PARANÁ
Diálogo e troca de experiências fortalecem gestão compartilhada de resíduos sólidos
Publicado em
9 de novembro de 2023por
Itajuba TadeuO diálogo e a troca de experiências sobre gestão de resíduos sólidos foram ponto alto da 17ª reunião ordinária do Grupo R-20, nesta quarta-feira (8), em Curitiba. O Grupo é um órgão consultivo para a gestão compartilhada de resíduos sólidos pelos municípios que reúne representantes das 399 cidades do Estado e Consórcios Intermunicipais de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos de 20 regiões do Paraná.
Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), em parceria com a Escola de Gestão do Paraná, o evento teve como objetivo fortalecer o relacionamento entre os integrantes do R-20. Participaram prefeitos e representantes de 130 municípios.
Na abertura, o vice-governador Darci Piana destacou a importância do diálogo do Estado com os municípios para o tratamento do resíduos sólidos. “Tenho certeza que o G-20 vai ajudar a resolver a questão dos resíduos sólidos, e ajudar a conscientizar a população para que cuide onde joga seu lixo, é preciso falar com a população e sobretudo com as crianças para que elas se conscientizem”, afirmou.
O secretário do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, enfatizou a organização do R-20, que está prevista no Plano Estadual de Resíduos Sólidos. “O Paraná está dividido hoje em 20 regiões para que possamos, de forma ordenada e bem distribuída, fazer a coleta dos resíduos e começar a gerar recursos”, disse ele. “Os próprios municípios vão encontrar a melhor solução para sua realidade, a partir das novas tecnologias e das trocas de experiência trazidas neste encontro. Estamos organizando essa cadeia dos resíduos sólidos para que possamos gerar mais riqueza, e não enterrar mais dinheiro”, apontou.
Walquiria Menna Brusamolin, bióloga da Coordenação de Saneamento Ambiental e Economia Circular da Sedest, apresentou um histórico do R-20, que começou a ser gestado em 1999, com a Política Estadual de Resíduos Sólidos, a partir da Lei Estadual 12.493/1999. Depois, em 2008, foram elencadas 22 cidades-pólos, que então eram responsáveis, somadas, por 90% da geração de resíduos sólidos urbanos. Em 2013 foi fundado o R-20, por meio do Decreto Estadual nº 8656/2013.
Alexandre Gaio, promotor de Justiça, presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), discorreu sobre as Operações Percola I, II, e III e as ações do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo.
Ele explicou que o Ministério Público tem recomendado que o R-20 tenha o maior número possível de adesões de municípios e que eles, de fato, participem das discussões e das decisões a serem tomadas sobre resíduos sólidos urbanos.
O promotor de Justiça também destacou a orientação que o órgão tem repassado aos municípios. “Estamos também emitindo notas técnicas orientativas para as promotorias de justiça, mas que também servem de base e suporte para que os prefeitos possam se estruturar e executar de modo mais adequado os seus planejamentos de gestão integrada de resíduos sólidos urbanos”, disse ele.
NOVAS TECNOLOGIAS – No encontro, foi enfatizado que trocas de experiência entre os municípios são essenciais para que não seja necessário “reinventar a roda” e que soluções criativas possam ser encontradas. Os representantes dos municípios apresentaram soluções inovadoras que estão implementando.
É o caso de Marilândia do Sul, no Norte do Estado. O secretário do Desenvolvimento Econômico, Laudemir Peres, contou que o município desenvolveu um projeto-piloto com aplicativo, pelo qual o cidadão indica sua residência que contém o material reciclável a ser coletado e contabiliza pontos que podem ser deduzidos do IPTU municipal.
O projeto, segundo o secretário, tem potencial para agregar também outras funcionalidades. “Nesta etapa piloto testamos o aplicativo com o IPTU, mas há potencial para agregar outros benefícios e inserir coleta de outros materiais. Desde janeiro de 2023, já contabilizamos a coleta de 9 mil kg por meio do aplicativo”.
ELEIÇÃO – Na reunião também foi eleita a comissão executiva do grupo R-20, que atuará pelos próximos dois anos, com a seguinte composição: 1º Secretário – Marcos José Chaves, de Marechal Cândido Rondon; 2º Secretário – Mariza Pissinati, de Londrina; 3º Secretário – Mônica Fambom, de Itambaracá.
A partir desta reunião, o intuito é que as agendas do G-20 sejam retomadas com mais frequência, a fim de que o Paraná possa preparar ações estruturantes e que efetivem uma economia verdadeiramente circular.
“A cadeia de resíduos envolve o consumidor, o produtor, quem distribui, quem faz a destinação final. Por isso ela exige ações estruturantes com diversos entes do estado”, Gabriel Schuhli, diretor de Economia Sustentável da Sedest. “O intuito é criar uma política de economia circular para o Estado. Não só resolver problemas pontuais, que têm impacto pequeno, mas ações estruturantes que vão dar seus frutos ao longo de muitos anos”, afirma.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Bons Olhos Paraná: Estado inicia exames oftalmológicos para crianças e adolescentes
Published
2 horas agoon
7 de abril de 2025By

As ações do programa Bons Olhos Paraná, que vai realizar 67 mil consultas e exames oftalmológicos em estudantes das redes estadual e municipal de ensino em 93 municípios paranaenses, já começaram. Crianças e adolescentes dos municípios de Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, e Antonina, no Litoral, já estão sendo atendidas desde a manhã desta segunda-feira (07).
Em Antonina, os atendimentos acontecem até quarta-feira (09), na Escola Estadual Maria Arminda (Avenida Thiago Peixoto, 1419). Já em Itaperuçu, a ação ocorre até a próxima segunda-feira (15) no Cenáculo da Paróquia São Pedro Apóstolo Itaperuçu (Avenida Crispim Furquin Siqueira, 1284). Os exames serão realizados até julho deste ano no restante das cidades escolhidas para participar do programa.
Na primeira fase do atendimento, os estudantes passam por um credenciamento e uma triagem. Após a avaliação inicial, aqueles que apresentarem problemas na visão serão atendidos em consultórios especializados instalados em uma carreta e um ônibus que vão percorrer o Paraná.
Entre os exames estão testes ortópticos, de retinografia colorida binocular, de biomicroscopia de fundo de olho e de mapeamento de retina. Posteriormente, alunos diagnosticados com problemas oftalmológicos receberão, de forma gratuita, óculos de grau com lentes antirreflexo e armações de acetato. Eles poderão escolher entre uma série de modelos e cores de armações disponíveis.
OPORTUNIDADE – Para Juliana Maiara de Souza, mãe do estudante Bernardo de Souza, de 10 anos, o Programa Bons Olhos representa grande oportunidade. “Estes exames são inéditos, principalmente em nosso município. Existem muitas crianças que têm dificuldade de enxergar, por isso esta ação é sensacional. Meu filho é autista, estudou em uma escola especial, mas nunca teve essa oportunidade. Para ele está sendo uma novidade”, disse.
A iniciativa do Governo do Estado vai investir cerca de R$ 5,5 milhões. Além dos exames, serão distribuídos gratuitamente mais de 10 mil óculos em todo o Paraná. A coordenação do programa é da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (Sedef). Além do aspecto voltado ao aprendizado, programa servirá para prevenção da cegueira infantil e baixa visão.
“É um serviço completo. Em cerca de 20 dias após o exame, o estudante terá os óculos. Além disso, se durante os exames forem identificadas anomalias ou outras doenças que precisem de um atendimento complementar, elas serão encaminhadas para a rede estadual de saúde para continuar o tratamento”, explicou o secretário da pasta, Rogério Carboni.
A secretária de Assistência Social de Itaperuçu, Thaise Miranda, lembrou que muitas crianças do município aguardavam a oportunidade de passar por exames oftalmológicos. “Para nós é uma satisfação muito grande ser o primeiro município a receber o programa Bons Olhos. Temos uma grande quantidade de crianças que estavam na fila de espera para consultas. Com este programa, muitas delas poderão receber seus óculos”, afirmou.
SELEÇÃO – Os municípios que receberão a primeira etapa do programa foram selecionados a partir de indicadores sociais que caracterizam regiões e locais com maiores índices de vulnerabilidade. Entre eles, estão o Índice Ipardes de Desempenho Municipal Dimensão de Renda (IPDMRenda) e o Índice de Vulnerabilidade das Famílias Paranaenses. Também foram incluídos os municípios integrantes do programa Rota do Progresso, por serem aqueles com menor renda média comparada às demais localidades do Estado.
Serviço:
Programa Bons Olhos Paraná
Antonina
Data: 07 a 09 de abril
Local: Escola Estadual Maria Arminda
Endereço: Avenida Thiago Peixoto, 1.419
Horários: 07h30 às 11h30 e 13h30h às 17h30
Itaperuçu
Data: 07 a 15 de abril
Local: Cenáculo da Paróquia São Pedro Apóstolo Itaperuçu
Endereço: Avenida Crispim Furquin Siqueira, 1284
Horários: 07h30 às 11h30 e 13h30h às 17h30
Fonte: Governo PR

