NOVA AURORA

PARANÁ

Disney Magic Run reuniu cerca de seis mil pessoas para corrida e caminhada em Curitiba

Publicado em

O Paraná recebeu neste domingo (4) uma das maiores corridas de rua  do Brasil, a Disney Magic Run. O palco foi Curitiba e teve a participação de cerca de 6 mil pessoas. O evento, que teve o apoio do Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná, atraiu turistas de 148 municípios paranaenses e de 18 estados, com registros de inscrições oriundas de Portugal também. Os turistas representam quase metade do total de inscritos (mais de 43%).

Os percursos de corrida e caminhada aconteceram dentro do campus da Universidade Positivo, com receptivo montado no ViaSoft. Dentro desse espaço, o Viaje Paraná, órgão de promoção do turismo do governo estadual, atraiu centenas de pessoas, durante o fim de semana. 

Mais de 500 pessoas levaram para casa uma lembrança em foto tendo como fundo atrativos turísticos, como Vila Velha (nos Campos Gerais), Cataratas do Iguaçu (em Foz do Iguaçu), o Centro Histórico de Curitiba e a linha de trem que leva turistas da Capital a Morretes, pela Serra do Mar.

Está foi a primeira vez que o Paraná sediou a corrida com os personagens mais famosos do mundo, evento que normalmente acontece em São Paulo. A família paulista de Mauricio Torti, inclusive a cachorrinha de estimação, veio a Curitiba para não perder a tradição de participar do evento e escolheram registrar uma foto com o fundo do Centro Histórico de Curitiba no estande do Viaje Paraná. 

“Já conhecíamos Curitiba, que é uma cidade maravilhosa, mas dessa vez estamos hospedados aqui somente por causa da corrida”, disse Torti.

Leia Também:  Governo do Paraná lamenta profundamente a morte de Maria José Piana, esposa do vice-governador

“Isso mostra que estamos no caminho certo, conseguindo colocar o Estado do Paraná em grandes eventos nacionais e internacionais. Temos o que mostrar e prontos para nos tornar destino turístico em diversos estilos”, destacou o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.

O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, reforçou que a proposta de mostrar grandes atrativos turísticos em forma de registro fotográfico deixou nos participantes da corrida de rua aquele desejo de voltar ao Estado. 

“Ao levar uma fotografia com o fundo das Cataratas do Iguaçu, do passeio de trem ou do parque Vila Velha e Curitiba desperta a vontade de quero mais e de vir novamente ao Paraná para visitar de perto essas paisagens maravilhosas, com serviços bem prestados ao turista”, destacou.

TURISTAS – Moradora de São Paulo, Amanda Ward aproveitou o fim de semana da corrida para conhecer pontos turísticos de Curitiba. “Conhecemos o Jardim Botânico, lugar fantástico, limpo e que não cobra entrada. Conhecemos também o Parque Tanguá e a Ópera de Arame e ficamos encantados com tudo”, afirmou.

Também paulista, mas moradora de Curitiba há muitos anos, Giane Tâmara, destaca o bom momento em que o Estado vive com o turismo. “Nós temos Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, a nossa Capital, todos com muitos atrativos fantásticos para se visitar. O Paraná está se tornando mesmo um destino do turismo no Brasil”, disse.

ESPORTE E SAÚDE – Com corrida e caminhada, o Disney Magic Run é a união do esporte e saúde com o turismo e o entretenimento. Os participantes são animados durante todos os percursos pelos personagens mais famosos do mundo.

Leia Também:  Governo garante conservação de estradas rurais na RMC e Vale do Ribeira por mais dois anos

Amante da corrida, o curitibano Michel Schelbauer conta que teve a oportunidade de participar de uma Disney Magic Run pela primeira vez porque ela aconteceu na capital paranaense. 

“É um evento mágico mesmo, porque enquanto eu corria, a família aproveitava de outra forma. Outra coisa legal é que enquanto eu corria, já conheci uma pessoa que não é daqui, ficamos amigos, trocamos contato, muito legal isso”, disse.

“A Disney é algo muito distante para muitos e esses personagens estarem aqui, do nosso ladinho, é até uma obrigação nossa prestigiar esse evento que acontece pela primeira vez no sul do país”, lembrou o morador de Paranaguá, Gustavo Araújo. 

A corrida teve início com a largada de participantes na categoria “PCD” (pessoas com deficiência). O aquecimento começou às 6h30, com a largada às 7h. 

Os que caminharam se aqueceram às 7h e partiram às 7h30. O trajeto foi dentro do campus da Universidade e nas ruas próximas. No percurso de 5 km, a idade mínima foi de 15 anos, completados em 2024. Para a caminhada, foram aceitas inscrições a partir de 2 anos, completos em 2024.

A Disney Magic Run Curitiba contou com a apresentação da Caixa Econômica Federal, patrocínio da Universidade Positivo e Arlequim, e apoio do Colégio Positivo, ParkShoppingBarigüi, Vitao Alimentos, Viaje Paraná e Grupo RIC. A realização do evento é da AirPromo e da Global Vita Sports.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Postos esportivos do Estado no Litoral terão futmesa, beach tennis e intensa programação

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Governo do Paraná lamenta profundamente a morte de Maria José Piana, esposa do vice-governador

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA