NOVA AURORA

PARANÁ

Edital garante maior compra de transmissores da TV Paraná Turismo em 35 anos

Publicado em

A Secretaria de Comunicação do Paraná publicou, nesta terça-feira (17), no Diário Oficial do Estado, o edital para a aquisição de equipamentos e sistemas destinados à ampliação da transmissão digital da TV Paraná Turismo. Com um valor máximo estipulado em R$ 4.4 milhões, o investimento prevê a compra de transmissores, antenas, multiplexadores, encoders e outros sistemas necessários para expandir a cobertura do sinal de alta definição da emissora para oito regiões paranaenses, tornando-se o maior investimento da emissora nos seus 35 anos.

Os novos equipamentos irão fortalecer a presença da TV Paraná Turismo em mais localidades e ampliar o acesso ao conteúdo oferecido pela emissora pública, cujo enfoque está na divulgação de informações sobre o turismo, a cultura, o esporte e os principais acontecimentos no estado, bem como na valorização e promoção do desenvolvimento socioeconômico paranaense. Além da programação jornalística, que cobre os principais acontecimentos no Estado, a emissora transmite programas que exploram a diversidade de paisagens e culturas que compõem o Paraná.

“A aquisição é um marco na modernização da TV Paraná Turismo. Ela vai permitir que a emissora alcance ainda mais lares paranaenses com alta qualidade. O Governo investe para garantir que a população tenha acesso a uma programação que valoriza o turismo, a identidade, a economia e os acontecimentos regionais”, diz o secretário de Comunicação, Cleber Mata.

Entre os itens que serão adquiridos estão um transmissor de 5000 W, dois transmissores de 1000 W, três de 500 W, um de 250 W e outro de 100 W, além de antenas, cabos coaxiais, um multiplexador de alta definição, um encoder HD/SD/OneSeg e uma antena de recepção de satélite com LNB. A compra também inclui diferentes modelos de antenas, com potências que variam entre 500 W e 10 kW, adequadas para a transmissão em várias regiões do estado. No caso dos transmissores, que compõem a maior parte das aquisições previstas, será exigida uma garantia contratual de 36 meses.

Leia Também:  Turbidez alta afeta o abastecimento em bairros de São José dos Pinhais e Piraquara

O edital detalha que o transmissor de 5000 W será instalado em Curitiba. Matinhos, Palotina, Foz do Iguaçu, Londrina, Campo Mourão, Umuarama e Cornélio Procópio, por sua vez, receberão transmissores de diferentes potências. Quando instalados, os aparelhos permitirão que o sinal digital da TV Paraná Turismo alcance aproximadamente 70% da população do Paraná por sinal terrestre.

A licitação para a compra dos equipamentos e sistemas de transmissão tem como prazo para acolhimento, abertura e divulgação das propostas as 9h do dia 27 de setembro de 2024. A sessão de disputa de lances está marcada para iniciar às 10h do mesmo dia. Com a finalização do processo, a expectativa é de que os novos sistemas estejam em operação nos próximos meses, para garantir uma cobertura mais robusta e abrangente para a TV Paraná Turismo e beneficiar espectadores em diversas cidades.

TRANSMISSÃO – Atualmente, a programação pode ser assistida pelos canais 9.1 UHF na tevê aberta de Curitiba e região metropolitana – e futuramente nas novas praças dos transmissores – e canal 509 na Claro/NET. Desde o ano passado a transmissão é feita para todo o Brasil pelo canal 236 da Banda Ku, pelo canal 66 da SKY TVRO e pela frequência 3985 pela Star One D2, além de operadoras de TV a cabo. A programação ao vivo também está disponível no site da TV Paraná Turismo.

Leia Também:  Níveis médio, técnico e superior: PCPR oferta 97 vagas de estágio em 40 municípios

FUTEBOL – A TV Paraná Turismo vem se consolidando como parceira do esporte estadual. Por meio de uma parceria com a Federação Paranaense de Futebol (FPF), a emissora transmitiu pelo segundo ano consecutivo os principais jogos da segunda divisão do Campeonato Parananense de Futebol. O futebol estadual também já havia contado com a cobertura da Primeira Divisão, no início do ano. Atualmente, algumas partidas da Série B do Brasileirão também recebem transmissão da TV Paraná Turismo

DESTAQUES – Além disso, a TV Paraná Turismo se destaca por sua atuação no jornalismo. Recentemente, a emissora foi reconhecida no 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo – Paraná, com três reportagens finalistas. As produções, que incluem conteúdos sobre turismo rural e artesanato, concorrem nas categorias de Jornalismo em Vídeo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Guairão recebe "Natal in Concert" com Anima Musicale Orquestra e Coro

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  PCPR recupera 14 veículos furtados e prende três pessoas em Cascavel

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA