIU nas mulheres. O atendimento é para mulheres que tiveram seus bebês no HUOP e queiram fazer o uso do método posteriormente, além daquelas domiciliadas em um dos 25 municípios da 10ª Regional de Saúde.

Os atendimentos são realizados pelos enfermeiros docentes do programa de residência em Enfermagem Obstétrica do HUOP, com recursos da Sesa. A iniciativa surgiu da demanda hospitalar, que atende aproximadamente 350 partos por mês.

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A consulta de enfermagem para a inserção de DIU de cobre ocorre no ambulatório de Saúde das Mulheres toda segunda-feira, geralmente pela manhã. As mulheres que tiverem interesse em fazer a inserção do dispositivo, podem entrar em contato via Call Center (45) 3321-4703 por mensagem de WhatsApp e agendar sua consulta. 

Em Turvo, município pertencente à 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, muitas mulheres também aderiram ao DIU de cobre. Uma parceria da Regional de Saúde com a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Paraná garante atendimento personalizado, com enfermeiras treinadas e aptas para realização do procedimento. Desde o início deste ano 86 mulheres já optaram pelo DIU nessa localidade. 

“Fui super bem atendida, me deram apoio, com três enfermeiras que me acolheram e me tiraram todas dúvidas. Para as mulheres que têm receio ou medo, podem ir tranquilas, é um método que nos garante segurança”, afirma Flávia Grasile, professora em Turvo, que procurou o SUS para esse serviço.

Confira os dados de inserção de DIU ano a ano:

2017 – 2.619

2018 – 1.706

2019 – 3.939

2020 – 2.777

2021 – 4.351

2022 -5.560

2023 – 6.410;

2024 (até julho) – 3.363.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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