Obrigatoriedade de acostamento em rodovias do Paraná avança na Assembleia

Deputado Goura (PDT) destaca a aprovação do PL da concessão da Pedreira do Atuba como parque multiuso

Bancada Feminina recebe projeto que cria 1º Câmara do TJPR especializada em violência doméstica e familiar

Bruna Griphao exibe shape trincado em ensaio na praia: ‘É sempre mágico’

Bons Olhos Paraná: Estado inicia exames oftalmológicos para crianças e adolescentes
PARANÁ


Via Rural Smart Farm reúne 19 mil pessoas no primeiro fim de semana da ExpoLondrina
O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) reuniu cerca de 19 mil pessoas na Via Rural Smart Farm nos três primeiros...


Bons Olhos Paraná: Estado inicia exames oftalmológicos para crianças e adolescentes
As ações do programa Bons Olhos Paraná, que vai realizar 67 mil consultas e exames oftalmológicos em estudantes das redes...


Municípios já podem aderir a incentivo de R$ 159 milhões para crianças e adolescentes
Os municípios Paraná já podem formalizar a adesão ao incentivo financeiro do Governo do Estado que destina R$ 159 milhões...
POLÍCIA


PCPR prende homem em flagrante por violência contra mulher em Curitiba
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 50 anos, por violência contra mulher no contexto...


PCPR prende homem em flagrante por maus-tratos a animais na Capital
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem pela prática do crime de maus-tratos aos animais e...


PCPR prende homem suspeito de homicídio ocorrido em Ponta Grossa
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 38 anos, suspeito do homicídio que vitimou Leandro de...
ENTRETENIMENTO


Bruna Griphao exibe shape trincado em ensaio na praia: ‘É sempre mágico’
Bruna Griphao, de 26 anos, compartilhou em suas redes sociais, nesta segunda-feira (7), um álbum de fotos de sua viagem...


Ana Clara Winter faz topless em ensaio fotográfico ousado: ‘Abraça te inteira’
Ana Clara Winter, fez topless para um ensaio fotográfico . Nas imagens, assinadas pela fotógrafa Julia Neves, a atriz aparece...


De topless, Alinne Moraes impressiona com ensaio sensual na web: ‘Obra de arte’
Alinne Moraes, de 42 anos, impressionou seus internautas, no último domingo (6), ao compartilhar em suas redes sociais um ensaio...
ESPORTES


Santos empata em 2 a 2 com Bahia e sofre vaias na Vila Belmiro
O Santos segue sem vitória no Campeonato Brasileiro após empatar em 2 a 2 com o Bahia neste domingo, na...


Cuiabá estreia na Série B com vitória de 1 a 0 sobre Volta Redonda
O Cuiabá estreou sua participação na Série B do Campeonato Brasileiro com uma vitória por 1 a 0 diante do...


Flamengo vence o Vitória no Barradão pela segunda rodada do Brasileirão
Neste domingo, o Flamengo saiu vitorioso ao vencer o Vitória por 2 a 1, em partida válida pela segunda rodada...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR5 dias ago
“Governo do Paraná libera dados sensíveis à fundação contratada sem licitação”, alerta líder da Oposição
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Questão indígena merece tratamento prioritário diz deputado Goura (PDT) em seminário na OAB-PR
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Deputado Cobra Repórter (PSD) apresenta projeto para reforçar segurança e qualidade do transporte escolar no Paraná
-
PARANÁ3 dias ago
Ratinho Junior autoriza promoções e progressões para 51 mil servidores estaduais