NOVA AURORA

PARANÁ

Curitiba entra na lista e Paraná terá 218 municípios na vacinação contra dengue

Publicado em

Com o objetivo de aumentar a cobertura da imunização contra a dengue no Paraná, mais um município receberá as doses destinadas aos adolescentes de 10 a 14 anos: Curitiba. Com isso, o Estado chega a 218 contemplados para a vacinação, que é dedicada a adolescentes dos 10 aos 14 anos.

O Ministério da Saúde anunciou nesta semana novas ações de enfrentamento à dengue, em apoio aos estados e municípios mais críticos, com foco em 80 cidades prioritárias em todo o Brasil. A Capital do Paraná entrou nessa fase. Uma dessas ações é a garantia do abastecimento da vacina contra a doença.

Querência do Norte, Loanda e Santa Cruz de Monte Castelo, três municípios pertencentes à 14ª Regional de Saúde, também estão na lista, no entanto, por iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Eles já estavam recebendo doses remanejadas de outras localidades, por conta da incidência de casos. A partir de agora as vacinas serão direcionadas especificamente a essas localidades pelo Ministério da Saúde.

Leia Também:  Mascote Sane e Estação Sanepar estão disponíveis em novo endereço em Matinhos

A chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa, Virgínia Dobkowski Franco dos Santos, explica que, com Curitiba, são 218 municípios selecionados para receber a vacina, sendo 149 eleitos pelo Ministério da Saúde, com doses direcionadas, e 69 com o remanejamento de doses. “Esses municípios que recebem a vacina, mas não foram elencados pelo governo federal, foram acordados com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems). Levamos em conta a incidência nos últimos 10 anos”, disse.

Em resumo, neste momento as vacinas estão disponíveis em 217 municípios para adolescentes dos 10 aos 14 anos, que podem se proteger contra a dengue. As cidades são pertencentes às regionais de Paranaguá (1ª RS), Foz do Iguaçu (9ª RS), Cascavel (10ª RS), Campo Mourão (11ª RS) Umuarama (12ª RS), Paranavaí (14ª RS), Maringá (15ª RS), Apucarana (16ª RS), Londrina (17ª RS), Toledo (20ª RS) e Ivaiporã (22ª RS). A lista completa pode ser consultada AQUI.

Leia Também:  Chegada do terceiro ferry boat no Litoral foi adiada para semana que vem

Para Curitiba, a Sesa ainda aguarda a nota técnica referente ao quantitativo e data de envio desta nova remessa para a distribuição ao município.  

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Estado registra 159.253 doses aplicadas, o que corresponde a 75,2% das doses recebidas pelo Paraná, 211.705, até agora.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  ICMS Ecológico por Biodiversidade: municípios têm uma semana para regularizar cadastro

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Desconto de 6% no IPVA para veículos com final de placa 5 e 6 termina nesta sexta-feira

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA