16 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Delegacia de homicídios complexos tem aumento de 118% nas prisões em Curitiba

    Publicado em

    A Polícia Civil do Paraná (PCPR) registrou, em 2024, um aumento de 118% no número de prisões realizadas pela Delegacia de Homicídios de Maior Complexidade (DHMC) em comparação ao ano anterior, quando foram contabilizadas 81 prisões. Ao todo, foram 177 prisões, sendo 26 delas de foragidos da Justiça por crimes contra a vida. A DHMC é responsável por investigar homicídios complexos ocorridos antes de 2020 e tem direcionado esforços para localizar foragidos com mandados por crimes antigos. 

    Além disso, a unidade concluiu 337 investigações, o que representa um aumento de 17% em relação a 2023. De acordo com o delegado Thiago Filgueiras, responsável pela DHMC, esses resultados foram alcançados graças ao planejamento estratégico e investimentos em segurança pública, que proporcionaram melhorias estruturais, aquisição de novos equipamentos e ampliação do efetivo.

    Entre as prisões realizadas, destacam-se três casos.

    Em maio, foi preso um homem, de 55 anos, condenado por homicídio ocorrido em 1997. O mandado foi expedido em 2012, após sentença de 12 anos, nove meses e 10 dias em regime fechado.

    Leia Também:  Dia D da vacina contra a gripe mobiliza 10 mil profissionais da saúde no Paraná

    Ainda em maio, no bairro Capão Raso, na Capital, foi preso um homem, de 67 anos, condenado por um feminicídio ocorrido em 2013, em Florianópolis. A sentença de 32 anos e oito meses transitou em julgado em 2020.

    Em julho, foi cumprido o mandado de um homem condenado por homicídio ocorrido em 2003 na zona rural de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. A sentença de 15 anos foi determinada em 2017, mas o condenado estava foragido.

    O delegado destacou que o tempo não deve ser um fator favorável à impunidade, reforçando a importância de localizar e prender condenados. “A não existência de condenados impunes é o esperado em um sistema que consiga proteger os direitos do réu, da vítima e da sociedade”.

    A PCPR segue com ações para garantir que crimes antigos não permaneçam sem resposta e que condenados sejam responsabilizados conforme a lei.

    Leia Também:  Ferry boat de Guaratuba opera normalmente após troca de ponte flutuante

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:

    Advertisement

    PARANÁ

    Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

    Published

    on

    By

    A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

    Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

    Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

    Leia Também:  Ferry boat de Guaratuba opera normalmente após troca de ponte flutuante

    “O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

    SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

    O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

    Leia Também:  100 anos de Poty, reta final do Festival de Curitiba e museus interativos estão na agenda cultural

    “Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

    A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

    As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA