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Curso Pré-Vestibular da UEL está com inscrições abertas para novos alunos

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O Curso Especial Pré-Vestibular da Universidade Estadual de Londrina (CEPV) abriu nesta quarta-feira (8) as inscrições para novos alunos, ofertando 450 vagas, sendo 250 para o período noturno e 200 para o vespertino, sem custo para os estudantes. As inscrições são realizadas em duas etapas exclusivamente por meio do site do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec)

Na primeira etapa, até o dia 28 de janeiro, as inscrições são destinadas aos candidatos oriundos de famílias de baixa renda que possuem o Número de Identificação Social (NIS) ativo no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal. O número de identificação é registrado pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). 

Para quem não possui o NIS/CadÚnico, as inscrições poderão ser feitas entre os dias 4 e 19 de fevereiro. Neste caso, o processo conduzido pelo Sebec é classificatório e consiste em uma análise socioeconômica, exigindo a apresentação de documentos específicos. Podem participar candidatos que tiveram as inscrições indeferidas na primeira etapa.  

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Todas as informações referentes ao processo de inscrição, calendário e ano letivo foram definidas pelo Sebec e pela Pró-Reitoria de Extensão Cultura e Sociedade (Proex), em parceria com a coordenação do CEPV, e estão disponíveis no edital conjunto nº 001/2024. O início das aulas será no dia 14 de abril.  

O CEPV é um curso preparatório pré-vestibular vinculado à UEL. Desde 1996, o cursinho tem o intuito de proporcionar a alunos do ensino público a oportunidade de ingressar em uma universidade. A equipe de professores é constituída por estudantes da universidade. Além de atender a comunidade através de aulas preparatórias para o vestibular, o CEPV também desempenha o papel de laboratório docente, disponibilizando formação profissional para os alunos de graduação da UEL.

Fonte: Governo PR

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Com avanços na estrutura, Ponte de Guaratuba alcança 35,3% de execução

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As obras da Ponte Guaratuba, no Litoral do Paraná, atingiram 35,3% de execução. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (09). O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, esteve no canteiro de obras junto a engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) para vistoriar os trabalhos. O índice refere-se à medição mais recente, de dezembro.

“Nós viemos no canteiro de obras para que vocês possam acompanhar a grandiosidade desta obra, que tem mais de 1 km de extensão de ponte e 3 km de obra. É uma solução definitiva que a gente vai trazer para essa travessia”, destaca o secretário.

“A gente espera que a próxima temporada seja a última temporada do ferry-boat. Nós estamos um passo à frente do cronograma e vamos entregar a obra em abril de 2026”, disse Sandro Alex.

O diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, também acompanhou a última medição do ano de 2024 e diz que a célere execução representa um marco para o Estado do Paraná.

“Nós estamos com cronograma em dia e temos um compromisso contratual, e essa obra deve finalizar em abril de 2026. Lembrando que a obra não é somente a obra da ponte. Tem toda uma preocupação ambiental e ainda fazemos a construção com a operação no ferry-boat. Nós chegarmos hoje com o cronograma em dia, é uma vitória”, enfatiza Furiatti.

Segundo a engenheira do DER/PR Larissa Vieira, o avanço da obra mostra o comprometimento de toda a equipe e o investimento do Governo do Estado, que não mede esforços para fazer dessa uma das maiores obras do Paraná.

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“Finalizamos 2024 com as obras dentro do nosso cronograma de forma satisfatória. Todas as etapas são realizadas com o rigor da segurança, eficiência e qualidade. Tudo isso é para entregar à população uma das maiores obras já executadas pelo Estado e tão aguardada no Litoral”, enfatiza a engenheira.

PROGRESSOS – No mês de dezembro, os trabalhos de infraestrutura prosseguiram na execução das estacas do trecho pré-moldado e estaiado, envolvendo atividades de cravação, escavação e concretagem, fabricação das vigas longarinas pré-moldadas e execução das travessas do trecho pré-moldado.

Houve também a continuidade da concretagem dos blocos do trecho estaiado e o lançamento das vigas longarinas.

INFRAESTRUTURA – Para a infraestrutura da ponte, até o momento, foram 34 estacas concretadas, sendo 16 do trecho estaiado e 18 do trecho pré-moldado. Ao total, são previstas 64 estacas, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado.

Na mesoestrutura, na execução das travessas que receberão as vigas longarinas, são 6 travessas finalizadas. Já na superestrutura, aconteceu a continuidade da fabricação das vigas longarinas pré-moldadas, chegando ao final do mês com o acumulado de 52 estruturas fabricadas.

Ao final do mês de dezembro chegou-se também ao acumulado de 15 vigas longarinas lançadas nas travessas.

ACESSO LADO GUARATUBA – Acontece a execução das obras de contenção no Morro de Caieiras por meio de uma técnica conhecida como solo grampeado.

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A Avenida Antônio dos Santos Miranda, que liga o centro da cidade ao acesso ao ferry-boat, segue em sentido único com duas faixas de trânsito, sendo uma no sentido Caieiras e uma sentido ferry-boat.

ACESSO LADO MATINHOS – Do lado de Matinhos, as equipes já realizaram a retirada da vegetação e o manejo da fauna local, além da remoção das camadas superficiais do solo e de materiais orgânicos.

Atualmente, o tráfego na região opera com duas faixas: uma no sentido ferry-boat/Cabaraquara e outra no sentido Matinhos.

Quem sai do ferry-boat em direção ao centro de Guaratuba, deve acessar a Avenida Marechal Hermes, que tem o trânsito em duas faixas.

PONTE DE GUARATUBA – A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.

O Governo do Estado está investindo R$ 386,9 milhões para a construção da estrutura, que tem previsão de entrega para abril de 2026.

Os dados do relatório de acompanhamento da obra, referente ao mês de dezembro de 2024, mostram que o contrato está com um avanço de 35,3% em relação ao cronograma físico-financeiro, o que representa um investimento de R$ 12.613.059,88 a preços iniciais.

A obra é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).

Fonte: Governo PR

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